Página inicial > Notícias > DCTA realiza Cerimônia de Passagem de Comando do IPEV

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, no dia 12 de novembro, a Cerimônia Militar Alusiva à Passagem de Direção do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), do Coronel Aviador José Ricardo Silva Scarpari ao Coronel Aviador Marcelo Bittencourt Vautier. A solenidade militar foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

Na ocasião, estiveram presentes o Vice-Diretor, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Major-Brigadeiro do Ar Wander Almodovar Golfetto, o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia e demais autoridades.

Durante seu discurso de despedida, o Coronel Scarpari agradeceu o bom serviço prestado pelo efetivo do IPEV e ao DCTA pela confiança em tê-lo no cargo. “Tive o privilégio de participar de uma geração que selecionou, avaliou, testou, certificou, voou e recebeu uma série de projetos que traziam a letra X nos seus nomes. Projetos que hoje perderam essa letra e que já estão adequadamente batizados. Conheci o nascimento dos Caracais, dos Gripens, dos Milenniuns e dos Sabres. Vivi o auge da nossa indústria de defesa, com o desenvolvimento de armamentos inteligentes e toda uma gama de sistemas, equipamentos e artefatos aéreos. Por fim, desejo ao Coronel Vautier muita sorte neste novo desafio, que suas competências, habilidades e liderança contribuam para o cumprimento da missão institucional do IPEV, do DCTA e da nossa Força Aérea”, finalizou.

O Diretor-Geral do DCTA, afirmou “que um dos motivos pelo quais a Força Aérea Brasileira tem alcançado os excelentes resultados que vemos em nossos dias é contar, em sua estrutura, com a atuação de organizações altamente especializadas, dentre as quais destaco o IPEV, que opera unindo a pesquisa à prática, no campo aeronáutico e de defesa. A partir dos hangares deste Instituto, o DCTA orgulhosamente abriga uma das oito escolas de formação de pilotos e engenheiros de ensaio no mundo, reconhecida internacionalmente pela Society of Experimental Test Pilot (SETP)”, destacou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Fonte: DCTA, por Tenente Priscila Scarparo

Fotos: DCTA, por S2 Vitor Costa