No dia 16 de setembro foi realizada, pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a entrega de um computador portátil (Notebook) com o sistema de publicações Automated Explosive Ordnance Disposal Precedures System (AEODPS) devidamente instalado e operacional ao representante, Primeiro Tenente Especialista em Armamento Emerson Barbosa Alves, do Parque de Material Bélico do Rio de Janeiro (PAMB-RJ).
A instalação foi realizada pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação do IAE (VDIR-TI), apoiada pelo técnico em TI do Instituto, João Oscalino Lemos, o qual realizou a instalação em 2 (dois) computadores portáteis.
O AEODPS é um recurso tecnológico que possui muitas ferramentas úteis às atividades de material bélico, dentre as quais destacamos 120 (cento e vinte) publicações oficiais dos mais variados assuntos, principalmente relativos às atividades de neutralização e destruição de artefatos explosivos.
O PAMB-RJ agradece ao IAE, na pessoa do Diretor, Brigadeiro Engenheiro César Demétrio Santos, pela doação do notebook, com as provisões de software necessárias ao pleno funcionamento dos CDs que contém a biblioteca de publicações do AEODPS.
Segundo o Chefe da Coordenação de Projetos do PAMB-RJ, João Luiz Ribeiro – Coronel Aviador R/1, “foram realizadas diversas tentativas, ao longo dos últimos dois anos, para fazer com que os programas fossem instalados e funcionassem convenientemente. No entanto, após esgotarmos as possibilidades junto aos órgãos internos e externos de Tecnologia da Informação, recebemos com grande esperança a solicitação do IAE para o envio dos CDs, visando à tentativa de executar a instalação, por meio dos profissionais de TI à disposição nesse Instituto”. E afirma ainda que “ao terem logrado êxito nessa tarefa, os profissionais do IAE propiciaram um novo patamar na atividade de identificação, neutralização e destruição de itens ativos no âmbito da Força Aérea Brasileira, atividades que têm como maiores representantes o PAMB (por meio de sua Oficina de Itens Ativos) e o IAE (nas atividades próprias de destruição de residuais de propelentes e de demais itens ativos)”.
O Diretor do IAE, Brigadeiro Engenheiro Demétrio, enfatiza a importância do trabalho integrado entre organizações no Comando da Aeronáutica (COMAER), “o atuar de forma integrada com outras Instituições, com vista à defesa da Pátria, ocorre porque dentro do COMAER os Órgãos agem de modo conjunto, e este recurso tecnológico de extrema importância para a área de Material Bélico foi disponibilizado em função do comprometimento e profissionalismo dos servidores militares e civis do DCTA/IAE”.
Fonte: IAE/DCTA
Fotos: IAE/DCTA
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O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) decidiu estabelecer um novo período de inscrições para o vestibular de 2021, alterando o limite do término do prazo para 30 de setembro de 2020. Inicialmente, as inscrições se encerrariam na terça-feira (15), no entanto, devido aos transtornos impostos pela crise da pandemia da COVID-19, como diminuição do horário de funcionamento dos bancos, dificuldades de transporte e, até mesmo, de acesso à internet, relatadas por estudantes interessados em se candidatar, a reitoria do ITA entendeu por bem fazer a alteração. As inscrições podem ser realizadas no site do vestibular do ITA.
O modelo do concurso continua o mesmo, composto de duas fases eliminatórias, a primeira no dia 22 de novembro e a segunda, para os candidatos aprovados na fase anterior, nos dias 08 e 09 de dezembro.
Para este vestibular, o ITA aprovou um aumento de 25% na quantidade de vagas para os seis Cursos de Graduação em Engenharia. O número liberado para novos alunos é de cento e cinquenta (150) vagas, 31 delas voltadas aos optantes pela carreira militar, no quadro de Oficial Engenheiro, e as demais para os não optantes.
O exame será realizado em mais 23 cidades, além de São José dos Campos, dando abrangência nacional a este vestibular que é reconhecido por ser um dos mais concorridos do país.
Fonte: ITA, por Cap Fábio Cox
Edição: ITA - Revisão: ACS/DCTA
Fotos: ITA
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No dia 20 de setembro, celebramos os 124 anos do nascimento do Marechal do Ar Eduardo Gomes, natural de Petrópolis (RJ). Por suas realizações ao longo da carreira, tornou-se digno de ser outorgado Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), em 1984, pela Lei Nº 7.243. Com uma trajetória de vida intensa e repleta de conquistas, marcou a história da FAB.
Um dos seus principais feitos ocorreu na década de 1930. Eduardo Gomes foi um dos precursores do Correio Aéreo Militar, embrião do famoso Correio Aéreo Nacional, uma importante ferramenta de integração do País até os dias de hoje. Anos depois, acompanhou a criação de Bases Aéreas nas Regiões Norte e Nordeste, áreas estratégicas de apoio à aviação durante a Segunda Guerra Mundial. Foi, ainda, candidato a Presidente da República em 1945 e 1950.
Eduardo Gomes foi nomeado Ministro da Aeronáutica por duas vezes: em 1954 e 1965. Ao seu lado, no Rio de Janeiro, estava um fiel assistente: o então Tenente Arnaldo Jorge. Do Quadro de Oficiais de Administração do Corpo de Oficiais da Aeronáutica, o hoje Capitão Arnaldo, com 90 anos, orgulha-se de ter assessorado aquele que, anos depois, tornou-se o Patrono da FAB.
Com 73 anos de Força Aérea, Capitão Arnaldo é um militar que coleciona boas histórias. “Ele gostava de conversar antes de tomar qualquer decisão”, lembra o Capitão Reformado, que também é advogado e pai de quatro filhos. Um deles seguiu os passos do pai e também se tornou um Oficial da Aeronáutica: o Tenente-Coronel Aviador da Reserva Arnaldo Luiz Chan Jorge.
Quando o Gabinete do Ministério foi integralmente transferido do Rio de Janeiro para o Distrito Federal, em 1970, Capitão Arnaldo mudou-se para Brasília, ocupando diferentes cargos e funções, tanto no Ministério quanto no Gabinete do Comando da Aeronáutica, onde presta serviços até hoje. No Ministério da Aeronáutica, foi Chefe da Secretaria do Gabinete do Ministro; Chefe da Subseção de Pessoal Militar da Assessoria de Pessoal do Gabinete do Ministro; Adjunto da Assessoria de Pessoal do Gabinete do Ministro; e, ainda, Oficial de Gabinete.
Ao lado de Eduardo Gomes e de muitos outros Comandantes da Aeronáutica, Capitão Arnaldo também tem uma trajetória marcada pela obstinação em trabalhar continuamente em prol do desenvolvimento da Força, assistindo de perto muitas gerações empenhadas em atuar por uma organização cada vez mais moderna e operacional.
Empreendedor, Eduardo Gomes ajudou a forjar novos horizontes para o nosso país. O exemplo de fibra e arrojo lançou as sementes do CAN, colocando o avião a serviço do desenvolvimento.
Não há como deixar de admirar a figura do insígne Patrono da Aeronáutica e, com o pensamento voltado para os atos de coragem e as decisões que tomou em sua vida, render-lhe um preito de gratidão pelo imenso legado que nos foi transmitido. O CAN continuará sendo o vetor do progresso, da solidariedade e da integração nacional.
Foto: Acervo CECOMSAER
Clique aqui e assista ao FAB na História - Marechal Eduardo Gomes.
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Nos dias 16 e 17 de setembro, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) reuniu militares voluntários do seu efetivo para realizar a doação de sangue no Hemocentro de São José dos Campos (SP).
A iniciativa faz parte da Campanha de Doação de Sangue permanente da Força Aérea Brasileira (FAB) que tem como lema "Você era a gota que faltava. Doe sangue. Doe Vida!". A doação de sangue é um gesto simples que contribui com a manutenção dos estoques dos hemocentros, fundamentais para a saúde pública. Ao todo 99 militares do DCTA foram voluntários para a doação. Para a Terceiro Sargento Márcia Bacchiega Figueiredo, que doou pela primeira vez, tratou-se de uma oportunidade de fazer o bem. “Doar é um ato de amor. Fico contente com essa experiência e em poder contribuir de alguma forma com àqueles que mais precisam”, afirma.
Outro voluntário, o soldado Pedro Vitor de Carvalho Oliveira Braga do Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ) reforçou a importância da doação para ajudar pessoas. “É um procedimento bem rápido e que pode salvar a vida de uma pessoa. Pelo que conversei com o pessoal do serviço de hematologia as doações, nesse momento, estão sendo muito importantes, pois as cirurgias estão voltando a acontecer”, declara.Para a efetivação da doação de sangue, os voluntários realizam um cadastro e passam por um processo de pré-triagem, em que é realizado o teste de anemia e aferição de peso. Posteriormente, são submetidos a uma entrevista individual, a qual avalia possíveis situações que possam impedir o doador. O maior objetivo desses procedimentos é preservar o paciente do risco de contágio de alguma doença transmissível pelo sangue, e também do próprio doador.
Para o Coordenador do Setor de Captação de Doadores do Hemocentro de São José dos Campos, Senhor Paulo Pontes, há uma busca constante de reforçar o sentimento de solidariedade nas pessoas. “O que buscamos trabalhar aqui é a doação voluntária, ou seja, a conscientização do doador. A doação de sangue é um ato de responsabilidade social, então o que precisamos é engajar cada vez mais a população”, ressalta. A ação social que teve início na Semana da Pátria, está sendo realizada pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), sob orientação do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), e tem como objetivo estimular militares, civis e dependentes para a doação de sangue em razão das necessidades constantes de abastecimento dos hemocentros de todo o Brasil.
“É de suma importância uma instituição tão renomada no Brasil trazer à tona um assunto tão relevante para a nossa sociedade. A realização desta campanha não ajuda apenas com o sangue coletado, mas com o exemplo que é dado aos jovens e toda uma sociedade”, conclui o Senhor Paulo Pontes.
Fonte: DCTA, por Tenente Larissa
Fotos: Sargento Eduardo e Soldado Nora
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Desde o dia 10 de setembro de 2020, o primeiro protótipo brasileiro do F-39 Gripen, matrícula FAB 4100, projeto adquirido pelo governo junto à Suécia dentro do Programa F-X2, tem autorização para sobrevoar o território brasileiro de maneira segura. Isso porque o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), que representa a autoridade de certificação militar brasileira, em nome do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e trabalhando em conjunto com o FLYGI (autoridade de certificação militar sueca), mobilizou grande parte do seu efetivo nos trabalhos de certificação do projeto, o que resultou na emissão da Permissão Especial de Voo (PEV), viabilizando de maneira segura os sobrevoos do novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB) em terras nacionais.
“O Gripen está em fase de desenvolvimento, tendo de passar por voos de cumprimento de requisitos para a certificação, e a PEV serve para viabilizar esses voos”, explica o Capitão Engenheiro Glaucio Cavalcanti Viegas, Gerente Industrial do F-X2. Trata-se da primeira PEV a ser emitida para essa aeronave no Brasil. O IFI, junto com a autoridade de certificação militar sueca, verificou os aspectos de segurança de voo do Gripen. “O FLYGI, como certificadora primária, faz o trabalho de acompanhamento diretamente com a empresa, a SAAB, no dia a dia. Da mesma forma, há um representante do IFI na Suécia, a Tenente-Coronel Engenheira Thaís Franchi Cruz, que acompanha o trabalho. Isso permite que o IFI apoie essas ações no Brasil”, complementa o Gerente Industrial do F-X2.
Gripen NG
O Gripen NG, ou F-39, novo caça da FAB, é uma mudança ímpar na família Gripen. Trata-se de uma aeronave de alta tecnologia, o que torna possível uma interação significativa entre piloto e equipamentos. O caça adquirido junto aos suecos faz parte de um grande projeto estratégico da Aeronáutica, o qual vem se desenvolvendo em um bom ritmo.
“O Gripen é um projeto estratégico para a FAB, e os voos, que estão para iniciar agora no Brasil, atestam o ritmo com que esse projeto vem se desenvolvendo. Em breve o caça estará operando no Brasil, e isso será possível graças aos servidores civis e militares que se dedicam à nação. É muito importante para o Brasil ter esse caça, destinado à defesa do país, voando em nosso céu. Eu e toda a equipe do IFI temos muito orgulho de contribuir para que este nobre projeto se realize”, conclui o militar.
Fonte: IFI/DCTA
Fotos: Sgt Rezente - Força Aérea Brasileira/ SAAB
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Na tarde da última quarta-feira, 09 de setembro, a equipe do Laboratório de Ensaios Eletromagnéticos da Divisão de Confiabilidade Metrológica (CMA-LE) do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), promoveu o ensaio de caracterização da antena de um nanossatélite desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em parceria com a National Aeronautics and Space Administration (NASA), agência do governo norte-americano responsável pela pesquisa e pelo desenvolvimento de tecnologia e programas de exploração espacial.
“Esse satélite é usado para medir o fenômeno da bolha ionosférica. Essas bolhas se formam na ionosfera, principalmente em países tropicais, e afetam o funcionamento do sistema GPS”, explica o Tenente Engenheiro Cássio Vinícius do Nascimento Santos, membro do CMA-LE do IFI.
A área aeronáutica é especialmente afetada por esse fenômeno ionosférico. Embora haja bastante gente estudando isso no Brasil, visto que se trata de um problema mais comum em países tropicais, a quantidade de dados disponíveis atualmente ainda não é suficiente para conseguir prever o fenômeno. “Esse satélite destina-se justamente a melhorar a capacidade de estudo sobre essa questão. E os ensaios aqui no IFI são parte da viabilização de toda essa missão”, complementa o Tenente Cássio.
Sobre o SPORT
O nanossatélite desenvolvido pelo ITA em parceria com a NASA, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e com as universidades norte-americanas de Utah, do Alabama (em Huntsville) e do Texas (em Dallas) recebeu o nome de SPORT (Scintillation Prediction Observation Research Task), acrônimo da missão a que ele se destina. A ideia das instituições envolvidas na pesquisa é lançar um nanossatélite 6U a partir da Estação Espacial Internacional, em uma altitude de 400 km e em uma inclinação de 52º, para fazer uma série de medidas in situ da ionosfera. Nesse trabalho, a parte destinada ao ITA é o projeto, a integração e os ensaios da plataforma, enquanto as universidades norte-americanas são responsáveis pela carga útil, ou seja, pela elaboração dos instrumentos de medição da ionosfera. Por fim, o INPE tem a tarefa de coordenar o segmento de solo, isto é, controlar o satélite, receber os dados, tratá-los e disponibilizá-los à comunidade científica.
Fonte: IFI/DCTA
Fotos: IFI
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Na última quinta-feira, 10 de setembro, o Institut Supérieur de l’Aéronautique et de l’Espace (ISAE-SUPAERO) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) renovaram e fortaleceram a parceria de longo prazo existente entre as duas instituições desde 2008 com a assinatura de acordos de cooperação até o ano de 2025.
O ISAE-SUPAERO, escola de Engenharia Aeronáutica e Espaço mais tradicional da Europa, foi fundada em 1909 na cidade do Toulouse, França, e é considerada uma instituição de ensino superior público líder mundial em educação no campo da engenharia aeroespacial.
Essa parceria já proporcionou ao ITA a formação de mais de 100 alunos nos últimos 10 anos, a renovação dos currículos da Engenharia Aeronáutica e da Engenharia Aeroespacial, o desenvolvimento de trabalhos práticos e projetos acadêmicos no campo das plataformas de pequenos satélites, a realização de estágios de estudantes brasileiros na ISAE-SUPAERO e em empresas francesas, visando aprofundar seus conhecimentos no campo aeroespacial.
“Esta é a parceria mais relevante que o ITA tem, tanto em termos de duração, pois mandamos alunos para o ISAE-SUPAERO há quase 20 anos, quanto em quantidade de alunos, já enviamos 92 e recebemos 17 alunos da França. É a parceria que mais influenciou os currículos da Engenharia Aeronáutica e da Aeroespacial, pois a atualização implementada nestes cursos tomou por base o ensino praticado por essa tradicional escola”. Afirmou o Prof Anderson Correia, Reitor do ITA.
Acordos de parceria
O primeiro é um acordo-quadro que estabelece todas as modalidades de cooperação entre as duas instituições, abrangendo desde o bacharelado até o doutorado, projetos de pesquisas conjuntos e realização de eventos de interesse comum em educação e pesquisa.
O segundo compreende o acordo de dupla-diplomação entre as duas instituições. Esse acordo estabelece um programa de intercâmbio de estudantes para obtenção de um duplo diploma acadêmico de níveis de pós-graduação.
O terceiro acordo de parceria trata de mobilidade estudantil, incluindo: intercâmbio de estudantes por programas acadêmicos sem diploma, matrícula de alunos em um programa acadêmico de um ano e intercâmbio de estudantes para projetos de pesquisa.
Atualmente, encontram-se na ISAE-SUPAERO 15 alunos em processo de dupla-diplomação. A previsão é que 5 finalizem em dezembro de 2020, 5 em dezembro de 2021 e 5 em dezembro de 2022. Destes, 6 alunos com suporte do Programa CAPES/BRAFITEC, do Ministério da Educação (MEC), que tem como missão fomentar o intercâmbio e estimular a aproximação das estruturas curriculares entre instituições da França e do Brasil. O Programa concede auxílio deslocamento e diárias voltadas às missões internacionais para os membros da equipe brasileira, oficialmente incluídos no projeto.
Devido à pandemia, as assinaturas aconteceram online e contaram com a presença do lado ISAE- SUPAERO do Prof. Olivier Lesbre, Diretor-Geral, do Prof. Emmanuel Zenou, Chefe de Relações Internacionais, do Prof. Pierre de Saqui-Sannes, Consultor Acadêmico para Intercâmbio de alunos da América do Norte e do Sul, bem como outros professores da ISAE-SUPAERO. Do lado ITA, estavam presentes o Prof. Anderson Ribeiro Correia, Reitor do ITA, o Prof. Jesuíno Takachi Tomita, Vice-Reitor ITA, a Prof. Maryangela G. de Lima, Pró-Reitora de Pesquisa e Relacionamento Institucional, o Prof. Flávio Mendes Neto, Pró-Reitor de Graduação, o Prof. Pedro Teixeira Lacava, Pró-Reitor de Pós-graduação, a Prof. Cristiane Martins, Coordenadora do ITA do Projeto Propulsão Aeroespacial do Programa CAPES/BRAFITEC, demais professores e alunos do ITA que iniciam a dupla diplomação na ISAE-SUPAERO.
Fonte: ITA
Fotos: ISAE-SUPAERO e ITA
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