Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > SINAER
Início do conteúdo da página

Bem Vindo ao SINAER

 

Instituído pela Portaria nº 881/GC3, de 9 de junho de 2017, o SINAER permite que a gestão da inovação para a Aeronáutica possa potencializar e promover as condições necessárias à efetiva orientação dos processos de gestão da pesquisa nos quais precisam ser entendidos como mais dinâmicos, sem se desviar do olhar estratégico-militar de fomento tecnológico e industrial assimilado pela alta direção, de modo que se possibilite apoiar a sua tomada de decisão frente os complexos desafios institucionais da Aeronáutica no contexto nacional e internacional no seu campo de atuação.

 

O Sistema

O Sistema de INovação da AERonáutica – SINAER

Na concepção do SINAER, o órgão prevê que haja a implementação paulatina de um modelo interativo de gestão em cadeia cíclica dos processos gerenciais (Ciclo Gestão da Inovação Tecnológica) para o emprego desse padrão na inovação tecnológica para a Aeronáutica. Este modelo de gestão, não-linear e não-hierarquizado, deve permitir maior eficácia em seus resultados finais com a flexibilização das ações nos estágios do processo de inovação, introduzindo uma contínua retroalimentação sistêmica na interface desses estágios de desenvolvimento da cadeia de valor da inovação (montante e jusante) até mesmo antes e após a sua difusão no processo produtivo (time to market).

Para tanto, o SINAER contempla, em sua estruturação funcional, a institucionalização do Núcleo de Gestão da Inovação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (NGI/DCTA) que assume as competências legais afetas aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) públicos até então assumidas pelo NIT/DCTA no Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), consoante  a Lei nº 10.973/2004.

Ainda em sua estrutura funcional, o SINAER conta com as organizações militares que atuam na área de pesquisa, de caráter científico e tecnológico, no âmbito do Comando da Aeronáutica, atualmente nominadas como Instituições Científica, tecnológica e de Inovação (ICT) do COMAER, conforme se apresentam na figura 1.

                                                                                                                                          Figura 1 - Esquema Ilustrativo do SINAER

 

Catálogo de Laboratórios

O estabelecimento de protocolos, convênios, acordos, ajustes, termos aditivos de interesse do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) é regido por processo específico, orientado pela Coordenadoria de Relações Institucionais, estabelecido por meio da Portaria DCTA Nº 339/CRI, de 20 de dezembro de 2017.

Para  adequado direcionamento no âmbito interno do Órgão Central do SINAER, propostas de cooperação, identificadas a partir da análise do potencial das ICT listadas no Catálogo de Laboratórios do DCTA, solicita-se que o interessado envie e-mail para "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.", com o texto relativo ao "assunto", precedido da palavra COOPERAÇÃO.

Clique aqui para conhecer nossos laboratórios. 

Oportunidade de Transferência de Tecnologia (Caderno de Perfis Tecnológicos)

Clique aqui e conheça o nosso caderno de perfis tecnológicos. 

Formulário de Manifestação de Interesse em Licenciamento e/ou Transferência de Tecnologia

Clique aqui caso esteja interessado em alguma(s) de nossa(s) tecnologia(s).

ICTs do SINAER

ICT SITE

Instituto Tecnológico da Aeronáutica

www.ita.br

Centro Logístico da Aeronáutica

http://www2.fab.mil.br/celog/

Instituto de Aeronáutica e Espaço

http://www.iae.cta.br/

 Centro de Lançamento de Alcântara

http://www2.fab.mil.br/cla/

Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos

http://bit.ly/2kIbcFQ

 

Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica

http://www2.fab.mil.br/laqfa/

 Instituto de Estudos Avançados

http://www.ieav.cta.br

Instituto de Logística da Aeronáutica 

http://www2.fab.mil.br/ila/

Instituto de Fomento e Coordenação Industrial

http://www.ifi.cta.br

 Instituto de Controle do Espaço Aéreo

http://www.icea.gov.br/

 Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo

https://www.ipev.cta.br/

Instituto de Medicina Aeroespacial

http://www2.fab.mil.br/imae/

 Instituto de Aplicações Operacionais

http://www2.fab.mil.br/iaop/

 Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

http://www.clbi.cta.br/internet/

 

 

 

Fim do conteúdo da página