Página inicial > Notícias > VLS 20 anos: DCTA homenageia “Heróis de Alcântara”

No dia 22 de agosto de 2023, completaram-se 20 anos do acidente mais marcante da história do Programa Espacial Brasileiro, envolvendo um Veículo Lançador de Satélites, durante a Operação São Luís. O fato ocorreu em 2003, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Maranhão.

Com o objetivo de honrar as 21 vítimas, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a Prefeitura Municipal de São José dos Campos realizaram homenagens e condecorações.

Pela manhã, a Prefeitura promoveu, em parceria com o DCTA, a entrega oficial de um monumento no trevo que dá acesso ao Jardim da Granja, local que recebeu o nome “Praça Heróis de Alcântara”.

A solenidade contou com a presença do Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, do Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, do Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Chamon, demais Oficiais-Generais e Comandantes, Chefes e Diretores da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), além dos familiares e amigos que trabalharam com as vítimas no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), durante a Operação e em outros projetos.

Em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro Medeiros ressaltou o esforço, a dedicação e o compromisso desses profissionais que deixaram um impacto duradouro na esfera da pesquisa, inovação e tecnologia, continuando a exercer uma influência significativa sobre o Programa Espacial Brasileiro.

“Foi graças às suas inestimáveis contribuições nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que hoje temos a continuidade do nosso Programa Espacial. Porém, muito mais importante do que isso, foram os seus exemplos de pessoas íntegras e seres humanos exemplares que deixaram a sua história de vida em todos os ambientes por onde passaram, seja no trabalho ou no seio familiar", enfatizou o Diretor-Geral do DCTA.

O Prefeito, Anderson Farias, ressaltou que: “Esta é uma homenagem da cidade de São José dos Campos, que reserva este pequeno espaço para preservar a memória destes heróis. Aos familiares, permanece sempre o meu respeito e minhas condolências. Tenham a certeza de que nós, brasileiros, nos orgulhamos do trabalho que essas 21 pessoas realizaram", afirmou o Prefeito.

No período vespertino, as autoridades do DCTA e os familiares das vítimas seguiram para o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) para a realização do já tradicional ato solene, que ocorre anualmente, no momento exato em que o acidente aconteceu.

Durante a cerimônia, foi plantada uma muda de ipê-amarelo ao lado do monumento já existente no MAB, simbolizando que, a cada vez que essa árvore florescer, a memória desses heróis será reavivada em nossas mentes e corações.

O Capelão do DCTA, Tenente-Coronel Carlos de Oliveira Berto, proferiu palavras de conforto e esperança aos familiares presentes.

"Aqui nos encontramos unidos e tocados pela dor, porém solidificados na mesma crença em Cristo, que nos assegura a promessa da Ressurreição. A Força Aérea Brasileira (FAB) continuará recordando esse ato heróico de profissionais tão valiosos”, disse o Capelão Tenente-Coronel Berto.

Precisamente às 13h26, as famílias das vítimas se posicionaram em torno do monumento para recordar seus entes queridos e, após o ato solene, receberam uma singela lembrança do DCTA.

"Hoje é o dia em que reunimos parentes e amigos para compartilhar nossas tristezas, mas, principalmente, festejar nossas vitórias e conquistas. Por isso, precisamos nos manter unidos, pois devemos a eles a manutenção do legado deixado, para que aquela chama que existia dentro de cada um deles, de obstinação e patriotismo, nunca se apague", concluiu a representante das famílias, Doris Maciel Cezarini.

Fonte: DCTA, por Tenente Alessandra Borges
Revisão: DCTA, por Tenente Carolina Redlich