Página inicial > Notícias > DCTA realiza desativação da Comissão de Obras

Unidade militar faz parte da nova estrutura da DIRINFRA

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) promoveu, no dia 02 de fevereiro de 2023, a Cerimônia Militar de Desativação da CO-DCTA, Ativação e Posse do Chefe do Destacamento de Infraestrutura da Aeronáutica de São José dos Campos (DTINFRA-SJ).

No primeiro evento, aconteceu a Cerimônia de Descerramento de Retrato do Presidente da Comissão de Obras (CO-DCTA), Coronel Engenheiro Carlos Alberto Rebouças, na Galeria de Ex-Presidentes, com a presença do Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

“A Comissão foi criada, inicialmente, para organizar e administrar a necessária expansão do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Contudo, a CO-DCTA foi muito além disso, pois destacou-se como uma organização de referência na condução das atividades de fiscalização e viabilização de novos e complexos projetos de engenharia”, pontou o Diretor-Geral do DCTA.

Logo após o Descerramento foi realizada a Cerimônia Militar de Desativação da CO-DCTA, Ativação e Posse do Chefe do Destacamento de Infraestrutura da Aeronáutica de São José dos Campos (DTINFRA-SJ), presidida pelo Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA), Major-Brigadeiro do Ar César Faria Guimarães. A solenidade contou com a presença de Oficiais-Generais, Diretores, Chefes e Comandantes da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ).

Desde sua criação, em 17 de maio de 2012, a CO-DCTA atuou na ampliação das instalações do ITA, na elaboração de projetos de engenharia e na fiscalização de obras, sob a orientação do DCTA, além de promover o desenvolvimento de processos e soluções tecnológicas.

“Agradeço ao DCTA por todo o apoio prestado e ao meu efetivo pela inestimável oportunidade de tê-los liderado neste tempo, pela mútua confiança e comprometimento”, ressaltou o Coronel Rebouças ao entregar o cargo de Presidente da CO-DCTA.

Durante a cerimônia foi procedida a posse do primeiro Chefe da DTINFRA-SJ,  Tenente-Coronel Engenheiro Robinson Samuel Boschetti, que, até então, exercia o  cargo de Vice-Presidente da CO-DCTA.

O DTINFRA-SJ foi criado com a finalidade de atuar regionalmente na execução das atividades dos serviços de Engenharia, Patrimônio Imobiliário e Gestão Ambiental.

“A partir de hoje vocês terão a missão de construir uma nova história, não deixando de lado toda a experiência e excelência adquiridas com os trabalhos da CO-DCTA”, destacou o Diretor da DIRINFRA, Major-Brigadeiro César.

A nova Organização será subordinada administrativa, técnica e operacionalmente à Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) e atuará na cidade de São José dos Campos, no âmbito do DCTA e, também, em toda a área do IV COMAR.

Os DTINFRA são órgãos da estrutura da DIRINFRA, que operam isoladamente, encarregados das atividades operativas de engenharia de obras, patrimônio imobiliário, meio ambiente e proteção contra incêndio em uma área específica do território nacional, ou com um caráter pré-definido em seu ato de criação.

Fonte: DCTA, por Aspirante Alessandra Borges

Imagens: DCTA, por Cabo J. Alves