Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > ITA é homenageado com Ordem do Mérito Judiciário Militar durante cerimônia em Brasília
Início do conteúdo da página

Solenidade aconteceu durante a comemoração dos 216 da Justiça Militar da União

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebeu nesta quarta-feira (10), em Brasília, a comenda da Ordem do Mérito Judiciário Militar (OMJM) em reconhecimento pelos serviços prestados em prol da sociedade brasileira. A homenagem foi entregue durante a tradicional solenidade do Superior Tribunal Militar (STM) em comemoração aos 216 anos da Justiça Militar da União (JMU).
 
A cerimônia contou com a presença de 308 agraciados, entre eles o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, o Procurador-geral da República, Paulo Gustavo Gonet e o Advogado-geral da União, Jorge Rodrigo Messias. O ITA foi representado pelo Reitor do Instituto, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, a Vice-Reitora, Professora Doutora Emilia Villani, e pela Pró-Reitora de Administração, Coronel Intendente Vivian Santos Gomes.
 
Para o Reitor, a comenda materializa o empenho do ITA em cumprir sua missão de promover, através da educação, do ensino, da pesquisa e da extensão, o progresso das ciências e das tecnologias relacionadas com as atividades aeroespaciais. “Inspirados pelo legado de Casimiro Montenegro Filho, seguimos com nosso propósito de formar profissionais competentes e cidadãos conscientes, atuando de forma a levar o Brasil rumo à fronteira do conhecimento. Dedico esta homenagem a todos os membros do ITA, sejam eles alunos, professores, servidores ou militares”, afirmou o Reitor.
 
A Pró-Reitora de Administração, Coronel Vivian, pontuou que este momento serve de incentivo à busca incessante pelo progresso e a excelência. “Nós somos gratos ao Ministério da Defesa e à Força Aérea Brasileira por todo o suporte e apoio, essenciais para que sejam colhidos os frutos positivos desse enorme sistema que é o ITA. Usaremos este instante como mais um incentivo para irmos cada vez mais longe em direção ao progresso nacional”, acrescentou.

O presidente do STM e chanceler da Ordem do Mérito Judiciário Militar, Ministro Francisco Joseli Parente Camelo, afirmou que a Justiça Militar da União (JMU) conta com a história centenária para que os integrantes passem aos seus sucessores a certeza de que, cumprindo os deveres, deixam o exemplo para que continuem como leais guardiões da Pátria Brasileira. “É com muita esperança e fé que, acreditando no futuro do nosso País, nos comprometemos a lutar sempre pela igualdade, pelo justo julgar, pelas minorias mais carentes do nosso povo e por cada oportunidade que nos for dada de fazermos, cada vez mais e melhor, o que espera de nossa Justiça Militar o povo brasileiro”, concluiu.

A condecoração

A Ordem do Mérito Judiciário Militar (OMJM) foi criada pelo Superior Tribunal Militar (STM), em Sessão de 12 de junho de 1957, premia pessoas e instituições, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, por meio da concessão de insígnias: Insígnia para Bandeira ou Estandarte, Grã-Cruz para Cavalheiros ou Damas, Alta Distinção para Cavalheiros ou Damas e Bons Serviços.

As insígnias da OMJM são concedidas a integrantes da Justiça Militar da União (JMU) que tenham se destacado no desempenho de suas atribuições e não tenham recebido quaisquer punições; a magistrados, juristas, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública da União, da Advocacia-Geral da União, das Forças Armadas e de outras Instituições, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras que, pelos serviços prestados, se tenham tornado credoras de homenagem da JMU. Fazem jus ainda os cidadãos, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado reconhecidos serviços ou demonstrado excepcional apreço à JMU.

Podem, também, ser agraciadas com as insígnias da OMJM as Instituições ou Organizações, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, representadas por suas bandeiras ou estandartes, por ações que as credenciem a este preito de reconhecimento.

Fonte: ITA / STM
Foto: STM

Fim do conteúdo da página