Página inicial > Notícias > DCTA recebe comitiva da Escola Superior de Guerra – CAEPE

No dia 15 de junho de 2023, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) recebeu, no Memorial Aeroespacial Brasileira (MAB), militares da Escola Superior de Guerra (ESG) participantes do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE). O objetivo do curso é preparar civis e militares do Brasil e de Nações Amigas para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública, em especial na área de Defesa Nacional.

A Comitiva da Escola Superior de Guerra – CAEPE foi recepcionada pelo Chefe da Divisão de Coordenação de Interfaces (DCI), Coronel Aviador Rodrigo José Fontes de Almeida, que ministrou uma palestra institucional sobre os feitos e projetos desenvolvidos pelo DCTA nas áreas da ciência, inovação e tecnologia.

Em seguida, a comitiva conheceu o Laboratório de Ensaios de Turbina a Gás e a Divisão de Aerodinâmica, Controle e Estruturas do Instituto Aeronáutico e Espaço (IAE) e, posteriormente, deslocaram-se para o Instituto de Pesquisa e Ensaios de Voo (IPEV) para uma palestra com o Diretor do Instituto, Coronel Aviador Marcelo Bittencourt Vautier e visita ao Simulador do Hangar-X30.

Depois do almoço, os militares seguiram para o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), sendo recebidos pelo Diretor do Instituto, Coronel Engenheiro Artêmio Relvas de Almeida, que realizou uma palestra sobre as pesquisas e os projetos desenvolvidos pelo instituto na área aeroespacial.

Para o Coronel Aviador Piterson, um dos estagiários da comitiva, o DCTA é uma instituição de referência no campo da pesquisa e desenvolvimento aeroespacial no Brasil. Com seu comprometimento, seus institutos combinam atividades de pesquisa teórica e exercícios práticos que impulsiona o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, garantindo maior segurança e eficiência no setor aeroespacial. Além disso, o DCTA tem um legado de contribuições significativas para o país, fornecendo conhecimento científico e tecnológico que incentiva a indústria aeroespacial brasileira.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por S2 Vitor Costa; IAE, por Sgt Frutuoso; IAOp por Sgt Neves e IEAv, por Sgt Eduardo