No dia 06 de agosto de 2025, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou a Cerimônia Militar de Transmissão de Cargo de Vice-Diretor do DCTA e Comandante da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), do Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado para o Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti.
A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubet, e contou com a presença do Comandante Geral de Apoio (COMGAP), Tenente-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta; do Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; do Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani; do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti; do Secretário de Controle Interno do Ministério da Defesa, Major-Brigadeiro Intendente Gilson Alves de Almeida Junior; Major-Brigadeiro do Ar Walacir Cheriegate; Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos; Major-Brigadeiro do Ar Márcio Bruno Bonotto; Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; Oficiais-Generais da Marinha e da Aeronáutica de ontem e de hoje; Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Chamon; dos Comandantes, Chefes, Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ); Graduado-Master da GUARNAE-SJ e Representantes de Fundações e Associações.
Em seu discurso, o Diretor-Geral do DCTA destacou que a solenidade marcou a substituição do cargo de Vice-Diretor do DCTA e também uma homenagem ao Major-Brigadeiro David, Oficial-General que encerra sua carreira militar.
“Ao longo de mais de quatro décadas de serviços prestados à pátria, sempre pautando sua atuação pelo profissionalismo, pela competência e pelo senso de missão, o Major-Brigadeiro David, encerra sua jornada de forma ativa, plena e honrosa exercendo o cargo de Vice-Diretor do DCTA. Durante seu período à frente da Vice-Direção, o Brigadeiro David foi peça fundamental para dar continuidade aos avanços institucionais. Ao mesmo tempo, é com satisfação que a Direção deste Departamento recebe o Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano, Oficial de reconhecida competência, sólida formação técnica e experiência em cargos de liderança. Qualidades que o credenciam plenamente para assumir a Vice-Direção. Major-Brigadeiro Luciano, a partir de hoje, sua nova missão exigirá capacidade de articulação, sensibilidade e liderança”, disse o Tenente-Brigadeiro Neubert.
Por sua vez, o Major-Brigadeiro David, em suas palavras de despedida, agradeceu ao efetivo militar do DCTA, aos familiares e amigos.
“Hoje, ao me despedir da ativa e transmitir o cargo de Vice-Diretor do DCTA, é com o coração transbordando de gratidão que me dirijo às senhoras e aos senhores, não apenas como militar, mas como alguém profundamente tocado pela honra de ter servido, e juntamente com a minha família quero agradecer que puderem prestigiar este momento solene. Foram 42 anos de serviço à Força Aérea Brasileira (FAB). Uma trajetória marcada por desafios, aprendizados e transformações”, disse o Major-Brigadeiro David.
No dia 07 de agosto de 2025, às 8h30, realizou-se a cerimônia de descerramento da foto na galeria de ex Vice-Diretores do DCTA, que contou com a presença do Tenente-Brigadeiro Neubert e dos familiares dos Diretores substituído e substituto.
Durante o ato solene, o Vice-Diretor Substituto proferiu algumas palavras de agradecimento ao Major-Brigadeiro David: “Gostaria de agradecer, mais uma vez, por todas as oportunidades e pelo convívio. Tenho certeza de que você permanecerá imortalizado não apenas nesta galeria, mas também no coração de todos que trabalharam e conviveram com você. Desejo que você, junto de sua esposa, Elisiane, de sua filha, Carol, de seu filho, Pedro Henrique, e de toda a família, seja muito feliz neste novo ciclo”.
DCTA
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) é o Órgão de Direção Setorial ao qual compete planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação, no âmbito do Comando da Aeronáutica. Desde a sua criação, tem coordenado e acompanhado pesquisas em vários campos de conhecimento, alcançando resultados práticos, por exemplo, na elaboração de motor a gás, motor a álcool para aviões, urna eletrônica e radares meteorológicos.
Na Organização Militar, também são desenvolvidas pesquisas espaciais, como o primeiro ensaio de Tiro em Banco do Motor-Foguete S50 e o primeiro teste de voo do motor aeronáutico hipersônico 14-X.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Sgt Neves e IPEv, pr Sgt Maria Eduarda