Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
Navegação: Home > Notícias
DCTA
Áreas de Atuação
Centros de Lançamento
Informações em C&T
Links Externos


2012/05/16 - ITA PROMOVE AÇÕES DE ENSINO E PESQUISA VOLTADAS PARA A DEFESA DO PRÉ-SAL

Nos    dias 10 e 11 de maio, instrutores do ITA e de Unidades Operacionais da Aviação de Patrulha estarão recebendo treinamento sobre ensino de Guerra Antissubmarino(ASW, na sigla em inglês) no Laboratório de Guerra Eletrônica do ITA (LAB-GE). Estas aulas serão ministradas por especialista nesta área, Sr. Douglas Simpson, da empresa inglesa Innovative Technology Projects (ITP), fabricante do Acoustic Systems Trainer - SONAR Mk X, adquirido pelo ITA para emprego no Curso de Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético - CEAAE.

Sensores acústicos são largamente empregados em atividades civis, seja para prospecção de riquezas minerais ou em equipamentos de diagnóstico por imagens. Em aplicações militares, eles permitem estender a capacidade de detecção e identificação de ameaças para o meio submarino, onde os sensores eletromagnéticos (radar, infravermelho e óptico) não são eficientes.

Esta capacidade de detecção e identificação é de grande importância para a atividade de patrulhamento marítimo. Desde a desativação do P-16 Tracker, em 1996, a Aviação de Patrulha não realizava missões de ASW. A entrada em operação da aeronave P-3AM permite a retomada destas missões, além de incrementar a capacidade de busca e salvamento, defesa do meio ambiente e controle da pesca ilegal na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Brasil.

A operação eficiente dos sensores embarcados no P-3AM demanda ações de ensino e pesquisa. No nível de pós-graduação, é responsabilidade do ITA atender a esta demanda, o que tem sido feito através de várias ações: inclusão no currículo do CEAAE de tópicos de ASW, orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em ASW (SONAR, Detector de Anomalia Magnética e Fusão de Dados), aquisição de software de simulação multifásica e do Treinador de Sistemas Acústicos - SONAR Mk-X.

O treinamento a ser ministrado tem por objetivo permitir aos instrutores empregar o SONAR Mk-X em atividades de ensino abordando tópicos de acústica submarina de interesse da ASW, tais como: SONAR passivo, SONAR ativo, CT-FM SONAR, SONAR paramétrico, determinação de profundidade, Efeito Doppler, assinatura de alvos ativos, assinaturas FFT de alvos passivos, formação de feixes, varredura de feixe, espalhamento volumétrico e cavitação.



Fonte: Comunicação Social - ITA