Página inicial > Últimas Notícias > Cerimônia Militar marca a comemoração do 47º Aniversário do DCTA

Na última segunda-feira, dia 28, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou Solenidade Militar em comemoração ao seu 47º aniversário. A cerimônia foi presidida pelo Major Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Egito do Amaral, Diretor-Geral do DCTA e contou com a presença de autoridades civis e militares, convidados e todo o efetivo da GUARNAE-SJ.

Como forma de prestigiar aqueles que mais se esforçaram em prol da missão da organização, foi promovido na Galeria de Destaque Profissional, o descerramento das fotos do Graduado, Praça e Servidor Padrão do ano de 2016, por terem se destacado em suas funções no último ano.

Além disso, foi realizada a imposição de medalhas a 17 militares que completaram 10, 20 e 30 anos de serviços prestados, como reconhecimento aos bons serviços desempenhados.

Em seu discurso, o Diretor-Geral, destacou a importância histórica do DCTA “essa é uma data para reverenciarmos nossos pioneiros e predecessores, que construíram esse admirável legado de inovações e soluções tecnológicas em prol do Comando da Aeronáutica e dos interesses nacionais” e concluiu se dirigindo ao efetivo e aos agraciados “aproveito a ocasião para homenagear a todos os servidores, militares e civis, de ontem e de hoje, que ajudaram a construir a história desta organização”.

DCTA

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) foi criado na década de 50 e engloba cinco institutos de pesquisa - Instituto de Tecnologia Aeroespacial (ITA), Instituto de Estudos Avançados (IEAV), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto de Fomento Industrial (IFI) e o Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV). Além de dois centros de lançamento aeroespacial, um em Alcântara (CLA), no Maranhão; e outro na Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte. Também está subordinada ao DCTA  a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), responsável pela condução de projetos de desenvolvimento, aquisição e modernização de equipamentos militares.