Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Centro Acadêmico Santos Dumont celebra 73 anos de criação
Início do conteúdo da página

O CASD foi idealizado em 1950 com o objetivo de ofertar melhor estrutura e qualidade devida aos futuros engenheiros do ITA, sendo mantido por alunos da instituição até os dias atuais

O Centro Acadêmico Santos Dumont (CASD) é o órgão representativo dos alunos de graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Além de representar e defender os interesses dos estudantes, o CASD foi criado para promover um ambiente de cooperação e bem-estar que propicie o crescimento completo do futuro engenheiro, levando em consideração aspectos culturais, sociais e técnicos. Seu funcionamento era fundamental no projeto pedagógico pensado pelos fundadores do instituto, pois almejavam uma escola de Aeronáutica que contasse com um alojamento.

Entre os anos 1960 e 1964, surgiu o Departamento de Ordem e Orientação, que, em conjunto com o Conselho de Representantes, se responsabilizava pelo cumprimento da Disciplina Consciente, um dos principais valores do CASD, propagado aos futuros engenheiros, conforme frase célebre que ainda pulsa no coração dos iteanos: "Fazemos votos de que os alunos atuais continuem a acreditar no Centro Acadêmico Santos Dumont como uma rica referência para o resto de suas vidas. Um local voltado para a diversidade do ser humano e para a grandeza dos sonhos coletivos que seremos capazes de realizar como nação", Orador da turma de 1964, Luiz Maria Guimarães Esmanhoto.

Segundo o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, há um consenso entre os alunos do instituto sobre a importância do H8, que, recentemente, passou por uma expansão de sua estrutura física, totalizando seis blocos com capacidade para hospedar 840 alunos. Muitos estudantes, inclusive, atribuem boa parte de sua qualificação (especialmente no que hoje se costuma chamar de “soft skills”) à aprendizagem desenvolvida coletivamente, viabilizada por meio da residência estudantil, que se estende por toda a vida profissional, fruto de uma convivência intensa e próxima ao ambiente de estudo.

"Além da possibilidade de maior dedicação do aluno, o acolhimento resulta em baixa evasão e promove o sentimento de companheirismo que acompanha os iteanos ao longo da vida. Destacam-se, ainda, diversas atividades complementares promovidas pelo CASD, como ações sociais, práticas esportivas, iniciativas acadêmicas e de empreendedorismo", explicou o Reitor.

O alojamento H8 é gratuito para os alunos financeiramente carentes e, para os demais, é cobrada uma taxa simbólica de manutenção. Pelas facilidades que apresenta e pela convivência em grupo, quase todos os iteanos optam por morar no alojamento, que conta com uma excelente estrutura de apoio, como ambiente de estudos, academia, sala de música, quadras poliesportivas, piscina, atividades culturais e espaços de convívio.

Para que tudo isso seja possível, o CASD é dividido em três esferas de atuação: o Núcleo Executivo, o Departamento Acadêmico e o Departamento de Ordem e Orientação e os alunos se dedicam a atividades extracurriculares, organizados em grupos chamados de “iniciativas”.

Entre essas iniciativas, destaca-se a Associação Atlética Acadêmica do ITA (AAAITA) na condição de mais antiga do H8, uma tradicional Atlética, que preza pela qualidade de vida do iteano, seja por meio da prática de atividades físicas, seja pelos eventos de integração organizados com outras faculdades, permitindo a troca de conhecimento acadêmico e a expansão do ciclo social.

Para o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, a experiência vivida durante os anos de estudos no ITA é única e transformadora, formando alunos que se realizam não apenas academicamente, mas que também se sentem acolhidos, motivados e valorizados.

“No ano em que celebramos os 150 anos de Santos Dumont, torna-se ainda mais importante comemorarmos o 73º aniversário de criação do CASD. Por meio do Centro, os estudantes têm, à sua disposição, iniciativas que promovem o equilíbrio entre a rotina de estudos e o bem-estar físico e emocional, o que impacta diretamente na qualidade de vida e complementa, de forma sinérgica, a reconhecida formação de excelência dos iteanos”, concluiu o Diretor-Geral do DCTA.

Sobre o ITA

O ITA é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no DCTA, na cidade de São José dos Campos. Especializado nas áreas de Ciência e Tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece cursos de graduação em Engenharia, pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado, pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão.

Foi criado em 1950, por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho, sendo considerado um centro de referência no ensino de engenharia, pesquisa e extensão na área científico-tecnológica aeroespacial.

Fonte: DCTA, por Tenente Carolina Redlich
Imagens: DCTA, por Cabo J. Alves
Informações: casd.ita.br

Fim do conteúdo da página