Página inicial > Notícias > DCTA realiza Encontro Interforças de Cooperação em C&T

Com o intuito de promover o intercâmbio entre as Forças buscando interagir, de forma mais acentuada, com a identificação de áreas de interesse comum que possam ser alvo da racionalização de esforços para a obtenção de resultados, o Departamento de Ciência e Tecnologia realizou, na terça-feira, 03 de outubro, o Encontro Interforças de Cooperação em C&T. Estiveram presentes o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, o Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, o General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha e demais Oficiais-Generais das Três Forças Armadas.

Para o Ten Brig Amaral o Encontro, “tem a intenção de incrementar a interoperabilidade entre as Forças e maximizar a utilização dos recursos disponíveis às atividades de C&T”. Ainda segundo o Diretor-Geral do DCTA, a ideia foi uma iniciativa do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil que inicialmente, estabeleceram as tratativas para a sua viabilização. Em seguida, o DCTA, por possuir diversas atividades passíveis de cooperação, foi convidado a integrar esse grupo juntamente com as demais forças.

Desde o início do ano, a Coordenadoria de Relações Institucionais do DCTA com o auxílio da Divisão de Projetos do Subdepartamento Técnico, vem envidando esforços no sentido de promover o ingresso do DCTA por meio de seus pesquisadores, nas atividades, de acordo com a área de atuação, com o intuito de estabelecer planos de trabalho em conjunto com o Exército e a Marinha. Como resultado inicial dessas conversações, o Instituto de Fomento Industrial – IFI, unidade subordinada ao DCTA, foi escolhida para liderar a atividade “Qualidade” dada a sua experiência e expertise no assunto.

Após a reunião gerencial, a comitiva visitou alguns laboratórios que desenvolvem competências na área de ciência e tecnologia da Divisão de Sistemas Espaciais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Fonte: ACS/DCTA, por Ten Dariane - Fotos: Cb Mendes - Publicado em: 04/10/2017