Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA sedia a 21ª Reunião de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação de Interesse da Defesa
Início do conteúdo da página

Entre os dias 15, 16 e 17 de agosto de 2023, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) sediou a 21ª Reunião de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação de Interesse da Defesa (REPID), organizada pelo Ministério da Defesa (MD).

A reunião teve por objetivo avaliar o andamento das deliberações decorrentes da REPID anterior, bem como o desenvolvimento dos projetos de interesse da Defesa em andamento nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação do Ministério da Defesa (ICTMD), além de apreciar as propostas de novos projetos estratégicos.

O evento contou com a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI) e das Forças Armadas.

Na oportunidade, estiveram presentes o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar, o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General de Exército Achilles Furlan Neto e o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, além de demais Oficiais-Generais das Forças Armadas e autoridades civis.

O Diretor-Geral do DCTA falou sobre a importância do evento: “Ao recebermos a 21º REPID, temos a oportunidade de interagir com a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro naqueles projetos que são de interesse tanto das Forças quanto da Defesa. Com isso, caminhamos, cada vez mais, para incrementar a Ciência e Tecnologia dentro das nossas Forças, e isso replica para o nosso país. Além disso, promovemos o fomento dos recursos adequados para a criação da sinergia necessária para o fortalecimento dos setores estratégicos para a Defesa Nacional – o nuclear, o cibernético e o espacial –, o que contribui, de maneira inegável, para o desenvolvimento e a soberania do nosso país”, disse o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

O Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita destacou que a REPID deste ano teve como foco principal o aperfeiçoamento da Governança de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Buscamos que a gestão dos projetos tenha como princípio norteador uma clara e inequívoca entrega à sociedade. Esse resultado esperado deve ser traduzido na obtenção de novas capacidades militares e, ainda mais, no fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID)”, frisou o Brigadeiro Mesquita.

Segundo o Chefe do Escritório Corporativo de Gerenciamento de Projetos do DCTA, Coronel Aviador Manuel Antônio de La Sagra Fagundes Pérez, participar desta reunião é uma chance singular de trocar lições aprendidas entre as ICT do Ministério da Defesa.

 “A REPID busca contribuir para novas iniciativas interoperáveis e integradoras da área de CT&I das Forças Armadas e do MD, principalmente buscando caminhos para que o conhecimento científico possa gerar processos de inovação e produtos de Defesa para as Forças Armadas e para a nossa Base Industrial de Defesa - BID, fomentando o desenvolvimento científico-tecnológico e, por conseqüência, o desenvolvimento sustentável de nosso país”, concluiu.

Sobre a REPID

A REPID ocorre anualmente sob a coordenação do DECTI e da SEPROD, departamentos do Ministério da Defesa (MD).

O evento conta com a participação de autoridades do MD, bem como das Forças Singulares e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A realização da REPID é feita em rodízio pelas três Forças Singulares e a próxima edição será sediada na Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, em São Paulo, no mês de julho de 2024.

Fonte: DCTA, por Tenente Alessandra Borges
Revisão: DCTA, por Tenente Carolina Redlich
Fotos: IAE, por Sargento Frutuoso
DCTA, por Cabo J. Alves

Fim do conteúdo da página