Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

De 28 de fevereiro a 1º de março de 2024, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) recebeu a visita dos alunos do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM) da Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica (ECEMAR).

A comitiva, composta por 94 pessoas, visitou o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV).

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, proferiu aos alunos da ECEMAR uma palestra sobre a principal missão do Departamento que é desenvolver soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial, a fim de contribuir para a manutenção da soberania do espaço aéreo e a integração nacional.

Durante sua apresentação institucional, o Tenente-Brigadeiro Medeiros, destacou que o DCTA é um Órgão de Direção Setorial (ODS) da Força Aérea: "O DCTA permeia todas as áreas da FAB, pois sua governança abarca diversas atividades da instituição. Poucos têm plena consciência desse alcance, mas estamos dedicados a evidenciar para Força Aérea a importância das nossas 12 Organizações Militares (OM) que trabalham em altíssimo nível nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação”. 

No decorrer da visita, os alunos participaram de uma palestra institucional sobre o DCTA com o Secretário Executivo do Escritório Corporativo de Gestão de Projetos do DCTA, Coronel Aviador Manuel Antonio de La Sagra Fagundes Pérez.  Ao longo da apresentação, o Coronel La Sagra enfatizou os projetos e pesquisas desenvolvidos pelas OMs da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ).

Para o aluno da ECEMAR, Major Aviador Gabriel Amaro dos Reis Júnior, essa visita é de extrema importância, pois é uma forma de ampliarem conhecimentos nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Além disso, os conhecimentos adquiridos durante a visita proporcionarão melhores tomadas de decisões e assessoramentos ao Alto Comando da Força quando assumirem os cargos de Comandantes, Chefes, Diretores e Assessores de Estado Maior.

“A visita aos Institutos do DCTA nos ensinou sobre o sincronismo entre estas Unidades e as etapas de um processo, desde a formação na área acadêmica, seguindo para estudos, pesquisas, desenvolvimentos, ensaios, certificação. Todas essas etapas nos mostraram a importância que a Ciência, Tecnologia e Inovação têm para a Força Aérea, as Forças Armadas e a sociedade brasileira. Alguns alunos não conheciam o DCTA, e certamente não sabiam o que é realizado no âmbito desta Organização”, disse o Major Gabriel.

Sobre a ECEMAR

A ECEMAR é a Organização Militar de ensino superior do Comando da Aeronáutica que tem por finalidade ministrar cursos de altos estudos militares a Oficiais da Força Aérea Brasileira, Oficiais de Nações Amigas e Civis.

Desde a sua criação até o ano de 2022, a Escola formou, em seus diversos cursos, 16 Civis e 10.107 Oficiais Superiores, sendo 389 Oficiais de Nações Amigas.

Engenheiro Luís Carlos Affonso apresentou ao público discussões sobre desafios da Engenharia no futuro

No dia 04 de março de 2024, teve início oficialmente, o ano letivo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com a realização da tradicional Aula Magna que aconteceu no Auditório Professor Francisco Antonio Lacaz Netto, localizado no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). Durante a cerimônia, foram feitas homenagens aos alunos e docentes que mais se destacaram no ano passado, além de ter sido proferida uma palestra pelo Vice-Presidente de Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico da Embraer, o Engenheiro Luís Carlos Affonso.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e estiveram presentes o Ex-Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Xavier Ferolla, o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, o Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, a Vice-Reitoria, Professora Doutora Emilia Villani, o Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Chamon, entre outras autoridades civis, militares, professores, alunos e empresas do setor aeroespacial.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Medeiros, se dirigiu aos alunos de graduação que acompanhavam a Aula Magna, reforçando a importância do ITA à Força Aérea Brasileira (FAB) e ao Brasil. “Nós temos, há mais de 70 anos, dois eixos estruturantes que garantem o sucesso não só do ITA, mas de toda a área de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAB: ensino e pesquisa. Então, que vocês busquem conhecimento, porque o voo do homem através da vida é sustentado pelo conhecimento”, afirmou.

Durante a Aula Magna, o Engenheiro Luís Carlos Affonso traçou um paralelo entre o ITA, a Embraer e o futuro da Engenharia Aeronáutica, utilizando contextos históricos que abordam desde os ideais do Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador do ITA e do DCTA, até a referência visionária de Ozires Silva, fundador da Embraer. Discorreu também sobre a projeção do futuro, abordando temas como inteligência artificial, aeronaves elétricas e autônomas, além de outras tecnologias disruptivas.

O palestrante, Engenheiro Aeronáutico, formado pelo ITA na Turma de 82, também enalteceu as conquistas da Embraer nos últimos 55 anos, como o expressivo número de aeronaves certificadas e o sucesso do Programa de Especialização em Engenharia Aeronáutica (PEE) em parceria com o Instituto. “Os estudantes de hoje estão em um momento único, em que o mundo está mudando. Espero ter conseguido conectá-los para que percebam como o trabalho como Engenheiros é apaixonante e pode deixar marcas na história”, apontou. 

O Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Lorenzi, também salientou o impacto positivo da educação na construção da identidade destes estudantes. “Esta Aula Magna denota, também, a importância que todos nós temos para que a formação desses alunos contribua para que se tornem não somente Engenheiros, Mestres e Doutores, mas, também, homens e mulheres que venham a contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de nossa Sociedade”, disse.

Homenagens

Foram entregues dez prêmios aos estudantes e professores de graduação do ITA que mais se destacaram no ano passado. O Professor Doutor Karl Heinz Kienitz, da Divisão de Engenharia Eletrônica, recebeu a Láurea Casimiro Montenegro Filho, que destaca os docentes que desenvolvem e utilizam práticas e abordagens pedagógicas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. A outorga da homenagem foi realizada pela Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMC)

A Láurea Lacaz Netto foi concedida ao formando e à professora orientadora que realizaram o melhor Trabalho de Graduação. A entrega do reconhecimento foi feita ao Engenheiro de Computação Guilherme Goulart Kowalczuk e à Professora Doutora Denise Beatriz Ferrari pelo Diretor-Geral da Litoral Engenharia e Desenvolvimento, Aguinaldo Mendes da Silva. O Prêmio Octávio Barbosa da Silva, destinado ao melhor formando do curso de Engenharia Civil-Aeronáutica, também foi destinado pela empresa Litoral Engenharia e Desenvolvimento. Fez jus a honraria e recebeu a premiação o Engenheiro Vítor Silva Carvalho Lyra.

Neste ano, o Prêmio Engenharia Aeroespacial foi destinado ao Engenheiro Gabriel Meisler, melhor aluno do curso em 2023, e a entrega da homenagem feita pelo Diretor da SIATT, Carlos Alberto Carvalho.

Os prêmios Professor René Marie Vandaele, Richard Robert Wallauschek e Professor Fernando Pessoa Rebello foram entregues pelo Vice-Presidente e Engenheiro Chefe da Embraer, Henrique Langenegger, ao Engenheiro Aeronáutico Henrique Peruchi Zanca, à Engenheira Eletrônica Rina Chen Carvalho e ao Engenheiro Mecânico-Aeronáutico Gustavo Vinícius Fernandes Cunha, respectivamente, por terem sido os melhores formandos de cada uma de suas especialidades.

O 1º Tenente Engenheiro Thiago Lopes de Araújo recebeu três prêmios: o de melhor formando do curso de Engenharia da Computação, oferecido pela empresa BPL – Business Propulsion Lab e entregue por um dos sócios, Luciano Humberto Lampi, o Prêmio Boeing, conferido pelo Gerente Sênior do Centro de Engenharia da Boeing de São José dos Campos, Marcelo Villar, e o Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa, concedido por ter sido o primeiro colocado geral do curso de graduação em Engenharia do ITA.

“A resiliência foi um dos fatores mais marcantes da minha trajetória no ITA, a motivação quase sem fim de enfrentar cada desafio que apareceu, e esse é o meu conselho aos novos alunos, que não desistam, que se lembrem de seus propósitos e do esforço desempenhado no momento de prestar o vestibular”, aconselhou o Tenente Thiago Lopes. “Eu me recordo de quando assisti minha primeira aula magna e naquele momento pensei na gratidão em estar entre os melhores da turma, e agora, com os resultados divulgados, é a concretização de um sonho”, concluiu.

Fonte: ITA, por Ten Leonardo
Revisão: DCTA, por ACS
Foto: DCTA, por Cb J. Alves

No dia 07 de fevereiro de 2024, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou a Cerimônia Militar de Transmissão de Cargo de Vice-Diretor do DCTA e Comandante da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), do Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani para o Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado.

A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e contou com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva, Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares subordinadas ao DCTA, dentre outras autoridades civis, militares e representantes de fundações, associações e empresas dos setores públicos e privados. 

Em seu discurso, o Diretor-Geral do DCTA destacou sobre os grandes feitos e as mudanças estruturais na organização do DCTA ao longo de mais de setenta anos, além disso, reforçou sobre o grande legado e sonho do Patrono da Engenharia da Aeronáutica, Marechal Montenegro.

“E, na atual estrutura, existe um setor que é de vital importância para que continuemos na busca de soluções científico-tecnológicas para a Força Aérea: a Vice-Direção do DCTA. Com certeza, podemos compará-la a um pulmão, pois é quem oxigena o nosso dia a dia. Em 2024, celebraremos os 120 anos de nascimento do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho. Que este marco seja um ímpeto de motivação, para que prossigamos sonhando cada vez mais alto e, unidos, sigamos na continuidade de seu legado!”, disse o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Por sua vez, o Major-Brigadeiro Bellintani, em suas palavras de despedida, agradeceu aos Oficiais-Generais pelas inúmeras conversas em busca das melhores soluções para os projetos desenvolvidos no DCTA e aos militares desta Organização Militar.

“Ao efetivo da Guarnição, representando pela tropa perfilada à nossa frente: mantenham o entusiasmo em todas suas ações, a vibração elevada e na frequência correta, aquela que nos impele a fazer o melhor desde a primeira tentativa! Vivam com intensidade cada dia de trabalho em prol do nosso país”, disse o Major-Brigadeiro Bellintani.

Neste mesmo dia, às 8h30, realizou-se a cerimônia de descerramento da foto na galeria de ex Vice-Diretores do DCTA, que contou com a presença do Tenente-Brigadeiro Medeiros e dos familiares dos Diretores substituído e substituto. Durante o ato solene, o Vice-Diretor Substituto proferiu algumas palavras de agradecimento ao Major-Brigadeiro Bellintani: “Desejo expressar a emoção de assumir o cargo de alguém com quem compartilho uma história de quatro décadas; assim, não se trata meramente de uma transição de cargos. Recordo-me do momento em que entreguei o estandarte ao então Cadete Bellintani na Academia da Força Aérea (AFA). Depois, servimos juntos em nossa primeira unidade, em Santa Maria (RS). Seguimos caminhos distintos e, hoje, nos reencontramos, aqui, no DCTA”.

No encerramento da solenidade de descerramento do retrato, o Tenente-Brigadeiro Medeiros prestou uma homenagem ao Major-Brigadeiro Bellintani em reconhecimento à sua dedicação e aos serviços prestados durante esses dois anos no DCTA. Além disso, a equipe da Vice-Direção também entregou uma lembrança ao Major-Brigadeiro Bellintani.

DCTA

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) é o Órgão de Direção Setorial ao qual compete planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação, no âmbito do Comando da Aeronáutica. Desde a sua criação, tem coordenado e acompanhado pesquisas em vários campos de conhecimento, alcançando resultados práticos, por exemplo, na elaboração de motor a gás, motor a álcool para aviões, urna eletrônica e radares meteorológicos.

Na Organização Militar, também são desenvolvidas pesquisas espaciais, como o primeiro ensaio de Tiro em Banco do Motor-Foguete S50 e o primeiro teste de voo do motor aeronáutico hipersônico 14-X.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Cb J. Alves e  Sc Heglas

Além das Lentes: imagens incríveis  na fotografia militar

No dia 8 de janeiro, comemoramos o Dia do Fotógrafo. Esse é o profissional que eterniza momentos, lembranças e fatos, por meio das suas lentes. O legado da fotografia na Força Aérea Brasileira (FAB) transcende o simples ato de capturar imagens, pois, ao longo dos anos, a fotografia tornou-se uma testemunha visual da história da FAB, registrando com precisão e sensibilidade momentos cruciais e cotidianos que moldaram a trajetória dessa instituição.

Através das lentes habilidosas dos fotógrafos militares, o legado visual desdobrou-se, eternizando não apenas as missões aéreas, como também os bastidores, os rostos, as emoções e a evolução tecnológica. Cada fotografia é um elo entre o passado e o presente, um reflexo da dedicação e profissionalismo dos militares que serviram e servem na FAB.

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) possui militares que exercem essa função de registrar a história e os avanços tecnológicos dos seus Institutos, como é o caso da Sargento Thais Frutuoso Martins, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Sargento Frutuoso ingressou na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), no ano de 2016, na especialidade de Fotointeligência. Carreira que visa à execução de atividades de reconhecimento e de inteligência, por meio de análise de fotos.

Além das atividades militares desenvolvidas no IAE, Sargento Frutuoso também tem um gosto pela fotografia artística e, hoje, ela agrega às suas funções militares a disponibilidade em fotografar as missões e os eventos realizados pelo DCTA.

“Essa paixão não surgiu, na verdade, ela sempre existiu comigo. É sobre criar imagens que provocam emoção, que contam histórias e desafiam a percepção convencional. Registrar os principais feitos do DCTA é fonte de imenso orgulho e gratidão, uma vez que as atividades realizadas por esse departamento são o que há de mais inovador no Brasil em relação ao desenvolvimento e avanço tecnológico das áreas de aeronáutica, espaço e defesa. Essas contribuições são imprescindíveis para as Forças Armadas e para a sociedade como um todo, inspirando muitas gerações a continuar ultrapassando os limites do que sabemos ser possível, e o que conta toda essa magnífica história são os registros fotográficos”, destacou a Sargento.

Os militares, ao longo da sua carreira, participam de missões importantes e que despertam uma emoção única, como conta a Sargento Frutuoso durante a Operação Astrolábio Fase 2.

“Assim como foi a missão que mais me marcou, a foto do lançamento do HANBIT-TLV, na Operação Astrolábio Fase 2, também foi muito marcante. Todos os participantes da missão estavam muito cansados, após algumas tentativas não exitosas, sendo elas realizadas pela madrugada. Portanto, na manhã em que obtivemos êxito no lançamento, estávamos todos muito emocionados pela vitória que aquele acontecimento representava para o nosso país e para todos que trabalharam naquela Operação. Foi um registro feito com lágrimas de alegria.

 Prêmio de fotografia da FAB

Em 2023, a FAB promoveu um concurso de fotos para celebrar os 150 anos de nascimento de Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica, e a Sargento Frutuoso foi premiada com a segunda colocação. Para a militar, receber essa premiação representou o reconhecimento do seu trabalho, além de fortalecer o seu compromisso e motivação por fazer parte da Força Aérea Brasileira.

“A inspiração dessa foto foi demonstrar o legado que inspira gerações: enquanto a criança se inspira ao vislumbrar a maquete da aeronave Nº 15, segundo biplano inventado pelo pai da aviação, Alberto Santos Dumont, temos em plano de fundo a aeronave BANDEIRANTE C-95, que representa um dos maiores êxitos da aviação civil e militar brasileiras, partindo de um projeto do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD) do na época Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP), e autorizado pelo Ministério da Aeronáutica ainda em 1965”, descreveu.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: Arquivo Pessoal / Sgt Frutuoso

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial Brasileiro (DCTA), um dos maiores centros de ensino, pesquisa e desenvolvimento do setor aeroespacial da América Latina, comemora os 20 anos do Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB).

Com uma coleção significativa de aeronaves que fizeram parte da história e artefatos relacionados à defesa, o MAB oferece uma viagem fascinante pela memória e pelo avanço da aviação. Desde a sua inauguração, no dia 19 de fevereiro de 2004, tem sido um farol de conhecimento, atraindo visitantes de diversos estados brasileiros e de outros países em busca de aprendizado e inspiração.

“O Memorial celebra a criação do ITA, o início da moderna indústria aeronáutica brasileira com a criação da EMBRAER, o primeiro astronauta brasileiro, o Veículo Lançador de Satélites, marcos importantes que mostram a evolução do Brasil nas áreas de ciência, tecnologia e inovação”, destacou o responsável pelo MAB Capitão Esmeraldino.

Além de preservar o legado da aviação, o museu também desempenha um papel crucial na educação e no desenvolvimento de talentos na área aeroespacial. Seus programas educacionais inovadores têm capacitado uma nova geração de engenheiros, pilotos e entusiastas, alimentando a paixão pelo voo e pela exploração espacial.

“O MAB, como espaço cultural, é o lugar mais visitado de São José dos Campos, com mais de 40.000 visitantes registrados no ano passado (2023). Isto demonstra o interesse da população local e dos turistas pela cultura aeroespacial. Com um trabalho abnegado e o apoio da Direção-Geral do DCTA, o memorial vem cumprindo seu papel de preservar e divulgar a história da ciência e tecnologia desenvolvidas em seus institutos, história essa que se funde com a história da cidade de São José dos Campos e que contribuiu para que ela recebesse da Assembleia Legislativa de São Paulo o título oficial de Capital Estadual da Indústria Aeroespacial e do Avião”, ressaltou Capitão Esmeraldino.

À medida que celebra duas décadas de sucesso, o Memorial Aeroespacial Brasileiro reafirma seu compromisso com a excelência e a inovação para continuar inspirando os jovens a serem entusiastas das áreas da ciência e tecnologia.

Histórico – Memorial Aeroespacial Brasileiro

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) conquistou o reconhecimento da comunidade científica brasileira e internacional.

Para preservar e divulgar essa história, por iniciativa do Major-Brigadeiro Tiago da Silva Ribeiro, o então, Centro Técnico Aeroespacial (CTA), inaugurou em dia 19 de fevereiro de 2004, o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB).

O evento contou com a presença de autoridades como o Vice-Governador de São Paulo a época, Doutor Cláudio Salvador Lembo, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Carlos da Silva Bueno, do Prefeito da Cidade de São José dos Campos, o engenheiro Emanuel Fernandes, além de Oficiais-Generais da área do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do Comando da Aeronáutica (DEPED).

Instalado numa área de mais de 75 mil metros quadrados, o MAB é um complexo arquitetônico que abriga o Pátio das Bandeiras, o Prédio do Memorial e o Monumento Operação São Luís, construído em homenagem às vítimas de Alcântara, no Maranhão.

O prédio do Memorial, que faz parte de um complexo de 10 mil metros quadrados de área externa, possui uma exposição permanente, mostrando os avanços da pesquisa aeroespacial brasileira, aeronaves experimentais e projetos desenvolvidos no DCTA.

Visitas

O MAB é aberto ao público e também oferece visitas guiadas, que precisam ser agendadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por telefone, no número (12) 3947-7844.

O horário de funcionamento é de terça a domingo das 9h às 17h.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Fotos: Acervo DCTA

Após sete anos comandando o ITA o Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia passa o Cargo de Reitor ao Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi

Após sete anos à frente do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia passou o cargo de Reitor ao Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, nesta quinta-feira (25).  O novo Reitor é Engenheiro Aeronáutico formado pelo Instituto na turma de 1982 e atuará no quadriênio de 2024-2027. 

A cerimônia, realizada em São José dos Campos (SP), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e contou com a presença do Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; do Comandante de Preparo (COMPREP) Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; do Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias; além de professores, alunos, pesquisadores e demais autoridades civis e militares.

Em suas palavras, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, agradeceu a passagem do Professor Doutor Anderson e a chegada do Professor Doutor Lorenzi. “É um orgulho comandar uma Força Aérea. Eu diria que isso é sublime, mas comandar uma Força Aérea que tem o ITA como Instituição master do ensino superior no Brasil e no mundo, isso é divino”, finalizou.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Medeiros falou sobre a emoção em proferir as palavras na troca de Reitor, no ano em que comemora 120 anos do Marechal Casimiro Montenegro, idealizador do ITA. “Durante todo o ano de 2023, a Força Aérea celebrou os 150 anos de nascimento de Santos Dumont. Em 2024, nós iremos comemorar os 120 anos de outro notável brasileiro, um verdadeiro herói do seu tempo e ainda dos dias atuais, o Marechal Casimiro Montenegro Filho", comentou.

Ao se despedir, o  Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia relembrou o momento em que assumiu o cargo há oito anos. "Entrego agora, em 2024, o cargo, agradecendo ao Comando da Aeronáutica a confiança a mim creditada para dirigir essa Instituição, que é um orgulho brasileiro e já impactou a sociedade brasileira com cerca de 7.000 engenheiros ao longo dos últimos 74 anos. É uma honra poder descerrar meu retrato na galeria de ex-reitores pela segunda vez”, concluiu. 

Novo Reitor

O Professor Doutor Guilherme Lorenzi é pós-graduado em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), Mestre em Tecnologia e Inovação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atuava na Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná até assumir o cargo de Reitor do ITA. 

Em seu discurso, o novo Reitor falou sobre a alegria em assumir a função. “Excelência é uma das principais características que marcam a trajetória do ITA, excelência de ensino, pesquisa, corpo docente e discente, excelência de pesquisadores e servidores”, destacou.

Perspectivas 

No dia 19/01, foi lançada a pedra fundamental do primeiro campus avançado do ITA no Nordeste. As novas instalações serão construídas na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), onde ocorreu a cerimônia de lançamento e assinatura do decreto de implantação do novo campus.

Na oportunidade, o professor Lorenzi falou sobre a importância do novo campus e os desafios. “É importante entender que somos um único ITA, teremos simplesmente um campus que está sendo inaugurado numa outra localidade”, disse.

A escolha do novo Reitor foi realizada após o trabalho de uma Comissão, composta por cinco membros com experiência em ensino universitário ou pesquisa, e foi designada pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, para conduzir todo o processo seletivo de escolha do novo líder do ITA.

Fonte: ITA, porTenente Leonardo
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz
Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER

Os novos engenheiros celebraram a conclusão de uma jornada marcada por desafios intelectuais, crescimento pessoal e dedicação

Em uma cerimônia realizada neste sábado (16/12), em São José dos Campos (SP), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) celebrou a formatura dos novos 115 engenheiros, marcando o fim de um ciclo repleto de desafios e conquistas excepcionais.

O ITA, conhecido por sua excelência em formação técnica e científica, mantém um dos processos seletivos mais difíceis do país. A concorrência acirrada e o nível elevado das provas de ingresso filtram os candidatos, selecionando os mais aptos e dedicados para compor seus quadros acadêmicos. Os aprovados neste que é um dos vestibulares mais concorridos do Brasil enfrentam um curso desafiador que demanda não apenas habilidades técnicas, mas também resiliência e comprometimento.

O Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, destacou a dedicação dos graduandos durante sua jornada acadêmica, elencando a turma de 2023 como umas das melhores que já passou pelo Instituto. "O ITA não é apenas uma instituição de ensino; é um ambiente que desafia constantemente seus alunos a superarem seus limites e a contribuírem para o avanço científico e tecnológico. Estes novos engenheiros não apenas passaram por esse desafio, mas prosperaram, demonstrando excelência em suas respectivas áreas de estudo. Por isso, uma turma cheia de grandes jovens talentos", ressaltou o diretor.

Um aspecto peculiar do ITA é a presença tanto de alunos civis quanto militares.  Enquanto alguns optam por seguir carreiras nas Forças Armadas, outros escolhem ingressar como civis. Essa dualidade reflete a missão ampla da instituição, que tem como objetivo formar não apenas engenheiros de alta competência técnica, mas também líderes preparados para atuar em diversas esferas da sociedade.

Neste ano, 39 alunos escolheram seguir a carreira militar e 76 preferiram o meio civil. O primeiro lugar da turma, Tenente Thiago Lopes de Araújo, optou pelas fileiras militares – formando-se em Engenharia da Computação e alcançou a média máxima de 9.6 pontos, sendo destaque da turma não apenas pelos esforços e empenhos acadêmicos, mas por nunca ter desistido do sonho de ser engenheiro formado pelo ITA, uma vez que conseguiu aprovação em diversas outras instituições de ensino.

"Eu sempre tive o sonho de ser engenheiro. Abdiquei de muitas coisas típicas da minha idade para viver esse sonho.  Foram dias e noites de estudos e até de incertezas, mas deu certo e, hoje, meu sonho se torna realidade", relata emocionado o jovem engenheiro.

Durante a formatura, surgiram discussões sobre as perspectivas de trabalho para esses engenheiros altamente qualificados. Com uma demanda crescente por profissionais de ponta nas áreas aeroespacial, mecânica, eletrônica e computação, os recém-formados do ITA são cobiçados pelo mercado de trabalho nacional e internacional. Muitos já têm propostas de emprego antes mesmo de concluírem seus cursos.

É o caso de Bernardo Dias, que ingressou na instituição com apenas 15 anos e, hoje, forma-se como o mais jovem engenheiro da história do ITA, saindo da sala de aula com um contrato de trabalho com a EMBRAER, empresa brasileira fabricante de aviões militares, comerciais, agrícolas e executivos.

"Estou muito feliz com o meu progresso até aqui. Não foram anos fáceis, mas no final deu tudo certo. Para o futuro? Quero continuar estudando, me aperfeiçoando e aprendendo cada vez mais. Acho que assim vou contribuir para o futuro da tecnologia brasileira", relata.

Devido a seus altos padrões de excelência, na solenidade, o ITA concedeu três tipos de honraria: Láurea Cum Laude, Láurea Magna Cum Laude, Láurea Summa Cum Laude.  Na ocasião e pela primeira vez também na história, uma mulher recebeu a Láurea Magna Cum Laude, a maior honraria concedida pelo ITA aos alunos que obtiveram média geral mínima de 9 e nenhuma nota inferior a 8,5: a engenheira eletrônica com formação complementar em engenharia física, Rina Chen Carvalho.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, presidiu a solenidade e externou sua satisfação, orgulho e admiração a todos os formandos. "Esta bela cerimônia não apenas traduz a conclusão de uma etapa acadêmica, como ratifica o início de uma promissora trajetória para os mais novos e melhores engenheiros do Brasil. Parabéns, formandos!", finalizou o Comandante.

Os engenheiros expressaram a gratidão pelas oportunidades e desafios oferecidos pelo ITA. Agora, munidos de conhecimento técnico e experiências enriquecedoras estão prontos para deixar sua marca no mundo, seja no setor privado, acadêmico ou nas Forças Armadas, evidenciando que o ITA continua a ser um catalisador de excelência e inovação no Brasil.

Sobre o ITA

Fundado em 1950, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição de ensino superior que se destaca como uma das principais referências em engenharia e tecnologia no Brasil. Localizado em São José dos Campos (SP), o ITA foi concebido como parte do esforço do governo brasileiro para impulsionar o desenvolvimento tecnológico na área aeroespacial, sendo assim, está vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao longo dos anos, o Instituto consolidou sua reputação pela excelência acadêmica, contribuindo significativamente para o avanço científico e tecnológico do país.

Atualmente, o Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica realizam estudos para a criação de uma unidade do ITA em Fortaleza, com uma área nova de ensino, que é a bioengenharia. Isso evidencia, sobremaneira, que o Instituto é reconhecido não apenas por sua formação técnica de alta qualidade, mas também por sua influência na pesquisa, inovação e na formação de profissionais altamente qualificados que desempenham papéis-chave em diversas áreas do setor aeroespacial e tecnológico.

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos

Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER e Tenente Daniela Camargos/ DCTA

Vídeo: Tenente Eniele Santos, Sargento Müller Marin e Sargento Renata / CECOMSAER

Fim do conteúdo da página