Página inicial > Notícias > DCTA sedia 25º edição da Competição SAE BRASIL AeroDesign

Entre os dias 02 e 05 de novembro de 2023, foi realizada, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a 25ª edição do AeroDesign, competição que contou com 82 equipes inscritas e mais de mil participantes.

A cerimônia de abertura foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, além de contar com as participações do Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Correia, do Vice- Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, do Presidente da SAE BRASIL, Camilo Abduch André Gasparotti e do responsável pela Comissão Organizadora da Competição, Horacio Forjaz.

Em suas palavras, o Diretor-Geral do DCTA destacou a importância dessa competição para o segmento aeronáutico. “No ano passado, tive a oportunidade de participar desse evento e fiquei profundamente impressionado com a determinação e liderança demonstradas por muitas das equipes participantes. Aprender a trabalhar em conjunto é uma habilidade crucial que irá acompanhá-los ao longo de toda a vida, pois raramente se atinge o sucesso de forma isolada. Portanto, colaborar em equipe, somando e multiplicando esforços, é uma premissa de inegável relevância, uma verdade que se evidencia nessa competição. Perseverem em manter viva a chama do sonho, pois os sonhos não envelhecem”, disse.

As equipes desfrutaram de uma programação repleta de atrações que incluía painéis, exposições de aeronaves, competições de voo, entrega de prêmios e uma visita à EMBRAER.

Para o engenheiro e responsável pela competição, Horacio Forjaz, nesses 25 anos, o Projeto SAE BRASIL AeroDesign tem atraído muitos professores e estudantes de nível superior do Brasil e do exterior. “A competição está contribuindo de forma efetiva para a difusão do conhecimento na área de ciência aeronáutica e servindo como inspiração para o surgimento de novos livros didáticos sobre o tema”, comentou.

O encerramento do evento contou com a premiação das equipes ganhadoras nas categorias Micro, Regular e Advanced, além das homenagens, menções honrosas e apresentações de vídeos sobre a competição.

A “Classe Micro” é voltada para que os estudantes criem uma aeronave desmontável e que caiba dentro de uma caixa de transporte, pois no momento da competição eles têm um limite máximo para montar e desmontar. Foram ganhadoras as equipes: 1º lugar “MicroRaptor”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); 2º lugar “Albatroz”, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); 3º lugar “3 Uai, sô! Fly!!! Micro”, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Já na “Classe Advanced” a finalidade foi testar aeronaves que cumpram algumas missões específicas, tudo baseado em sistemas embarcados. Foram vencedoras: 1º lugar a equipe “Adelphi”, da UNESP Campus São João da Boa Vista - (SJBV - UNESP); 2º lugar “Findus”, da Linköping University (Suécia); 3º lugar “Canarinho”, da Faculdade de Engenharia Campus de Bauru (FEB - UNESP).

Na categoria “Classe Regular”, na qual os competidores têm como objetivo projetar uma aeronave que seja mais leve possível, demonstrando sua eficiência estrutural e o desempenho diante de obstáculos, foram ganhadores as equipes: 1º lugar “1 Axé Fly”, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); 2º lugar “Aerofeg”, da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG - UNESP); 3º lugar “3 ESSC-USP Alpha”, da Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (EESC - USP); 4º lugar “Harpia”, da Universidade Federal do ABC (UFABC); “Uai, sô! Fly!!!”, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A equipe ganhadora do troféu EMBRAER por excelência em projeto foi a “Axé Fly”, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Sobre o Projeto AeroDesign

O Projeto AeroDesign é um programa de natureza educacional cujo objetivo é estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes em nível superior e futuros profissionais deste importante segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

A qualidade dos projetos e o desempenho dos mesmos em voo são alvo de avaliação criteriosa por parte de uma centena de juízes e fiscais – basicamente engenheiros que atuam na indústria aeronáutica brasileira - que integram o Comitê Técnico da Competição.

Como decorrência do trabalho em equipe, voltado para o desenvolvimento e materialização de seus projetos, os competidores tem também a oportunidade de exercitar disciplinas que usualmente não fazem parte dos currículos acadêmicos e que, não obstante, se revelam preciosas para o bom desempenho de profissionais da engenharia em um mundo sempre mais competitivo: espírito de equipe, liderança, planejamento, capacidade de vender ideias e projetos.

Fonte: DCTA, por Tenente Alessandra Borges

Revisão: DCTA, por Tenente Carolina Redlich