Página inicial > Notícias > Diretor-Geral do DCTA participa de reunião com a empresa Saipher ATC

No dia 22 de maio de 2023, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, foi convidado pela empresa Saipher ATC para uma visita institucional.

Na oportunidade, também estiveram presentes o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, o Chefe da Assessoria de Relações Institucionais, Coronel Aviador Carlos Alberto de Sousa e o Chefe do Centro Espacial ITA (CEI), Capitão Aviador Carlos Amaral.

A comitiva do DCTA foi recepcionada pelo Diretor Comercial da empresa, Luiz Henrique Tanaka, o Diretor de Operações, Fred Boratto, o Diretor de Inovação e Novos Negócios, José Vagner Vital e o Consultor Estratégico, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas.

O encontro teve início com a apresentação institucional da Saipher ATC, que desempenha papel fundamental no setor de tráfego aéreo e aeroportos. Durante o encontro, foram apresentados detalhes do novo Sistema Holístico de Redução de Risco e Incerteza (HORUS - Holistic Risk & Uncertaint Reduction System), cuja finalidade é permitir que operadores de sistemas espaciais civis e militares tenham ferramentas de Consciência Situacional no Ambiente Espacial e no Domínio Espacial de Combate (SSA e SDA).

Para o Diretor-Geral do DCTA, essa visita é um exemplo inspirador de como a colaboração entre instituições governamentais e empresas privadas podem incentivar a ciência, a tecnologia e a inovação.

“O DCTA, por meio de seus institutos, contribui diretamente para o avanço do setor aeroespacial brasileiro, com conhecimento especializado e projetos estratégicos. Alavancar parcerias com empresas como a Saipher permite que o conhecimento científico seja traduzido em aplicações práticas, impulsionando o avanço tecnológico”, explicou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Após as apresentações, a comitiva do DCTA seguiu para visitar o espaço destinado ao simulador de torre TATIC 3D SIM, uma solução desenvolvida para atender às necessidades de capacitação e treinamento de controladores de tráfego aéreo. O produto simula o movimento de aeronaves e equipes de solo em um aeródromo, permitindo que os ATCOs (controladores de tráfego aéreo) pratiquem e aprimorem suas capacidades técnicas, em diferentes cenários.

Sobre a Saipher

Há mais de 25 anos, a Saipher ATC é uma renomada instituição dedicada à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em tráfego aéreo e aeroportos. Presente em mais de 170 aeródromos por todo o Brasil e no Paraguai, a instituição tem contribuído significativamente para a eficiência e segurança das operações aéreas através de suas tecnologias inovadoras. A Saipher ATC oferece sistemas de controle e monitoramento que garantem o fluxo adequado de aeronaves, minimizando atrasos e melhorando a capacidade dos aeroportos.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Cabo J.Alves