Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA realiza Portões Abertos e atrai cerca de 85 mil pessoas em dois dias de evento
Início do conteúdo da página

 

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, em 19 e 20 de outubro, seu tradicional evento de Portões Abertos, proporcionando ao público do Vale do Paraíba um final de semana repleto de atividades. Ao todo, cerca de 85 mil pessoas prestigiaram o evento, e 6 toneladas de alimentos não-perecíveis foram doados para três instituições de caridade.

Sob o comando do Tenente-Coronel Especialista em Aviões Oscarino Anthero Junior, que apresentou a tropa ao Brigadeiro do Ar José Aguinaldo de Moura, Coordenador-Geral dos Portões Abertos do DCTA em 2019, a Bandeira Nacional foi hasteada pelo Grupo Escoteiros do Ar Professor Verdussen, marcando o início oficial do evento.

 



Por volta das 9h, a aeronave precursora da Esquadrilha da Fumaça aproximou-se para pouso, chamando a atenção do público como primeira atividade aérea do dia. Da chegada do precursor até o pouso de toda a equipe, que ocorreu às 10h, foi organizada uma apresentação de aeronaves não tripuladas, que realizavam acrobacias sob o controle remoto dos operadores.

 



Às 10h20, os paraquedistas da Equipe Falcões decolaram no C-95 Bandeirante. Para o Major Infante Michel Marconi Hakime de Andrade Ramos, Líder da equipe, o salto no evento é uma oportunidade de “fazer despertar o apreço e o encanto pelo serviço militar, incentivando a busca pelas nossas escolas de formação”.

 



Ponto alto do dia foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que realizou suas acrobacias com maestria para um público de aproximadamente 45 mil pessoas, encerrando o primeiro dia de evento.   O pequeno Miguel Lucas Leite, de 3 anos e 8 meses, foi um dos espectadores mais entusiasmados da apresentação. “Ele tem uma paixão em especial pela Esquadrilha da Fumaça. Sempre está assistindo a algum vídeo”, nos relatou a mãe do menino, a Senhora Gisele Leite. Já o pai, Luciano Leite, conta que tal paixão partiu dele. “Ele falou que, no ano que vem, seu aniversário será da Esquadrilha da Fumaça”.

 



O segundo dia de evento também foi repleto de atividades, como na apresentação dos cães de guerra do Grupamento de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ). A Força Aérea Brasileira (FAB) treina cães para diversas finalidades, como busca de entorpecentes, armas, resgate e imobilização de suspeitos.





Após a partida da Esquadrilha da Fumaça, começou a apresentação da Esquadrilha Céu, que iniciou suas atividades em 2011 e é formada por experientes pilotos da reserva da FAB. Um desses pilotos é o Tenente-Coronel Aviador da Reserva Alfredo Salvatore Leta, que relatou sua sensação sobre o voo: “Muita alegria nos trouxe participar dos Portões Abertos de 2019 do DCTA. Já fizemos mais de 70 apresentações, mas essa foi especial. Fomos acolhidos por um público vibrante, alegre e contagiante”.

 

 



Terminada a apresentação da Esquadrilha Céu, foi a vez das acrobacias da Esquadrilha Fox. O grupo é composto pelo Major-Brigadeiro do Ar Jorge Kersul Filho, pelo Brigadeiro do Ar Luiz Alberto Pereira Bianchi e pelo Coronel Aviador Áttila Raymundo da Silva Filho. “Foi um prazer muito grande para a Esquadrilha Fox estar no berço da indústria aeronáutica brasileira. A maior satisfação foi ver o sorriso no rosto das crianças e dos adultos”, relatou o Major-Brigadeiro Kersul.

 



Para o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, “realizar um evento como os Portões Abertos é uma oportunidade ímpar de mostrar aos habitantes do Vale do Paraíba o trabalho realizado pelo DCTA, fornecendo ao público presente um ambiente seguro e com diversas opções de lazer. O evento foi planejado com o máximo zelo para proporcionar ao público presente um final de semana agradável e de aquisição de conhecimento sobre a Força Aérea Brasileira (FAB)”.


Publicada em 24/10/2019

Fonte: DCTA, por Sargento Anderson

Fotos: Assessoria de Comunicação Social do DCTA


Fim do conteúdo da página