Página inicial > Notícias > DCTA recebe vista dos alunos da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP

No dia 27 de junho de 2023, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), recebeu a visita dos alunos da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC-Unicamp) para conhecerem os institutos e os projetos desenvolvidos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Para o responsável da comitiva, professor Luís Fernando Pinto de Oliveira, o objetivo da visita é fomentar possíveis futuras pesquisas em conjunto.

“Tudo o que conhecemos no MAB, IAE e IEAv foi valioso. No MAB, pudemos ter um breve relato da história aeroespacial brasileira que muito nos honra devido aos seus grandes heróis do passado, como Alberto Santos Dumont. Tivemos contato com as pesquisas em desenvolvimento, como os sistemas inerciais do IAE que, inclusive, há um grande pesquisador aqui da Unicamp que está contribuindo com essa pesquisa. Além disso, conhecemos as próximas linhas de pesquisa dos institutos, como o projeto C2 de fusão de dados de imagiamento no IEAv, no qual tenho bastante interesse”, disse Fernando.

A comitiva foi recepcionada pelo chefe do Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), Capitão Esmeraldino da Silva Nascimento, que realizou uma apresentação institucional do DCTA e conduziu uma visita monitorada pelo acervo do MAB.

Posteriormente, o grupo foi conhecer o Laboratório de Identificação, Navegação, Controle e Simulação e a Divisão de Eletrônica de Ensaios no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Em seguida, a comitiva seguiu para o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), onde foram recebidos pelo Diretor, Coronel Artêmio Relvas, que realizou uma palestra sobre a instituição de referência internacional em pesquisas de tecnologias avançadas no campo aeroespacial.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: IEAv, por Sgt Eduardo e IAE, por Sgt Frutuoso