Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

No dia 15 de abril 2024, mais um marco significativo foi alcançado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), quando o Capitão Thiago Henrique da Costa Camargo, um dos pilotos de ensaio experimental do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), completou seu primeiro voo solo no caça Gripen C, na Suécia.

O treinamento com a Força Aérea Sueca tem o objetivo de adaptar o piloto à aeronave e às especificidades do programa, de forma que haja um melhor entendimento daquilo que se propõe tanto do projeto, quanto dos requisitos contratuais que têm guiado esse processo.

No processo de aquisição das novas aeronaves de caça, os pilotos de ensaio do IPEV são responsáveis pelo recebimento das novas unidades e participam dos ensaios de desenvolvimento, certificação, integração de armamentos e da avaliação operacional, atuando diretamente no programa de modernização tecnológica e doutrinária da FAB, a qual permitirá a difusão de novos princípios e táticas com aplicação na Guerra Aeroespacial moderna.

“Durante o voo, todos os exercícios e procedimentos designados para a missão foram executados com sucesso. Pilotar o Gripen C foi uma experiência singular devido ao seu conceito operacional que inclui uma Interface Homem-Máquina (HMI) inovadora, o que permite ao piloto focar mais na operação da aeronave como plataforma d’armas do que, de fato, na sua pilotagem. Este voo validou não apenas minha aptidão à condução da aeronave sozinho, mas também destacou a missão que o IPEV desempenha, testando essas aeronaves e assegurando que elas atendam plenamente às exigências operacionais e estratégicas da  FAB”, destacou o Capitão Thiago.

Até o presente momento, foram recebidas 7 unidades da aeronave Gripen no país, as quais estão atualmente lotadas na Base Aérea de Anápolis (BAAN), sede do 1° Grupo de Defesa Aérea (1° GDA), que empregará as aeronaves recebidas como vetor de Defesa Aeroespacial.

O F-39 Gripen, com sua incorporação ao arsenal brasileiro, assume a função de principal vetor de defesa aérea do País, garantindo a superioridade e domínio aéreos absolutos. Com a contínua chegada dessas modernas aeronaves, a FAB reforça sua capacidade de resposta rápida, precisa e crucial em tempos de crescentes desafios e atenuando quaisquer ameaças à soberania nacional.

Sobre o piloto

O Capitão Thiago Henrique da Costa Camargo, piloto de provas do efetivo do IPEV, realizou seu primeiro voo solo na aeronave Gripen C, como parte de sua preparação para atuar nas campanhas de ensaios de desenvolvimento e certificação da aeronave F-39 Gripen.           

      

Sobre o IPEV

O IPEV é a Organização Militar (OM) do Comando da Aeronáutica (COMAER) voltada à Formação de Pessoal Especializado em Ensaios em Voo (Pilotos e Engenheiros de Teste), Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação aplicados a Ensaios em Voo e Ensaios em Voo propriamente ditos, os quais buscam determinar o desempenho e qualidades em voo de aeronaves e artefatos embarcados para garantir a segurança e o cumprimento de uma missão.

A atividade de ensaios em voo está presente em diversas fases do desenvolvimento de uma aeronave, desde o seu planejamento até sua certificação, recebimento e emprego operacional. O mesmo acontece com projetos de desenvolvimento e certificação de artefatos embarcados como sistemas aviônicos, equipamentos em geral e armamentos.

Para saber mais, acesse: https://ipev.dcta.mil.br/

Para saber como se tornar um Piloto, Engenheiro ou Técnico em Ensaios em Voo, acesse: https://ipev.dcta.mil.br/index.php/curso-de-ensaios-em-voo

 Fonte: IPEV, por Cap Av Guilherme Rocha
Revisão: DCTA, por ACS
Foto: IPVE, por Cap Av Thiago

Entre os dias 23 e 25 de abril de 2024, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) sediou a reunião do Alto-Comando da Aeronáutica (ALTCOM). O evento teve início uma formatura militar da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ).

A solenidade contou com presenta de todo efetivo da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) compondo a tropa, sendo cada grupamento comandado por seu respectivo Comandante, Chefe, Diretor, Pró-Reitora e Prefeita. Além dos Oficiais-Generais do ALTCOM, compuseram a tribuna de honra os Oficiais-Generais do DCTA, o Reitor e a Vice-Reitora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Graduado-Master da GUARNAE-SJ. 


 
A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que realizou a tradicional revista à tropa, acompanhado do Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e do Comandante da Tropa, Coronel Aviador Arnaldo de Oliveira Alves Neto.

Após o canto do Hino Nacional Brasileiro, o Tenente-Brigadeiro Damasceno, em suas palavras para o efetivo, fez referência aos Institutos do DCTA, celeiro da ciência, tecnologia e inovação do setor aeroespacial brasileiro, e enalteceu suas contribuições para a soberania e para o desenvolvimento do país.

“Graças às sementes plantadas por Casimiro Montenegro, atualmente o DCTA e suas organizações subordinadas constituem um grande complexo dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento, liderando todas as atividades ligadas à inovação em nossa Força Aérea. Compreender o funcionamento de cada Instituto, aqui sediado, e seu papel em nossa missão de Defender, Controlar e Integrar é de suma importância para todos, especialmente para aqueles que servem aqui”, destacou o Tenente-Brigadeiro Damasceno.

O Diretor-Geral do DCTA salientou que a presença do Alto-Comando da Aeronáutica no DCTA é uma honra e um reconhecimento à missão desempenhada por seus Institutos no compromisso de desenvolver soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial, a fim de contribuir para a manutenção da soberania do espaço aéreo e a integração nacional.

"A vinda do Comandante da Aeronáutica e os demais integrantes do ALTCOM ao DCTA é um momento de grande relevância, pois nos permite rememorar a nossa história e legado, que teve seu início com o visionário Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, assim como aproximar a governança da Força Aérea às questões estratégicas que envolvem a ciência, tecnologia e inovação. Essa é mais uma oportunidade para reafirmarmos o nosso compromisso com a excelência a serviço da defesa nacional, com o olhar para o futuro, seguindo os passos daqueles que nos precederam”, enfatizou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Ao final da solenidade, a tropa desfilou em continência ao Comandante da Aeronáutica ao som do Hino da Aviação Embarcada e Hino dos Aviadores.

Alto-Comando

O Alto-Comando da Aeronáutica é o órgão encarregado de assessorar o Comandante nas suas atribuições de direção e gestão da Força, cabendo, também, apreciar os assuntos de interesse da Força Aérea Brasileira (FAB), elaborar as listas de escolhas para promoção aos postos de Oficiais-Generais e assessorar o Comandante nos assuntos relativos à Política Militar Aeronáutica.

Segundo o Comandante da Aeronáutica, as reuniões itinerantes do ALTCOM têm o objetivo de avaliar meticulosamente o progresso das diretrizes adotadas e mergulhar nas particularidades de cada guarnição na busca por melhores resultados.

“Durante os nossos encontros, podemos explorar os tópicos de importância estratégica para a FAB, garantido que estejamos alinhados com o que deve ser cumprido e, mais importante ainda, como deve ser cumprido. Essa busca incessante pela excelência é o pilar que sustenta a nossa missão”, pontuou o Tenente-Brigadeiro Damasceno.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: PASJ, por Ten Daniela Camargos; IEA, por Sgt Frutuoso; IAOp, por Sgt Neves e DCTA, por Cb J.Alves

No dia 26 de abril celebramos o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) presta sua homenagem aos criadores, inventores e inovadores que, através de mentes visionárias e talentos incomparáveis, têm moldado e impulsionado o desenvolvimento nacional. A propriedade intelectual não representa apenas um conjunto de normas legais, mas a expressão mais elevada do reconhecimento e valorização do esforço criativo humano.

No ano de 1976, o DCTA, antigo Centro Técnico Aeroespacial (CTA), iniciava seu compromisso histórico com o desenvolvimento tecnológico, depositando a primeira patente, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), de tecnologia ligada à área de engenharia de materiais. Esse marco representa o engajamento do Departamento em assegurar a proteção e a manutenção das tecnologias e garantir que os responsáveis possam ser reconhecidos por seu empenho, inspirando, assim, novas descobertas, avanços e contribuições significativas para a ciência e tecnologia aeroespacial.

Desde então, centenas de ativos de inovação, como patentes, programa de computador, marcas, entre outros vêm enriquecendo o portfólio e a vitrine tecnológica das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) do Comando da Aeronáutica (COMAER), com o objetivo de fortalecer a Base Industrial de Defesa (BID), firmar parcerias e transferir tecnologias, de modo que os benefícios alcancem toda a sociedade nos seus mais variados aspectos.

É nesse sentido que o DCTA ratifica seu compromisso em trabalhar para criar um ambiente onde a criatividade seja valorizada, protegida e recompensada, assegurando um futuro promissor para a ciência e tecnologia aeroespacial e para o nosso país.

Parabéns a todos os envolvidos!

Fonte: DCTA/CGI
Arte: DCTA/ACS

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebeu no dia 19 de abril, durante as comemorações dos 376 anos do Dia do Exército Brasileiro (EB), a insígnia de Bandeira da Ordem do Mérito Militar, em homenagem aos serviços prestados em prol da sociedade brasileira. A entrega da comenda aconteceu durante cerimônia realizada no Quartel General do Exército, em Brasília.

A solenidade contou a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, do Comandante da Marinha do Brasil (MB), Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, do Comandante do EB, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, do Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, entre outras autoridades civis e militares. O ITA foi representado pelo Reitor, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi.

O ITA foi a unidade da FAB homenageada na cerimônia, que destacou também as atividades da Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) e da Diretoria de Fabricação (DF) do EB. Na ocasião houve ainda a entrega da Medalha do Exército Brasileiro e da Medalha Prêmio para servidores civis com 50 anos de serviço.

O Reitor do ITA, Professor Doutor Guilherme Lorenzi, agradeceu pela honraria e a apontou como uma materialização dos esforços realizados pelo Instituto na continuidade do protagonismo brasileiro nos campos da educação, ciência e inovação. “O ITA busca a manutenção da soberania nacional na área acadêmica e esse reconhecimento do Exército Brasileiro nos mostra que estamos no caminho certo para o desenvolvimento nacional”, apontou.

Dia do Exército

A celebração do Dia do Exército, Instituição que este ano completou 376 anos de história, ocorre anualmente em 19 de abril, rememorando a histórica Batalha de Guararapes, que aconteceu no estado de Pernambuco, em meados do século XVII. Essa foi a primeira luta dos povos do Brasil contra o domínio holandês naquela área. Foi nesse momento, em 1648, que se estabeleceram os fundamentos de um Exército nacional.

Fonte: ITA
Foto: ITA

As atividades aconteceram na sede do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP)

 O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar, Marcelo Kanitz Damasceno, e os Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, receberam o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (24), no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), para a inauguração do novo bloco de alojamento estudantil dedicado aos alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com capacidade para 80 estudantes, o qual faz parte do projeto de expansão do Instituto. 

Em seguida, houve uma visita ao Laboratório de Preparação e Integração (LPIN), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), onde o Comandante da Aeronáutica realizou uma apresentação do projeto do motor turbojato TR-5000, turbina a jato 100% nacional, que em breve, será uma alternativa comercialmente viável, no setor de geração de energia, a partir do uso de multicombustíveis.

Em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno agradeceu os investimentos do governo na indústria aeronáutica e ressaltou os projetos da Força Aérea Brasileira em desenvolvimento desde o ITA Fortaleza, o novo Parque Tecnológico Aeroespacial, na Base Aérea de Salvador ao novo Museu Aeroespacial em São Paulo. 

“O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e seus laboriosos institutos constituem um grande complexo dedicado à pesquisa e desenvolvimento do poder aeroespacial brasileiro, ao liderar as atividades ligadas à inovação em nossa Força Aérea, evidenciando ao mundo, assim, o valoroso DNA do povo brasileiro. Ratificando o seu compromisso com o progresso do país, a FAB continua a exercer um papel fundamental no desenvolvimento de soluções inteligentes, sempre voltadas à sinergia entre o emprego operacional e o bem comum”, afirmou o Comandante da Aeronáutica. 

Na mesma ocasião, a comitiva presidencial teve a oportunidade de conhecer o projeto do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), desenvolvido pelo IAE para o lançamento de microssatélites em órbitas baixas, que visa garantir a presença do Brasil no espaço, inserindo entre as potências que dominam essa tecnologia.

O Presidente da República destacou, em seu discurso, a importância de investimentos na indústria de defesa para ter projetos, decisões científicas e tecnológicas para ajudar outros ramos da indústria brasileira.

“Nós precisamos acreditar que o Brasil não tem limite. Além de proteger o povo, além de proteger a fronteira aérea e marítima, além de proteger nosso espaço aéreo, nós temos que conquistar espaço no mundo da indústria da defesa. E esse é o papel de um país que tem o ITA. Esse é o papel de um país que foi capaz de criar uma Embraer. Esse é o papel do país capaz de ser o terceiro maior produtor de aviões do mundo. Nós precisamos ter uma indústria de defesa muito forte para que a gente não fique dependendo de ninguém. Nós temos condições de ser uma grande nação na área da defesa para construir a paz”, concluiu Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao final do evento, o Comandante da Aeronáutica presenteou o Presidente da República com uma lembrança, uma miniatura da Turbina TR-5000.

Sobre o ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos.  Criado em 1950, por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho e intensa cooperação internacional, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece cursos de: graduação em Engenharia; pós-graduação stricto sensu ao nível de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado; pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão.

Sobre o IAE

O Instituto de Aeronáutica e Espaço tem como objetivo de realizar pesquisa, desenvolvimento, gerenciamento de projetos e serviços tecnológicos nos campos aeronáuticos, de acesso ao espaço e de defesa, a fim de contribuir para o desenvolvimento de soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial.

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela
Fotos: IAE, por Sargento Frutuoso  e  DCTA, po Cabo J. Alves

No dia 19 de abril de 2024, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, participou da Cerimônia Alusiva ao 376º Aniversário do Exército Brasileiro, no Comando de Aviação do Exército (CAvEx), em Taubaté – SP, atualmente comandado pelo General de Brigada Fabio Serpa de Carvalho Lima. Também estiveram presentes o Comandante da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho, o Assessor de Doutrina do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Brigada R1 Fernando Dias Herzer, o  Juiz de Direito-Titular da 3º Vara de Taubaté, Sr. João Carlos Germano, o Prefeito do Município de Taubaté, Sr.  José Antônio Saud Júnior, e demais autoridades.

 

Após receber as Honras Militares na Guarda Sul, o Diretor-Geral do DCTA, acompanhado pelo Comandante do CAvEx, dirigiu-se ao Hangar do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), onde participaram da formatura alusiva ao Dia do Exército Brasileiro. O Tenente-Brigadeiro Medeiros foi um dos paraninfos para entrega de diplomas de Amigos da Aviação e de condecorações militares aos agraciados.

 

Durante a cerimônia, o General de Brigada Carvalho Lima leu a Ordem do Dia do Comandante do Exército, destacando a origem e os principais feitos históricos comemorados nesta data magna. “Ao longo dos séculos, o Exército teve papel decisivo em guerras de independência, conflitos internos e operações internacionais de paz. Desde a Proclamação da República até as missões de paz pelo mundo, incluindo a participação na Segunda Guerra Mundial, a Força Terrestre reafirma seu compromisso com a soberania nacional, fundamentado em valores como hierarquia, disciplina e patriotismo, sempre pronta para proteger o Brasil e sua população.”

Em seguida, em reconhecimento ao apoio da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira (FAB) nas fases iniciais de implantação da aviação da Força Terrestre, a tropa entoou a Canção Cisne Branco e o Hino dos Aviadores e, em seguida, desfilou em continência ao Diretor-Geral do DCTA.

 

O Tenente-Brigadeiro Medeiros agradeceu o convite do General de Brigada Carvalho Lima e destacou a importância do Exército Brasileiro para a sociedade, como um todo: “Muito me honra representar a Força Aérea Brasileira nesse relevante evento, oportunidade para manter estreitos os laços entre as forças irmãs e reafirmar o compromisso mútuo com a defesa do país. A história do nosso Exército fala por si e hoje pudemos, mais uma vez, celebrar juntos essa insigne data do calendário nacional”, registrou o Oficial-General, representante do Alto-Comando da Aeronáutica.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges e Ten Daniel Ranna
Foto: ACS/ CAVEx

O Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Organização Militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), acaba de registrar no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), o software “SPE - Sistema de Posicionamento Embarcável para tecnologia PITER”, fruto da pesquisa e desenvolvimento do Projeto PITER-N (Processamento de Imagens em Tempo Real para Navegação Aérea Autônoma Noturna com Alto Desempenho).

Este sistema permite a fusão de dados de navegação de todos os sensores embarcados, por meio de uma plataforma única de desenvolvimento, aumentando a precisão da estimada da posição de uma aeronave com maior confiabilidade e robustez.

A aplicação foi desenvolvida com foco no modelo tríplice hélice, de modo que pode ser utilizada em diversos tipos de hardware de processamento, ou seja, é compatível com vários modelos de aeronaves.

A versatilidade do SPE, permitirá, por exemplo, a estimação de posição através de imagens com diferentes tipos de sensores imageadores, dirimindo a dependência exclusiva de sistema de posicionamento e navegação satelital, perfazendo ações para o futuro voo autônomo de aeronaves dentro de requisitos de segurança exigidos no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). 

O Diretor do IEAv, Coronel Aviador Charlon Goes Cunha, ressaltou que o registro desse software reforça o compromisso do Instituto, em cumprir sua missão realizar pesquisas científicas e tecnológicas, contribuindo para o avanço do conhecimento e fortalecendo o Poder Aeroespacial Brasileiro, além de promover a Soberania Nacional, ao criar soluções para posicionamento de aeronaves que complementam sistemas os quais não são de controle estratégico brasileiro.       

Fonte: ACS / IEAv
Foto: Arquivo ACS - IEAv

Fim do conteúdo da página