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No dia 16 de junho de 2023, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) promoveu a inauguração da Microrrede de Energia Elétrica Inteligente. A cerimônia contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini e do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, que foram recebidos pelo Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Fernando Benitez Leal.

Também prestigiaram o evento o Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura e o CEO do Grupo Equatorial Energia, Augusto Miranda, além de representantes das Forças Armadas, de empresas dos setores públicos e privados, fundações e associações, dentre outros convidados.

A Microrrede de Energia Inteligente trata-se de um projeto pioneiro, desenvolvido por iniciativa da AEB, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), do Comando da Aeronáutica (COMAER) e do Grupo Equatorial Energia, tendo como parceiro tecnológico a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Fiorentini ressaltou a importância do desenvolvimento de gestões que otimizam a utilização dos recursos naturais, por meio das parcerias institucionais públicas e privadas que viabilizam, não apenas, a concretização dos projetos elaborados a nível estratégico, como a consecução dos objetivos em cada etapa, desde a concepção, passando pelas especificidades dos estudos técnicos que o empreendimento venha a demandar, até a implementação propriamente dita, o que requer um esforço conjunto e harmônico de cada um dos atores que compuseram este processo.

“Quando falamos em Força Aérea e em Programa Espacial Brasileiro, destacamos a inovação, exemplificada por este projeto que estamos inaugurando hoje, pois é uma novidade de estratégia ímpar e de grande relevância para o nosso país”, afirmou o Chefe do EMAER.

Durante as apresentações realizadas no auditório do Centro Técnico do CLA, o Diretor-Geral do DCTA, em suas palavras de abertura, destacou que iniciativas tecnológicas dessa magnitude contribuem significativamente para o aprimoramento do Programa Espacial Brasileiro como um todo, alinhado à promoção das boas práticas de sustentabilidade ambiental e utilização responsável dos recursos disponíveis, incentivando a otimização das operações de foguetes, economia significativa e aprimoramento de meios.

Ao fazer uso da palavra, o CEO do grupo Equatorial Energia, Augusto Miranda pontuou: “Nós ficamos muito felizes em contribuir com este empreendimento. Primeiro, é uma solução inovadora, portanto única no Brasil. É uma iniciativa que contou com o apoio da ANEEL, da própria UFMA, da comunidade científica e do Comando da Aeronáutica. Ficamos honrados, por estar adotando um sistema de segurança e redundância, sendo bom para o Estado do Maranhão e  para as Forças Armadas.”

Em um segundo momento da solenidade, todos os presentes foram convidados a conhecer in loco as instalações da microrrede e a participarem do descerramento da placa de inauguração. Na ocasião, o Superintendente da Enova – subsidiária do Grupo Equatorial Energia, João Victor Mapurunga Caracas explicou, dentre outros aspectos, que a microrrede é composta por 2.832 painéis solares de 445 Wp, gera energia solar e possui uma usina fotovoltaica de 1,25 MWp, capaz de produzir 1.823 MWh anualmente. Além disso, conta com um sistema de armazenamento de energia de íons-lítio, com potência instalada de 1 MW e capacidade de armazenamento de 1 MWh. Sua interconexão automática permite a utilização de quatro fontes de energia distintas. Ressaltou, ainda, que a implantação dessa rede proporcionará uma redução de, aproximadamente, 40% no consumo mensal de energia do CLA. 

O Diretor do CLA, Coronel Benitez, em suas considerações, concluiu que “nos tempos atuais, onde o desenvolvimento, a tecnologia e a inovação constituem os pilares gerenciais para a consecução de todo e qualquer projeto, dos grandes aos pequenos, dos simples aos de maior complexidade, é salutar que estejamos perfeitamente alinhados e na constante órbita das boas práticas ambientais e dos valores que norteiam a sustentabilidade, isto é, a utilização responsável e inteligente dos recursos naturais à nossa disposição. Afinal, energia inteligente é energia segura, limpa, sustentável e ambientalmente correta.”

Fonte: CLA, por ACS
Revisão: DCTA, por ACS

 

No dia 19 de junho de 2023, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), recebeu a visita dos membros do Curso de Ingresso e Vitaliciamento (CIV) para Promotores de Justiça Militar do Ministério Público Militar (MPM), que proporcionou aos promotores a oportunidade de conhecerem as instalações, os projetos em andamento e a contribuição do DCTA para o avanço científico e tecnológico no setor aeroespacial.

A comitiva foi recebida pelo Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Frederico Casarino e a programação teve início com uma palestra realizada pelo Chefe do Escritório Corporativo de Gerenciamento de Projetos do DCTA, Coronel Aviador Manuel Antônio de La Sagra Fagundes Pérez, com o tema “A atuação da Aeronáutica em prol do desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Inovação no Brasil”.

Posteriormente, o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, ministrou uma apresentação institucional sobre o instituto, reforçando a grande importância deste centro acadêmico responsável pela formação de engenheiros aeronáuticos de excelência que é referência em todo o Brasil.

Dando continuidade à programação, a comitiva realizou uma visita pelo ITA para conhecer parte das instalações e laboratórios.

Para o Coordenador do CIV, Promotor de Justiça Militar, Cicero Robson Coimbra Neves, a visita ao DCTA teve como propósito mostrar aos novos membros conhecimentos úteis para o desenvolvimento da atividade de promotoria.

“Foi fundamental conhecer a formação acadêmica e as possibilidades tecnológicas que nos foram demonstradas, o que evidencia a perfeita interação entre a academia e a atuação militar, permitindo que projetos de várias ordens, como de defesa, sejam viáveis”, disse o promotor.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: ITA, por SC Roberto

No dia 15 de junho de 2023, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) recebeu, no Memorial Aeroespacial Brasileira (MAB), militares da Escola Superior de Guerra (ESG) participantes do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE). O objetivo do curso é preparar civis e militares do Brasil e de Nações Amigas para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública, em especial na área de Defesa Nacional.

A Comitiva da Escola Superior de Guerra – CAEPE foi recepcionada pelo Chefe da Divisão de Coordenação de Interfaces (DCI), Coronel Aviador Rodrigo José Fontes de Almeida, que ministrou uma palestra institucional sobre os feitos e projetos desenvolvidos pelo DCTA nas áreas da ciência, inovação e tecnologia.

Em seguida, a comitiva conheceu o Laboratório de Ensaios de Turbina a Gás e a Divisão de Aerodinâmica, Controle e Estruturas do Instituto Aeronáutico e Espaço (IAE) e, posteriormente, deslocaram-se para o Instituto de Pesquisa e Ensaios de Voo (IPEV) para uma palestra com o Diretor do Instituto, Coronel Aviador Marcelo Bittencourt Vautier e visita ao Simulador do Hangar-X30.

  

Depois do almoço, os militares seguiram para o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), sendo recebidos pelo Diretor do Instituto, Coronel Engenheiro Artêmio Relvas de Almeida, que realizou uma palestra sobre as pesquisas e os projetos desenvolvidos pelo instituto na área aeroespacial.

Para o Coronel Aviador Piterson, um dos estagiários da comitiva, o DCTA é uma instituição de referência no campo da pesquisa e desenvolvimento aeroespacial no Brasil. Com seu comprometimento, seus institutos combinam atividades de pesquisa teórica e exercícios práticos que impulsiona o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, garantindo maior segurança e eficiência no setor aeroespacial. Além disso, o DCTA tem um legado de contribuições significativas para o país, fornecendo conhecimento científico e tecnológico que incentiva a indústria aeroespacial brasileira.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por S2 Vitor Costa; IAE, por Sgt Frutuoso; IAOp por Sgt Neves e IEAv, por Sgt Eduardo

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, no dia 13 de abril de 2023, em assessoramento técnico ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), os pedidos de proteção da propriedade intelectual de uma tecnologia inovadora intitulada “Método de controle de razão de mistura por atuação térmica nos tanques de propelentes de sistemas espaciais”. Pela primeira vez na história do DCTA foi realizado o depósito na Comunidade Europeia, além dos pedidos de proteção da propriedade intelectual que foram efetivados no Brasil e nos Estados Unidos da América, para garantia da exclusividade de exploração da tecnologia nesses mercados.

A tecnologia em questão é um processo que oferece ao mercado uma solução técnica que permite o ajuste fino da razão de mistura por atuação térmica iterativa nos tanques de propelentes de sistemas espaciais bipropelentes. Sua história tem início em 2017, quando o Centro de Operações Espaciais (COPE) do COMAE passou a operar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Além de garantir o emprego do seu principal sistema espacial, o COPE também passou a se dedicar à maximização do tempo de vida útil deste SGDC. A experiência e conhecimento na área espacial, desde 2014, com o Programa de Absorção de Tecnologias do SGDC, permitiu ao COPE desenvolvimento da referida tecnologia para operações espaciais.

“O ambiente do COPE é muito propício para a identificação de soluções inovadoras, pois é durante as operações que identificamos as reais necessidades de melhoria. Associado a um corpo técnico criativo e disposto a testar novos métodos de operação, conhecimentos inicialmente isolados, acabam se integrando. É dessas conexões que surgem as ideias inovadoras”, aponta o Capitão Engenheiro Henrique Oliveira da Mata, inventor da tecnologia e militar do efetivo do COMAE desde o início das operações do SGDC.

Ainda segundo o Capitão Da Mata “foi o somatório da expertise teórica, do desenvolvimento de novas ferramentas computacionais e a experiência operacional que permitiu o desenvolvimento do método inovador para definição do ponto ótimo de temperatura para a operação dos propulsores de satélites, sendo que, nessas condições, um satélite como o SGDC consegue utilizar ao máximo os propelentes disponíveis nos tanques, evitando desperdícios que encurtam o seu tempo de vida operacional. Estima-se que a aplicação prática dos resultados desta tecnologia deverá prolongar em, ao menos, 3 (três) meses a operação do SGDC, podendo levar a uma economia de cerca de R$ 10 milhões.”

O Tecnologista do setor de proteção da propriedade intelectual do DCTA, Renato de Lima Santos, informou que os depósitos de pedido de patente realizados constituem um primeiro e imprescindível passo para que as tecnologias possam ser objeto de transferência de tecnologia no mercado nacional e exterior a serem coordenados futuramente.

Essa realização é a concretização do cumprimento da missão do COMAE, de empregar o poder aeroespacial com vistas a garantir a soberania do espaço aéreo e a integração do território nacional, conjugado com a missão do DCTA, de desenvolver soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial, a fim de contribuir para a manutenção da soberania do espaço aéreo e a integração nacional; em ambos os casos, verifica-se efeitos diretos que contribuem para fortalecimento da Base Industrial de Defesa, da sociedade brasileira e do desenvolvimento econômico nacional.

Fonte: DCTA, por SC Renato
Foto: FAB,  por Sgt Johnson e S2 A.Soares
Revisão: DCTA, por Ten Alessandra Borges e Ten Carolina Redlich

Entre os dias 05 e 16 de junho de 2023, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), recebeu a EPNER (École du Personnel Navigant d'Essais et de Réceptio), escola francesa de Ensaios em Voo, que visitou, particularmente, o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).

A visita faz parte de um acordo bilateral Brasil e França, onde pilotos, engenheiros, alunos e instrutores, realizam intercâmbios entre países com o intuito de trocar experiências e atualizar o conhecimento referente à atividade de ensaios em voo.

O objetivo específico da visita francesa foi a realização do trabalho final de conclusão de curso de seus alunos, que constituiu-se na avaliação de uma aeronave nunca voada anteriormente. Realizada na aeronave Embraer Phenom U-100 do IPEV, durante 6 horas de voo os alunos estrangeiros executaram manobras e avaliações sob a supervisão dos pilotos e engenheiros brasileiros.

"O intercâmbio entre as escolas têm grande importância para a formação dos alunos de ensaios em voo, uma vez que estes são avaliados durante os voos por instrutores de outros países", disse o Chefe da Escola de Formação de Ensaios em Voo, Tenente- Coronel Aviador Cantaluppi.

Em complemento, foram realizadas avaliações secundárias nas aeronaves C-95 Bandeirante do IPEV e aeronaves externas C-98 Caravan e IU-50 Legacy, com o apoio respectivamente da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) e do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).

Sobre a EPNER

A EPNER (École du Personnel Navigant d'Essais et de Réception), escola francesa de Ensaios em Voo, localiza-se na Base Aérea de Istres, na França. Uma das oito principais escolas de ensaios em voo no mundo, a EPNER mantém laços estreitos com outras escolas, tais como a Empire Test Pilots' School (ETPS), na Inglaterra, a U.S. Air Force Test Pilot School (USAFTPS), a The United States Naval Test Pilot School (USNTPS), nos Estados Unidos da América e a Escola de Formação de Ensaios em Voo (EFEV), no Brasil.

A EPNER foi fundada em 1946 no centro de Ensaios em Voo francês em Brétigny-sur-Orge para treinar equipes especializadas envolvidas em testes de voo, realizando treinamento teórico e prático para permitir que os ensaios das aeronaves fossem conduzidos nas condições mais seguras possíveis.

Com sede em Istres desde 1962, o EPNER é uma divisão subordinada diretamente à Direction des Centres d'expertise et d'Essais (DCE) sob o controle da agência de compras do Ministério da Defesa francês, a DGA (Direction générale de l'armamento). Isso dá à escola uma posição única entre as Forças Armadas e a indústria, por um lado, e entre as atividades de teste dos setores militar e civil, por outro.

Fonte: IPEV, por Cel Cantaluppi
Revisão: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Fotos: IFI, por S2 LIMA

Cerimônia ocorreu nessa quinta-feira (15/06), em São José dos Campos (SP)

A Embraer inaugurou, nessa quinta-feira (15/06), seu primeiro simulador de voo (Full-Flight Simulator - FFS) para o jato multimissão KC-390 Millennium. A cerimônia de inauguração ocorreu na Embraer Academy, na unidade Eugênio de Mello, localizada em São José dos Campos (SP), e contou com a presença de militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Força Aérea Portuguesa (FAP), além de representantes da Rheinmetall, fabricante do simulador com sede na Alemanha.

Da FAB, participaram do evento o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; entre outros Oficiais-Generais.

Segundo o Comandante de Preparo, a existência de um simulador de aeronave é um diferencial significativo, pois representa um ganho operacional, de segurança e de economia. "O equipamento proporciona treinarmos os pilotos em circunstâncias que não faríamos normalmente ou porque seriam muito caras ou muito perigosas. Agora há a possibilidade de fazermos vários tipos de adestramentos em uma mesma missão. Desse modo, o simulador modifica completamente a formação de um piloto”, explicou o Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida.

“O novo simulador de voo do C-390 atenderá a demanda de clientes atuais e futuros por treinamento básico e avançado de pilotos, contribuindo assim para uma operação segura e efetiva da aeronave”, completou o Presidente & CEO da Embraer Serviços & Suporte, Johann Bordais.

O simulador de voo do KC-390, com qualificação de nível D, inclui a operação em condições normais e emergenciais, pacote para suporte em operações militares e conta com mais de 350 simulações de falhas. Além disso, o simulador tem fácil manutenção e uso confortável para os pilotos em treinamento.

Segundo a Embraer, Brasil, Portugal e Hungria serão os primeiros países a utilizar esse equipamento, que permite a prática segura de manobras e procedimentos de emergência, assim como outras condições adversas de voo, com custos reduzidos e sem riscos à operação.

KC-390 Millennium 

O KC-390 Millennium é a mais moderna aeronave de transporte tático militar de nova geração, e sua plataforma multimissão oferece mobilidade incomparável, aliando alta produtividade e flexibilidade de operação a baixos custos operacionais, o que é uma combinação imbatível. 

Desde a entrada em operação na FAB, em 2019, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de seis aeronaves, todas na versão de reabastecimento aéreo, denominada KC-390, já acumula mais de 8.900 horas de voo e números recentes mostram uma disponibilidade operacional de cerca de 80%, com taxa de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria. 

Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

Fonte: EMBRAER e FAB
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia
Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER

Artigo científico foi publicado em uma das principais revistas internacionais na área da Engenharia

O artigo científico intitulado “A Novel Bias-TSP Algorithm for Maritime Patrol”, produzido por dois alunos egressos do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em conjunto com um pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e um professor da Academia de Defesa Holandesa, foi publicado pela revista americana IEEE Access, referência na área de estudos das Engenharias.

Divulgado em março deste ano, o artigo tem como autores o Tenente-Coronel Aviador Geraldo Mulato de Lima Filho, o Capitão Aviador Guilherme Moura Delfino, o Professor Doutor Angelo Passaro e o Professor Doutor Herman Monsuur. O trabalho científico é uma continuação do artigo intitulado “Time-Critical Maritime UAV Mission Planning Using a Neural Network: An Operational View, que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para classificar embarcações durante a atividade de defesa. Em contrapartida, o novo estudo tem por finalidade desenvolver uma inteligência computacional para realizar, de forma autônoma, o planejamento e a execução de missões de busca às embarcações pesqueiras que estejam realizando pesca ilícita, no litoral brasileiro. O algoritmo desenvolvido nessa pesquisa científica também poderá contribuir nas Ações de Patrulha Marítima e de Reconhecimento Aeroespacial da Força Aérea Brasileira (FAB).

O artigo fez parte da pesquisa de doutorado do Tenente-Coronel Lima Filho, orientado pelo Professor Doutor Angelo Passaro, no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais (PG-CTE) do ITA. “A realização de uma busca marítima com um drone oferece diversas vantagens importantes. Primeiramente, os drones podem cobrir grandes áreas de forma rápida e eficaz, pois quando possui uma inteligência computacional associada, realiza o monitoramento otimizado de uma ampla extensão do oceano. Equipados com câmeras de alta resolução e tecnologias avançadas de imagem, os drones podem capturar evidências detalhadas, incluindo registro visual das práticas de pesca ilegal, sem a necessidade de proximidade. Os drones também podem fornecer transmissão de dados, em tempo real, permitindo que as autoridades atuem rapidamente e distribuam recursos de fiscalização estrategicamente”, apontou Lima Filho.

O atual Coordenador do PPGAO, Coronel Aviador Sérgio Rebouças, destacou que o trabalho acadêmico é um exemplo de tecnologia desenvolvida no ITA que tem aplicação direta na área operacional e na indústria. “O próximo desafio é proteger formalmente essas tecnologias junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), por meio da Coordenadoria de Gestão da Inovação (CGI), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), com o intuito de integrá-las ao portfólio de ativos de inovação do ITA e da FAB. Isso possibilitará que elas sejam ofertadas na Vitrine de Inovação, além de viabilizarem a transferência da tecnologia, com foco em impulsionar a Base Industrial de Defesa (BID). Deste modo, fica clara a importância do desenvolvimento de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial, na área de defesa, pois têm aplicação dual, ou seja, podem ser aplicadas diretamente em outras áreas, como a preservação do meio ambiente e o combate à pesca ilegal”, finalizou.

Acesse o artigo, na íntegra, pelo site da revista científica.

Fonte: ITA, por Ten Leonardo
Fotos: Reprodução / IEEE ACCESS

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