Página inicial > Notícias > DCTA recebe comitiva do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais

De 08 a 12 de abril de 2024, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), recebeu a comitiva do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA) para conhecer as principais atividades desenvolvidas pelos seus Institutos.

O Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), Brigadeiro do Ar Helmer Barbosa Gilberto e os Oficiais-Alunos do CPEA foram recepcionados pelo Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcofarado, pelo Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA, Brigadeiro do Ar Alexandre Daniel Pinheiro da Silva e pelo Chefe do Subdepartamento Técnico (SDT) do DCTA, Brigadeiro do Ar Eduardo Alexandre Bacelar.

Em suas palavras de boas-vindas, o Major-Brigadeiro Davi ressaltou sobre a importância dos Oficiais-Alunos da CPEA conhecerem o trabalho desenvolvido pelos laboratórios do DCTA nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

“Esta experiência de visitar o DCTA enriquecerá o trabalho dos senhores, pois é a oportunidade de conhecer um pouco sobre as atividades desenvolvidas em nossos laboratórios, na busca por soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial”, disse o Vice-Diretor do DCTA.

O Brigadeiro Bacelar proferiu uma palestra institucional sobre a história e os projetos realizados pelo DCTA, além de destacar a relevância dessa visita para os Oficiais-Alunos do CPEA, principalmente para entender a missão e a importância do DCTA para a atividade fim da Força Aérea Brasileira (FAB) e para o bem-estar da nossa sociedade é fundamental.

“Acredito que essa visita despertará nos alunos a indiscutível necessidade de investirmos cada vez mais em CT&I. Fruto dessa estratégia, podemos observar o grande salto tecnológico que nossa Força está implementando através do início das operações do KC390, F39 e do E99 modernizado. Ainda temos muito a evoluir e conquistar, e encontros acadêmicos como esse, é mais um dos catalisadores do nosso sucesso no futuro”, enfatizou o Brigadeiro Bacelar.

O curso da CPEA, segundo o Coordenador da Comitiva, Coronel Mário Ribeiro, visa aprimorar o entendimento do setor aeroespacial pelos coronéis, capacitando-os para contribuir com o planejamento estratégico do Comando da Aeronáutica (COMAER) e fornecer assessoria de alto nível à Força Aérea e ao Ministério da Defesa.

“A visita do CPEA ao DCTA permitiu aos Oficiais-Alunos o contato com os principais projetos estratégicos em andamento, bem como com a aplicação, na prática de diversas pesquisas realizadas no âmbito do DCTA e seus Institutos e Organizações subordinadas”, disse Coronel Mário Ribeiro.

A Coronel Intendente Alessandra Maruyama Sinzato expressou seu orgulho por ser a primeira mulher no Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais, vendo-o como uma chance de honrar e inspirar outras mulheres na Força Aérea Brasileira (FAB). Ela destacou a importância de visitar o DCTA, reconhecendo seu papel vital no impulsionamento da inovação e desenvolvimento socioeconômico do país, especialmente no setor aeroespacial.

“Espero representá-las à altura e também deixar um legado às que irão me suceder, pois hoje, sou a primeira, mas tenho certeza que muitas outras virão”, disse Coronel Sinzato.

Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade conhecer os laboratórios e projetos desenvolvidos pelos seguintes institutos:  Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e o Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ).

Além do DCTA, a comitiva visitou o Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT), as instalações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a EMBRAER.

Fonte: DCTA. por Ten Alessandra Borges
Foto: IEAv, por SGT Eduardo, DCTA, por  Cb J. Alves, ICEA, por Sd Cesar e  ITA, por Cv Roberto