Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA participa da SC EXPO DEFENSE - FEIRA DE TECNOLOGIAS E PRODUTOS DE DEFESA
Início do conteúdo da página

O Núcleo de Gestão da Inovação (NGI), divisão do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), participou da SC Expo Defense – Feira de Tecnologia e Produtos de Defesa, que foi realizada na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), de 27 a 29 de setembro de 2019.

O evento foi promovido pelo Comitê da Indústria de Defesa (COMDEFESA) e pelo Centro das Indústrias do Estado de Santa Catarina (CIESC), tendo por objetivo apresentar produtos e tecnologias de defesa, contribuindo para maior integração entre a Indústria e as Forças Armadas.

 

 

A equipe do DCTA participou do evento apresentando o Sistema de Inovação da Aeronáutica (SINAER). O sistema conta com 14 ICT’s (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação), que são Organizações Militares que atuam na área de pesquisa científica e tecnológica no âmbito da Força Aérea Brasileira.

O SINAER tem como finalidade “planejar, orientar, coordenar e executar as atividades que envolvam a Gestão da Inovação Tecnológica voltada a obtenção e manutenção das capacidades militares da FAB, a fim de propiciar um ambiente de convenções e normas que auxiliem a condução de pesquisa e desenvolvimento”.

Esta é a primeira participação do Sistema de Inovação da Aeronáutica (SINAER) como partícipe do ecossistema de inovação junto à iniciativa privada. Também é a primeira vez que expomos um portfólio de tecnologias à disposição da indústria para transferência, e um catálogo de laboratórios para que as empresas possam utilizar essa infraestrutura tecnológica no desenvolvimento de inovações para o mercado. Assim, podemos desenvolver projetos e fortalecer a conexão entre Força Aérea e Indústria.”, disse o Coronel Aviador da Reserva César Augusto Laboissiere, Adjunto do NGI.

O evento faz parte do conceito denominado Tríplice Hélice (Governo, Indústria e Academia), e contou com palestras, exposições e paineis com a participação institucional do Ministério da Defesa, de empresas e de centros acadêmicos. Ao todo, mais de 20 palestrantes realizaram apresentações sobre assuntos relacionados à defesa e à inovação, com especial atenção a assuntos das áreas nuclear, cibernética e aeroespacial.

 

Publicada em 04/10/2019

Fonte e Foto: NGI

Edição: DCTA, por Sgt Anderson

Fim do conteúdo da página