Página inicial > Notícias > "Sábado das Origens” marca encontro de gerações de Iteanos e promove debates sobre o futuro do Instituto

No dia 21 de outubro de 2023, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), foi realizada mais uma edição do tradicional “Sábado das Origens”, evento anual que proporciona a interação de diferentes gerações de Iteanos. O encontro é organizado pela Associação de Ex-Alunos do ITA (AEITA) em parceria com a ITAEx, uma associação de ex-alunos que apoia o Instituto, e contou com palestras do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e do Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia.

Durante sua fala, o Tenente-Brigadeiro Medeiros apresentou detalhes sobre o relatório final da Comissão Multiministerial que avaliou a instalação de um novo campus do ITA em Fortaleza (CE). Foram apresentadas perspectivas de cursos a serem oferecidos, a projeção da quantidade de alunos matriculados e informações sobre a contratação de professores e técnicos para a implementação do projeto. “Nós carregamos em nossa estrutura genética o DNA da inovação, uma característica que remonta desde quando Santos Dumont inovou com o avião, passando pela criação do Bandeirante, o primeiro carro a álcool do Brasil desenvolvido no ITA, até os resultados atuais, como a fabricação do KC-390 e a produção do Grippen. É nessa linha que estamos buscando inovar para criar um novo campus dessa Instituição de Ensino Superior tão consagrada que é o ITA”, apontou.

O presidente da AEITA, Rafael Rosa, Engenheiro Eletrônico formado no ITA na turma de 2004, disse que, para acompanhar os detalhes e a execução desse projeto, a Associação reativou a célula regional no Ceará. Felipe Bonfim, Diretor designado para acompanhar as atividades no local, enfatizou que o “ITA no Ceará é o ITA do Brasil e que sua implementação terá que respeitar uma série de tradições, como a Disciplina Consciente e demais valores” e que estão “dispostos a ajudar em tudo que for possível”. O novo presidente da Associação, Alex Pereira, Engenheiro de Computação formado no ITA na Turma de 2004, também acompanhou as tratativas.

A criação de mais um campus do ITA também foi um dos desafios apontados pelo Reitor do Instituto. Além disso, ele realizou um balanço de seus oito anos à frente da reitoria, destacando resultados positivos, como o aumento na contratação de professores, a criação de laboratórios e acordos para Dupla Titulação com países como França, Canadá e Suécia, bem como a organização do maior evento de estudos espaciais do mundo, o Space Studies Program (SSP).

O Reitor do ITA foi agraciado com o Prêmio Newton Pitombo, uma honraria entregue àqueles que, de alguma forma, realizaram atos relevantes em prol do Instituto e sua comunidade. O Doutor Anderson agradeceu dizendo que, apesar de não ter feito graduação no ITA, é muito acolhido pela comunidade de ex-alunos e alunos e que a premiação é a prova disso.

A programação do “Sábado das Origens” também incluiu votações para alterações do Estatuto e na composição da direção, assim como participações no Centro Acadêmico Santos Dumont (CASD) e no Fundo Patrimonial do ITA.

Fonte: ITA, por Tenente Leonardo

Revisão: DCTA, por Tenente Alessandra Borges