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Com o objetivo de atualizar os gráficos de desempenho em subida da aeronave C-95 na configuração de decolagem e aprimorar seu manual de voo, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) ativou a Operação Bandeirante.

Sob a coordenação geral do Major Aviador Clóvis Martins de Souza, a Operação que foi dividida em três fases iniciadas em fevereiro deste ano, com voos nas áreas de ensaio de São José dos Campos e no litoral sudeste, contou com o apoio de aeronave cedida pelo 1º/ 5º GAv, Natal, e na fase final com uma aeronave do 1º ETA de Belém.

“Essa campanha cobrirá uma lacuna aberta há muitos anos na operação do C-95. O manual do Bandeirante não deixa claro quais são as velocidades de melhor subida na configuração de decolagem, e não possui um gráfico de gradiente de subida nessa condição. Ao conseguir tais dados, certamente teremos um incremento da segurança na operação da aeronave”, afirma o Major.

A fase final foi iniciada em Agosto com previsão de término até a primeira quinzena de Setembro com voos sendo realizados diariamente. Assim que forem finalizados, será gerado o Relatório de Ensaio com todos os dados obtidos, que serão encaminhados ao Comando de Preparo (COMPREP) para análise e as providências que julgar cabíveis, visando à melhora da operação, que impactará em toda frota de C-95 da Força Aérea Brasileira (FAB).

Entenda a Operação Bandeirante

Em 31 de março de 2016, o 1º/5º GAv, sediado em Natal, emitiu um Relatório versando sobre a modernização das aeronaves C-95, no qual questionava as configurações de decolagem autorizadas pelo fabricante devido à ausência de algumas cartas de desempenho nos Manuais de Voo da aeronave.

Em resposta a este relatório, o Instituto de Pesquisa e Ensaio em Voo (IPEV) emitiu um Parecer Técnico, no qual recomendava a execução de ensaios em voo para a determinação do desempenho em subida da aeronave C-95, nos modelos C-95AM e C-95BM, para determinadas configurações da aeronave e em condição bimotor e monomotor, bem como liberação da configuração de decolagem não prevista no manual de voo.

Diante dos esclarecimentos descritos no referido Parecer Técnico, o então Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) – atual COMPREP - solicitou ao DCTA a execução de uma Campanha de Ensaios com a aeronave C-95, com objetivo de determinar tais dados de desempenho da aeronave.
    
Um marco na história da aviação Brasileira

O primeiro avião brasileiro, o YC-95 Bandeirante é um dos mais marcantes para a história da aeronáutica brasileira. O primeiro voo aconteceu no dia 28 de outubro de 1968 após 110 mil horas de trabalho que contou com cerca de 300 pessoas ao longo de três anos e quatro meses. No ano seguinte, a Embraer seria criada para fabricar a aeronave em série.

O primeiro cliente seria a Força Aérea Brasileira (FAB) com a aquisição de 80 unidades. Nos anos seguintes, a Força Aérea do Uruguai tornou-se o primeiro cliente no exterior. A Embraer produziria um total de 498 unidades, em 16 versões diferentes. Foi o começo do sucesso da indústria aeroespacial brasileira.

Publicado em: 31/08/2017

Fonte: Ten Larissa/DCTA - Fotos: Sgt Wandeclayt

 

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