Página inicial > Notícias > DCTA realiza cerimônia militar alusiva ao Dia da Força Aérea Brasileira e do Aviador

No dia 23 de outubro de 2023, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), promoveu uma cerimônia militar em celebração ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB) e Dia do Aviador.

A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e também contou com a presença de demais Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeita da Guarnição, além de autoridades civis, como o Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias e o Presidente da Câmara, Roberto do Eleven.

Na ocasião, ocorreu a entrega da Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), destinada a premiar os militares e personalidades civis que tenham se destacado no exercício de sua profissão, prestando notáveis serviços ao país. O Prefeito de São José dos Campos foi um dos 17 agraciados com a maior condecoração da FAB.

“É uma grande honra ser homenageado aqui no DCTA, afinal trata-se de uma instituição que agrega muito valor para a nossa cidade. Ao longo dos anos, o ITA e o DCTA como um todo vem trazendo um impacto transformador na história da nossa comunidade”, disse Anderson Farias.

Na Ordem do Dia alusiva ao Dia da Força Aérea Brasileira e Dia do Aviador, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, destacou a importância do legado de coragem, patriotismo e dedicação deixado pelo Pai da Aviação. “Continuemos, portanto, sem esmorecer, construindo a cada dia uma força aeroespacial moderna e dissuasória que, ao ocupar o seu lugar de destaque no cenário internacional, reforça o nosso compromisso com a inovação e a defesa nacional, o qual se faz notar desde o girar das hélices do 14-bis, passando pelo roncar das turbinas do KC-30, KC-390 e F-39 Gripen, até as dimensões do espaço sideral, em que um brilhante futuro se deslinda, ratificando ser o céu não mais o limite, apenas o começo”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica.

Em suas palavras, o Diretor-Geral do DCTA também falou sobre a relevância dessa data. “Essa é uma celebração de extrema notoriedade para todos nós, ainda mais nesse ano no qual celebramos o sesquicentenário de nascimento de Santos Dumont, pois devemos a este notável brasileiro a existência da nossa Força Aérea e o advento da aviação. Nesse contexto, o DCTA desempenha papel fundamental para auxiliar a FAB no cumprimento de sua missão, trabalhando arduamente nos processos de certificação das aeronaves e no desenvolvimento de soluções tecnológicas que fomentam o avanço do nosso país”, concluiu.

Data Comemorativa

O dia 23 de outubro foi instituído como da Força Aérea Brasileira e do Aviador por ser a data em que Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo com o 14-Bis. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 1906, quando o brasileiro impressionou mais de mil espectadores e toda a Comissão Oficial do Aeroclube da França.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre os eventos promovidos pelo DCTA em celebração ao Dia da FAB e do Aviador

Fonte: DCTA, por Tenente Carolina Redlich e Tenente Alessandra Borges
Fotos: IAE, por Sgt Frutuoso e DCTA, por Cabo J. Alves