O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), no dia 22 de agosto de 2025, prestou homenagens aos “Heróis de Alcântara”, no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB). A cerimônia foi dedicada aos 21 valorosos brasileiros que, nesta data, em 2023, eternizaram suas existências em prol do cumprimento da missão.
A solenidade contou com a presença do Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar Jorge Marques de Campos Junior, bem como as demais autoridades: Brigadeiro Engenheiro Augusto Luiz de Castro Otero, Brigadeiro Engenheiro Venâncio Alvarenga Gomes, além dos Comandantes, Chefes, Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) e Pró-Reitora de Administração do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
O Capelão Evangélico, Major Ronisaulo Lima de Oliveira, e o Capelão Católico, Major Edson Odaguiri, fizeram uso da palavra e deixaram uma mensagem de conforto aos familiares e aos amigos dos homenageados.
Em seguida, o Diretor do IAE, Brigadeiro Marques expressou seu sentimento de respeito e compromisso. “Neste momento solene, quero me dirigir especialmente às famílias aqui presentes e também àquelas que, por qualquer razão, não puderam estar conosco. Recebam nossos mais profundos sentimentos, nossa solidariedade e nossa eterna gratidão. Sabemos que nenhuma homenagem pode preencher o vazio da ausência, mas queremos que saibam que esses profissionais continuam vivos na história que ajudaram a construir”, manifestou o Diretor do IAE.
Ao término da solenidade, foi executado o toque de silêncio em respeito aos nossos heróis e, precisamente às 13h26, as famílias se posicionaram em torno do monumento para recordarem seus entes queridos, enquanto 21 rojões foram disparados, representando cada um dos “Heróis de Alcântara”.
“Gostaria de agradecer a todos que colaboraram na organização desse lindo evento. Ficamos muito felizes de ver e perceber que a partida deles não foi em vão. Conseguimos ver que cada vez mais o Programa Espacial Brasileiro está se desenvolvendo e melhorando. O nosso coração fica muito acalentado com tudo isso”, afirmou a senhora Doris Cezarini, em nome dos familiares.
Fonte: IAE, por GAB-SCS
Foto: DCTA, por Sgt Eduardo