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A Força Aérea Brasileira (FAB) participou, na última quarta-feira (18/10), da palestra "O Programa Espacial Brasileiro e os caminhos críticos para o seu sucesso", realizada na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Brasília (DF). O palestrante foi o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, que falou sobre a importância do tema no futuro do Brasil.

“O que buscamos transmitir foi apresentar o Programa Espacial como um todo: caminhos críticos, problemas enfrentados para atingirmos todos os objetivos desde o início do Programa, em 1961, e os caminhos que entendemos que temos de seguir para resolver esses óbices. O que é interessante é que esses problemas não são apenas tecnológicos - embora também sejam. Em termos de tecnologia, é sempre uma questão de aplicar recursos para que eles sejam superados. O maior problema que nós temos hoje - o que deixamos muito claro para essa plateia, que são formadores de opinião - é uma questão de gestão descentralizada. A ideia é corrigir esta falha e sanar os demais problemas em busca de nossos objetivos”, explicou o Tenente-Brigadeiro Amaral.

À frente do DCTA desde janeiro deste ano, o Tenente-Brigadeiro Amaral acumula aproximadamente 3 mil horas de voo e já ocupou cargos como o de presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC); comandante da Academia da Força Aérea (AFA); e vice-diretor do Departamento de Ensino da Aeronáutica. Durante o evento, ele abordou os principais fatos históricos do Brasil no âmbito aeroespacial, desde os primeiros passos, na década de 1960, até os dias atuais. Além disso, os principais desafios da área e possíveis soluções a serem implantadas no futuro também foram tema de debate.

O estudante de engenharia aeroespacial da Universidade de Brasília (UnB), Daniel Sampaio Santos Moreira, esteve presente na palestra e elogiou o conteúdo abordado. “Foi muito amplo, abarcou tanto a questão não técnica, as questões da governança, do que foi aprendido com todos os anos de gestão do governo, como a parte técnica: alguns desafios tecnológicos que nós, como estudantes, devemos desenvolver nos próximos anos para embarcar na indústria aeroespacial”, afirmou.

Pela Estratégia Nacional de Defesa, a Força Aérea Brasileira é responsável por capitanear, no âmbito do Ministério da Defesa, ações e projetos para o desenvolvimento da área espacial no País. O diretor da FGV Management dos núcleos Brasília, Rio e São Paulo, Paulo Mattos de Lemos, comentou a importância da interação da FAB com a comunidade civil.

“Esse ciclo de palestras é muito importante porque ela traz muita informação que é necessário ser divulgado. Hoje nós tivemos uma informação muito grande sobre o programa espacial brasileiro, coisa que nós não conhecemos. É muito importante para a gente perceber a competência com que isso está sendo tratado, e isso nos dá um alento de crescimento no Brasil”, disse o diretor.

Veja a matéria em vídeo do evento.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada em São José dos Campos (SP), está com inscrições abertas para o Concurso Público de Provas e Títulos que vai selecionar profissionais para o cargo efetivo de Professor em diversas áreas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 deste mês. Ao total, são 60 vagas.

O concurso será realizado em três etapas: prova escrita associada à formação geral e específica; prova de títulos e uma prova didática, que consistirá em uma aula teórica ministrada em nível de graduação.

A remuneração inicial será de acordo com a Tabela de Remuneração dos Servidores Públicos Federais, Carreira de Magistério Superior, Dedicação Exclusiva, para o cargo de Professor Adjunto A, composta pelo Vencimento Básico de R$ 4.455,22 e da Retribuição por Titulação de R$ 5.130,45 (título de doutor), e para o cargo de Professor Assistente A, composta pelo Vencimento Básico de R$ 4.455,22 e da Retribuição por Titulação de R$ 2.172,21 (título de mestre). Os valores estão em conformidade com as tabelas constantes na Lei nº 13.325, de 29 de julho de 2016, além das previstas na legislação.

ITA

O ITA é uma escola de engenharia vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e desenvolve atividades com diversas empresas do setor e instituições de pesquisa de ponta. "Por meio de diversas cooperações nacionais e internacionais, procuramos professores interessados em trabalhar com alunos brilhantes, com foco em projetos estratégicos que farão diferença no desenvolvimento nacional. Tornar-se professor do ITA representa a oportunidade de se tornar protagonista da renovação do ensino de engenharia no Brasil", ressalta o reitor do ITA, professor Anderson Ribeiro Correia.

Confira aqui o edital.

Publicado em: 04/10/2017

Fonte: ITA/DCTA

Com o objetivo de atualizar os gráficos de desempenho em subida da aeronave C-95 na configuração de decolagem e aprimorar seu manual de voo, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) ativou a Operação Bandeirante.

Sob a coordenação geral do Major Aviador Clóvis Martins de Souza, a Operação que foi dividida em três fases iniciadas em fevereiro deste ano, com voos nas áreas de ensaio de São José dos Campos e no litoral sudeste, contou com o apoio de aeronave cedida pelo 1º/ 5º GAv, Natal, e na fase final com uma aeronave do 1º ETA de Belém.

“Essa campanha cobrirá uma lacuna aberta há muitos anos na operação do C-95. O manual do Bandeirante não deixa claro quais são as velocidades de melhor subida na configuração de decolagem, e não possui um gráfico de gradiente de subida nessa condição. Ao conseguir tais dados, certamente teremos um incremento da segurança na operação da aeronave”, afirma o Major.

A fase final foi iniciada em Agosto com previsão de término até a primeira quinzena de Setembro com voos sendo realizados diariamente. Assim que forem finalizados, será gerado o Relatório de Ensaio com todos os dados obtidos, que serão encaminhados ao Comando de Preparo (COMPREP) para análise e as providências que julgar cabíveis, visando à melhora da operação, que impactará em toda frota de C-95 da Força Aérea Brasileira (FAB).

Entenda a Operação Bandeirante

Em 31 de março de 2016, o 1º/5º GAv, sediado em Natal, emitiu um Relatório versando sobre a modernização das aeronaves C-95, no qual questionava as configurações de decolagem autorizadas pelo fabricante devido à ausência de algumas cartas de desempenho nos Manuais de Voo da aeronave.

Em resposta a este relatório, o Instituto de Pesquisa e Ensaio em Voo (IPEV) emitiu um Parecer Técnico, no qual recomendava a execução de ensaios em voo para a determinação do desempenho em subida da aeronave C-95, nos modelos C-95AM e C-95BM, para determinadas configurações da aeronave e em condição bimotor e monomotor, bem como liberação da configuração de decolagem não prevista no manual de voo.

Diante dos esclarecimentos descritos no referido Parecer Técnico, o então Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) – atual COMPREP - solicitou ao DCTA a execução de uma Campanha de Ensaios com a aeronave C-95, com objetivo de determinar tais dados de desempenho da aeronave.
    
Um marco na história da aviação Brasileira

O primeiro avião brasileiro, o YC-95 Bandeirante é um dos mais marcantes para a história da aeronáutica brasileira. O primeiro voo aconteceu no dia 28 de outubro de 1968 após 110 mil horas de trabalho que contou com cerca de 300 pessoas ao longo de três anos e quatro meses. No ano seguinte, a Embraer seria criada para fabricar a aeronave em série.

O primeiro cliente seria a Força Aérea Brasileira (FAB) com a aquisição de 80 unidades. Nos anos seguintes, a Força Aérea do Uruguai tornou-se o primeiro cliente no exterior. A Embraer produziria um total de 498 unidades, em 16 versões diferentes. Foi o começo do sucesso da indústria aeroespacial brasileira.

Publicado em: 31/08/2017

Fonte: Ten Larissa/DCTA - Fotos: Sgt Wandeclayt

 

Na última semana de agosto, a Seção de Subsistência (Rancho) do Grupamento de Apoio de São José dos Campos realizou a 3ª Semana de Nutrição. Em parceria com a Divisão de Saúde, foi realizada uma campanha nos refeitórios dos Praças, Graduados, Alunos e Oficiais, durante o horário de almoço.

A equipe de Nutrição montou uma exposição de alimentos industrializados ultraprocessados com as suas respectivas quantidades de sódio e açúcar, e realizaram orientação nutricional. Os profissionais de enfermagem da DS realizaram a aferição de glicemia e pressão arterial, além de avaliação antropométrica.

Os avaliados receberam um folheto com os resultados das avaliações. O objetivo deste trabalho foi identificar casos de síndrome metabólica, diabetes e hipertensão arterial, para que diagnósticos precoces possam ser tratados efetivamente.

Como parte das comemorações da Semana de Nutrição, no dia 30, foi realizado um almoço no H13, que reuniu cerca de 40 nutricionistas que atuam na região do Vale do Paraíba. O Chefe do GAP-SJ Coronel Intendente Marcelo Antenuzzi de Almeida recepcionou as convidadas e ressaltou a importância da atuação do profissional de nutrição nos serviços de alimentação e da complexidade da gestão da Seção de Subsistência.

Publicado em: 13/09/2017

Fonte: GAP-SJ/DCTA

Cerca de 15 mil pessoas prestigiaram o tradicional “Portões Abertos do DCTA”, realizado no sábado (19/08), nas dependências do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. O evento contou com diversas atrações ao longo do dia, dentre exposições estáticas de aeronaves com destaque para o KC 390, o maior avião produzido pela Força Aérea, além de projetos desenvolvidos pelos institutos do DCTA,   apresentações com artistas locais, encenações históricas e a participação da Esquadrilha da Fumaça.

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis para o vôo, a apresentação da Esquadrilha não pode ser realizada. Mas nem mesmo o mau tempo desanimou o público que compareceu em peso para assistir as passagens das sete aeronaves da Fumaça.

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