Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IFI promove XV Seminário de Metrologia Aeroespacial
Início do conteúdo da página

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio de sua Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA), promoveu, entre os dias 4 e 6 de julho de 2023, o XV Seminário de Metrologia Aeroespacial (SEMETRA). O seminário, voltado para especialistas civis e militares ligados à área de confiabilidade metrológica, foi acompanhado por mais de 150 pessoas e contou com a presença de palestrantes das mais diversas organizações de ensino e pesquisa de todo o país.

Paralelamente ao evento, as empresas Rohde & Schwarz, Keysight, Fluke, Arotec, Arsitec e API Technologies montaram estandes e ministraram palestras voltadas a apresentar o atual estágio do segmento metrológico nacional, estimulando e tornando viável o contato das organizações governamentais e privadas do Brasil com o “estado da arte” da ciência da medição.

 “A finalidade prioritária do SEMETRA foi a troca de informações e técnicas entre os diversos elos que compõem o Sistema de Metrologia Aeroespacial [SISMETRA], bem como a disseminação de conhecimentos metrológicos atualizados e relevantes”, explicou o Tenente-Coronel Especialista em Armamento Sérgio Baptista de Oliveira, Chefe da CMA. “O seminário foi ainda muito importante para os laboratórios se atualizarem sobre a área de metrologia, para as empresas divulgarem novas tecnologias e equipamentos e para a atualização de informações no setor acadêmico”, complementou o Tenente-Coronel Sérgio.

Programação - O evento foi aberto, no dia 4 de julho de 2023, pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), que destacou a importância da metrologia na obtenção de resultados mais palpáveis e confiáveis. Ao longo dos três dias de atividades, os participantes puderam acompanhar apresentações de instituições como Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Rede Metrológica do Estado de São Paulo (REMESP), DCTA, IFI, Rohde & Schwarz, Hospital Santa Casa de São Paulo, Arotec, Parque Tecnológico de São José dos Campos, Arsitec, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Keysight, Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) e Agência Espacial Brasileira (AEB).

Fonte: IFI, por Servidor Civil Alexandre Toler
Revisão: DCTA, por Tenente Carolina Redlich
Foto: IFI, por Sgt Neto

Fim do conteúdo da página