Página inicial > Notícias

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial sediou no período de 11 a 13 de setembro a II Reunião do Grupo de trabalho Bilateral sobre Cooperação Industrial para a Defesa (GTBCID) Brasil – Espanha, que tem como objetivo fomentar a colaboração entre o Ministério da Defesa do Brasil e o Ministério da Defesa da Espanha, bem como entre as forças armadas de ambos os países. O evento é coordenado pelo Departamento de Defesa do MD.

A delegação espanhola é liderada pelo General de Brigada Luis Manuel López Gonzalez – Diretor-Geral de Armamento e Material do Ministério da Defesa da Espanha, além de militares e empresários.

O GTBCID conta, ainda, com a participação de representantes da ABIMDE – Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança e do Departamento de Sistemas de Propulsão do Centro de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil.

O evento teve início com um briefing institucional do DCTA, proferido pelo Cel Av Manoel Antônio de La Sagra Fagundes Perez, Chefe da Coordenadoria de Gestão por Processo, que ressaltou que o Grupo de Trabalho “é uma excelente oportunidade de divulgarmos nosso alto nível de qualificação de pessoal, dos laboratórios instalados e da tecnologia desenvolvida na área aeroespacial.”

Para o Brigadeiro Engenheiro César Demétrio Santos, Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, que fez a abertura do evento, esse Grupo de Trabalho “é uma oportunidade de um estreitamento entre a Espanha e o Brasil no desenvolvimento conjunto de novos sistemas e tecnologias, por meio da participação das indústrias espanholas e brasileiras, que permita maior capacidade de dissuasão, bem como benefícios para a Sociedade.”

Fonte: ACS/DCTA

Publicado em: 17/09/2018

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) participou, na última segunda-feira, 23, da reunião estratégica do Projeto Interforças de Cooperação em C,T&I. O encontro, coordenado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT), ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil em Brasília e teve como principal objetivo mostrar os resultados já alcançados a partir do intercâmbio entre Exército, Marinha e Aeronáutica.
Estiveram presentes o General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT), o Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, Diretor-Geral da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; além de Oficiais-Generais das três forças.
“O Projeto Interforças de Cooperação em C,T&I passou, nos eventos anteriores, pela fase de conhecimento das capacidades individuais e evoluiu para a identificação de atividades comuns que pudessem compartilhar recursos humanos e laboratoriais, com a finalidade de criar sinergia entre os projetos em andamento nas suas unidades subordinadas. Além disso, possibilitou a visibilidade de ocorrência de atividades semelhantes, o que motivou o estabelecimento de ações conjuntas a fim de evitá-las” ressaltou o Tenente-Brigadeiro Amaral.
Desde o ano de 2017, o Subdepartamento Técnico (SDT) do DCTA, por intermédio da sua Divisão de Projetos (DPJ), interage com as demais organizações no intuito de estabelecer as áreas de interesse comum que possam ser alvo da racionalização de recursos para a obtenção de resultados científico-tecnológicos, o que vem contribuindo sobremaneira para o sucesso dessa iniciativa. O próximo evento, agendado para o mês de setembro de 2018, será organizado pela Marinha do Brasil.

Fonte: ACS/DCTA, por Ten Dariane - Fotos: Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT)

Publicado em: 26/04/2018