Página inicial > Notícias > Diretor-Geral do DCTA recebe Diretores da International Space University (ISU), organizadores do evento Space Studies Program (SSP)

No dia 20 de junho de 2023, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, recebeu o Diretor do Space Studies Program (SSP), James Lewis e o Co-Diretor da Space Studies Program (SSP), Arif Göktuğ Karacalıoğlu para uma reunião sobre a 35º edição do SSP23, que acontecerá de 26 de junho a 25 de agosto, em São José dos Campos, tendo o ITA como um dos anfitriões do evento.

Também estiveram presentes o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Reitor do Instituto Tecnológico Aeronáutico (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, o Chefe da Assessoria de Relações Institucionais, Coronel Aviador Carlos Alberto de Sousa e o Assessor de Assuntos Espaciais da Direção, Coronel Aviador Carlos Henrique Afonso Silva.

O Diretor-Geral do DCTA ressaltou a importância deste grande evento a ser realizado na cidade de São José dos Campos, local sede de organizações que são referência para o cluster aeroespacial brasileiro.

“Estamos disponibilizando todo o suporte necessário para o SSP23, uma vez que a missão do DCTA, desde a sua concepção, é desenvolver soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial. É ainda mais simbólico que o evento esteja acontecendo no ano em que comemoramos os 150 anos do nascimento de Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira”, disse o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Para o Reitor do ITA, Professor Anderson, o ITA e o DCTA são considerados o berço do segmento aeroespacial de São José dos Campos. “Receber uma atividade como essa possibilita que o mundo conheça melhor tudo aquilo que produzimos. Ficará um legado para toda a comunidade internacional”, enfatizou o Reitor.

Sobre o Space Studies Program (SSP)

Desde 1988, o programa SSP proporciona aos participantes novas perspectivas sobre as atividades espaciais, pois o evento promove um curso intensivo de nove semanas, realizado todos os anos no período de junho a agosto, em diferentes locais ao redor do mundo.

O evento também oferece atividades em todas as disciplinas espaciais, bem como educação prática por meio de workshops e visitas, além de disponibilizar um currículo exclusivo projetado especificamente para profissionais que estão iniciando ou mudando de direção em suas carreiras espaciais. Durante o SSP, os participantes trabalham em projetos de equipe para enfrentar os desafios atuais e futuros no setor espacial.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Cabo J. Alves