Página inicial > Notícias > Parceria reúne duas grandes instituições de pesquisa e oferece soluções para projetos inovadores de empresas brasileiras e europeias

Um dos centros mais importantes de pesquisa da América Latina e a maior organização de pesquisa aplicada na Europa, o Centro de Projetos Fraunhofer para Manufatura Avançada no ITA (FPC@ITA) abriu suas portas oficialmente, em São José dos Campos, interior de São Paulo.

A iniciativa é fruto da cooperação entre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Instituto Fraunhofer de Sistemas de Produção e Tecnologia de Design (IPK), com sede em Berlim, na Alemanha. A meta do FPC@ITA é se tornar uma referência no país em pesquisa, desenvolvimento e soluções inovadoras, beneficiando-se da produção científica da Fraunhofer IPK e do ITA.

“O foco é inovação na indústria. O centro foi criado para dar assistência a quem quer desenvolver projetos, para atender demanda de empresas nacionais, alemãs e europeias, ou multinacionais. Também queremos conectar a indústria no Brasil com a da Alemanha por meio de projetos transnacionais”, detalha David Carlos Domingos, diretor de operações FCP@ITA.

A missão do novo centro é promover a competitividade da indústria no Brasil, na Alemanha e na Europa por meio da pesquisa aplicada e transferência de tecnologia. O FCP@ITA oferece consultoria para a indústria brasileira que busca desenvolver projetos inovadores, garante expertise, apoio científico e acesso internacional a tecnologias.

As instalações no ITA contam com robôs, sistemas de automação industrial, softwares para testes virtuais, bancadas para testes de engrenagens, entre outros. É a segunda sede do centro – a primeira está em Berlim. Toda a infraestrutura do IPK na capital alemã também estará à disposição dos parceiros comerciais, ressaltou Domingos.

Parceiros estratégicos – Durante a cerimônia de inauguração, o reitor do ITA, Anderson Correia, saudou a iniciativa. “Esse é o caso de um projeto de tecnologia que levará ao desenvolvimento, e que já nasce com uma aplicação na indústria”, comentou sobre o FPC@ITA. “É uma oportunidade importante para as empresas se atualizarem e acessarem mercados internacionais”, afirmou.
Na avaliação de Jens Gust, vice-consul alemão, o Brasil já é um país de alta tecnologia em diversos setores e tem ainda grande potencial. “O Brasil tem boas universidades e centros de pesquisa que têm procurado, cada vez mais, intercâmbio com países de alta tecnologia”, afirmou Gust, citando o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH-SP) como referência central de cooperação entre Brasil e Alemanha.

Fonte: ITA/DCTA

Edição: DCTA