Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA apoia atletas de alto rendimento da FAB
Início do conteúdo da página

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) apoiou, de 9 a 13 de setembro de 2019, a seleção masculina de ciclismo da FAB (Time Militar Brasil), que representará o Brasil nos 7º Jogos Mundiais Militares (JMM), que ocorrerão em Wuhan, China, em outubro deste ano.


Os Jogos Mundiais Militares são um evento multiesportivo, realizado a cada quatro anos, ocorrido pela primeira vez em 1995 em Roma. Atualmente, o Brasil é o quarto maior medalhista nesses jogos e o desempenho da equipe militar será fundamental para o êxito da equipe brasileira nos jogos Olímpicos do Japão em 2020.

 


“A escolha de São José dos Campos como base dos treinamentos da equipe de ciclismo está relacionada à ótima estrutura e à diversidade das estradas nos arredores da cidade, que fornece a possibilidade de exigir todos os tipos de estímulos físicos na preparação dos atletas, além da ótima infraestrutura disponibilizada pelo DCTA, como hotel de trânsito, refeitório e apoio de transporte”, afirmou a chefe da equipe de ciclismo da Comissão de Desportos da Aeronáutica, Tenente Renata Matosso Gavinho.


Ainda como preparação para os 7º JMM, o Time Militar Brasil participou, nesse domingo, da 5º Volta de Ubatuba, conquistando o 3º Lugar Geral com o Sargento Gabriel, consequência do excelente trabalho da equipe.

 


Apesar de parecer um esporte individual, no qual permaneça o princípio de que o primeiro competidor a cruzar a linha de chegada é o vencedor, o ciclismo é um esporte em equipe. Antes e durante a corrida, os ciclistas de cada equipe decidem entre si qual deles tem a melhor chance de vitória. Entre os fatores que influenciam na escolha dos competidores estão o relevo, o traçado, as características da prova e a possibilidade de chegada. O restante da equipe se dedicará a ajudar o líder escolhido, protegendo-o do vento e permitindo colocá-lo nas melhores condições possíveis para a vitória.

 


O Time Militar Brasil masculino de ciclismo é composto pelos atletas: Sargentos Prado, Adriano, Egídio, Gohr, Finkler, Gabriel, Maia, Gideoni, pelo fisioterapeuta, o Tenente Campbell, e pela Chefe de Equipe, a Tenente Gavinho.

 

Publicada em 17/09/2019

Fonte: CDA, por Tenente Gavinho

Fim do conteúdo da página