Página inicial > Notícias > Cerimônia Militar alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira é realizada no DCTA

Evento reuniu autoridades civis e militares que prestigiaram a data comemorativa

No dia 21 de outubro de 2022, sexta-feira, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) promoveu a cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). A solenidade, presidida pelo Diretor-Geral Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, foi marcada pela imposição da Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA).

A OMA é uma distinção concedida aos militares da Aeronáutica brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País ou que se hajam distinguido no exercício da sua profissão; aos militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagem da nação brasileira e, particularmente, da Aeronáutica; aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que se tenham destacado nas suas áreas de atuação a serviço da Pátria e às corporações militares, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que as indiquem ao reconhecimento da Nação brasileira e, de modo particular, ao da Aeronáutica. Na ocasião, 24 agraciados receberam a condecoração, entre eles os senhores Carlos Nascimento e Luiz Omar.

Carlos Raimundo Albuquerque Nascimento é referência na gestão de empreendimentos energéticos de grande porte, desde o planejamento, licenciamento ambiental e mitigação dos efeitos nas comunidades, até a fase da construção, operação e manutenção de hidrelétricas. O senhor Luiz Omar Pinheiro é profissional de praticagem do Rio Amazonas há mais de 42 anos e conhecido colunista do Jornal “O Liberal”, na cidade de Belém/PA. Atua como insigne parceiro na divulgação das ações das Forças Armadas, em especial na Amazônia, com destaque para o Comando da Aeronáutica.

“Esse é um dia que ficará marcado em nossas vidas. Estar aqui e receber essa ilustre homenagem das mãos do Brigadeiro Medeiros, militar por quem temos profundo respeito e admiração, é uma honra indescritível”, pontuaram os agraciados.

A cerimônia também contou com a presença do Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani e demais Oficiais Generais das Organizações Militares da Guarnição de São José dos Campos, além de autoridades civis e representantes de empresas parceiras.

Na Ordem do Dia referente à data, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior parabenizou os aviadores e destacou: “Nosso imenso país dispõe de centenas de aeródromos, é possuidor de uma aviação civil robusta e com altíssimos níveis de segurança, abriga a terceira maior empresa aeronáutica do mundo e a NOSSA Força Aérea – sim, a minha, a sua, a NOSSA Força Aérea Brasileira – que é a maior, mais bem equipada do Hemisfério Sul e a segunda maior das Américas.

No sábado, 22 de outubro, o DCTA promoveu o tradicional “Baile do Aviador”, evento de gala que reuniu cerca de 400 convidados.

“A Força Aérea Brasileira está presente nos quatro cantos do nosso país, sempre focada na missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional. Como Diretor do DCTA, me sinto um privilegiado por comandar uma organização militar como esta, pois reúne profissionais que são referência no âmbito da ciência, da tecnologia e da inovação. Amparados nesses pilares poderemos alçar vôos cada vez mais altos”, concluiu o Brigadeiro Medeiros.

Sobre o Dia do Aviador

O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14-Bis, o aparelho mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros, voando a cerca de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

Fonte: DCTA, por Ten Carolina Redlich e Ten Isabele

Fotos: Sgt Petherson