Página inicial > Notícias > DCTA recebe visita de comitiva de parlamentares

No dia 7 de dezembro de 2023, o Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, o Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, recebeu os seguintes deputados do Congresso Nacional para uma visita às instalações do DCTA, ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) em São José dos Campos: Luísa Canziani dos Santos Silveira, Raimundo José Pereira dos Santos, Zacarias Calil Hamu, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, José Haroldo Figueiredo Campos e o Júlio César de Carvalho Lima.

A programação teve início no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), onde o Major-Brigadeiro Bellintani fez uma breve apresentação sobre a história e a criação do DCTA. Em seguida, a Comitiva se dirigiu ao IAE para conhecer o Túnel de Vento e o Laboratório de Preparação e Integração locais onde ocorrem testes e produção dos materiais aeronáuticos.

Posteriormente, o grupo visitou os seguintes laboratórios do ITA: o Centro de Competências e Manufatura (CCM) e o Centro Espacial ITA (CEI). Neste momento, os participantes tiveram a chance de compreender o impacto significativo que o Instituto exerce na capacitação de futuros engenheiros para o setor aeronáutico e espacial no Brasil e no mundo.

Para o Vice-Diretor do DCTA, a Comitiva teve a oportunidade de conhecer os avanços no âmbito aeroespacial, destacando que a atuação dos nossos parlamentares é fundamental para o adequado andamento dos projetos estratégicos de grande envolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Deputada Federal Luísa Canziani destacou a importância do setor aeroespacial no desenvolvimento econômico do Brasil: “Esta é uma visita muito importante, pois conseguimos sensibilizar e conscientizar os parlamentares sobre uma temática fundamental no desenvolvimento econômico. Ao visitarmos o ITA e o DCTA, certamente nos motivará a trabalhar no Congresso Nacional por mais recursos e por um ambiente regulatório que propicie o desenvolvimento da tecnologia em nosso país”, declarou

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges

Fotos: DCTA, por Cb J. Alves