Página inicial > Notícias > 10 toneladas de solidariedade: Domingo Aéreo do DCTA promove arrecadação de alimentos

No dia 07 de agosto de 2023, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por meio de seu Diretor-Geral, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, promoveu a doação de 10 toneladas de alimentos arrecadados durante o Domingo Aéreo, evento que reuniu mais de 55 mil pessoas apaixonadas por aviação.

Durante a entrega, estiveram presentes o Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sheila Tomaz Ferreira, o Chefe do Gabinete do DCTA, Coronel Aviador Wagner Giovanelli e o Presidente da Associação Desportiva Classista dos Servidores Civis e Militares do Centro Técnico Aeroespacial (ADCCTA), Robson Rodolfo Gervásio, bem como demais Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores dos institutos do DCTA e representantes das entidades agraciadas.

Para o Tenente-Brigadeiro Medeiros, essa iniciativa ressalta o compromisso da Força Aérea Brasileira (FAB) com a sociedade, especialmente com a comunidade local.

“É uma alegria associar um evento tão esperado como o Domingo Aéreo com uma ação de grande impacto social, ainda mais no ano em que celebramos o sesquicentenário de nascimento de Santos Dumont. Atingir essa marca de 10 toneladas em arrecadações é muito gratificante para nós, pois exemplifica a participação efetiva de toda a população joseense em iniciativas promovidas pelo DCTA. A entrega dessas doações também é uma forma de reconhecermos o trabalho de entidades que se engajam em prol daqueles que mais precisam, unindo solidariedade a um trabalho que transforma a vida de muitas pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, a cerimônia hoje realizada ratifica nossa gratidão e orgulho em fazermos parte da comunidade de São José dos Campos, cidade que tanto agrega valor para o nosso país”, comentou.

O Prefeito, Anderson Farias, evidenciou a importância da arrecadação solidária ocorrida durante o Domingo Aéreo.

“Os donativos ressaltam o empenho do DCTA e da Prefeitura com a promoção de eventos que, além de levarem entretenimento e cultura à população, também demonstrem a preocupação com a responsabilidade social”.

Na oportunidade, foram beneficiadas as seguintes fundações: Instituto Brantz Social, Associação Socioeducativa Cidade Social, Associação Nossa Casa de Acolhida e Catedral São Dimas, além da instituição Cidade Social, de Jacareí (SP).

O Diretor Administrativo do Instituto Brantz Social, Hélio Librantz, destacou que os donativos beneficiarão mais de 200 famílias.

“Esses alimentos recebidos farão a diferença. Para nós, é essencial contarmos com esse tipo de parceria, pois nos sentimos mais valorizados e motivados em nosso propósito”.

Sobre as entidades beneficiadas

Instituto Brantz: Atua com projetos socioculturais e socioesportivos, voltados para crianças e adolescentes, de 06 a 17 anos.

Associação Socioeducativa Cidade Social: Com sede em São José dos Campos, a entidade tem como foco promover o bem estar e a reintegração social, fomentando a dignidade, a espiritualidade, novas habilidades pessoais e profissionais, visando a emancipação familiar.

Associação Nossa Casa de Acolhida: Acolhe pessoas vivendo ou convivendo com o HIV/AIDS. Hoje, trabalha com cerca de 120 famílias, aproximadamente 550 pessoas atendidas.

Catedral São Dimas: Tem como foco famílias em situação de vulnerabilidade social, proporcionando curso para gestantes e mães carentes. Também apoia com cestas básicas e enxoval para o bebê que irá nascer. Atualmente atende mais de 200 famílias.

Cidade Social: Faz parte do mesmo grupo da Associação Socioeducativa Cidade Social citada anteriormente, porém essa unidade está localizada na cidade de Jacareí e atualmente atende cerca de 70 famílias.

Fonte: DCTA, por Tenente Carolina Redlich e Tenente Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Cabo J. Alves