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Evento contou com a participação do Governador do Estado de SP, EMBRAER e FAPESP

Durante cerimônia realizada, no dia 14 de março, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), foi inaugurado o Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) para a Mobilidade Aérea do Futuro. Fruto de uma parceria entre o ITA, a EMBRAER e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o Centro tem como objetivo realizar pesquisa de alto nível, com foco no desenvolvimento científico e inovação tecnológica.

Reunindo centros de ensino nacionais e internacionais, as atividades de pesquisa do Centro serão desenvolvidas com base em três pilares: aviação de baixo carbono, sistemas autônomos e manufatura avançada. O pesquisador responsável pelo CPE, Professor Doutor Domingos Alves Rade, explicou que este modelo de investimento busca formar uma rede de pesquisa dedicada a problemas complexos de Engenharia que exigem tempo maior para o desenvolvimento de soluções e financiamento contínuo. “Serão cinco anos iniciais, com possibilidade de prorrogação por mais cinco anos, na expectativa de que, após este período, as atividades do centro continuem sendo desenvolvidas com fontes complementares de financiamento”.

O reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, reforçou que o Centro de Pesquisa é baseado no conceito de “tríplice hélice”, que envolve o Governo, a Ciência e a Indústria. “O que pretendemos fazer a partir de agora é dar todo o suporte necessário para que os mais de cem pesquisadores envolvidos no projeto façam com que o Brasil esteja na vanguarda do conhecimento, criando aquilo que vai ajudar no desenvolvimento do nosso país e de uma sociedade melhor”, apontou.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, relembrou que o ITA deu início a muitas conquistas para o setor aeroespacial brasileiro e que agora se inicia uma nova fase. “Essa iniciativa do ITA, FAPESP e EMBRAER ratifica o pensamento do Marechal Montenegro que tanto valorizava a ciência, a tecnologia e a inovação como indutores do desenvolvimento de nosso País. Nossos engenheiros e pesquisadores terão todo o suporte necessário para encontrarem as melhores soluções para diversos temas de interesse do setor aeroespacial”, destacou.

O Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, comentou que investir em inovação é sinônimo de crescimento e desenvolvimento. “Nós temos que impulsionar o investimento em tecnologia no Estado de São Paulo. Nesse Centro de Pesquisa vamos ver a inovação, a criação de recursos humanos e de tecnologias. É a possibilidade de nos mantermos como destaque na aviação mundial, desenvolvendo grandes produtos e tendo protagonismo na indústria aeronáutica internacional”, completou.

Também participaram do evento o Vice-Governador, Felício Ramuth, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, professores, pesquisadores e autoridades civis e militares.

Investimento

Com investimento previsto em cerca de R$ 48 milhões, as pesquisas desenvolvidas no CPE devem ter como um dos aspectos de destaque a internacionalização, com aumento da visibilidade do que é produzido no Brasil, além da difusão do conhecimento e a transferência tecnológica.

O presidente da FAPESP, Professor Doutor Marco Antonio Zago, reforçou a importância de aumentar a quantidade e a qualidade de pesquisas. “O fortalecimento destas iniciativas reforça novas fases da FAPESP, que além de fomentar pesquisas básicas e programas de formação de recursos humanos, se volta para estas implicações práticas”.

Falando sobre o futuro do setor aeronáutico, o vice-presidente de Engenharia e Tecnologia da EMBRAER, Luis Carlos Affonso, comentou o desafio de alcançar metas do mercado internacional como a neutralidade na emissão de gases de efeito estufa nas próximas décadas. “Num cenário de intensa competição global é necessário trabalhar incansavelmente para conquistar o direito de continuar existindo e de crescer. Capacitar profissionais e desenvolver tecnologias vai contribuir para a competitividade, longevidade e excelência do setor aeroespacial brasileiro”, afirmou.

Fonte: DCTA, por Asp Alessandra Borges  e ITA, por Asp Leonardo
Foto: DCTA, por Cabo J.Alves

Foi realizada nesta sexta-feira (10) a Cerimônia Militar de passagem de Comando do Cargo de Chefe do Subdepartamento de Administração (SDA) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Cargo de Chefe da Coordenadoria de Governança (CGOV) do DCTA. A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e contou a presença dos Oficiais-Generais da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ).

O Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral, passou o Comando do Subdepartamento de Administração do DCTA para o Coronel Aviador Alexandre Daniel Pinheiro da Silva. Para a Coordenadoria de Governança do DCTA, o Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen passou o comando para o Coronel Intendente Ronald José Pinto.

Em suas palavras, o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Medeiros, enalteceu os feitos dos chefes substituídos, além de ensejar boas-vindas aos chefes substitutos.


“E assim tem sido a trajetória dos Brigadeiros Eliezer e Jansen!  Oriundos dos bancos acadêmicos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), construíram suas carreiras como técnicos e gestores. Ao longo de suas jornadas, guiaram com firmeza e precisão seus subordinados, demonstrando grande senso de justiça e zelo, estimulando-os a apresentarem sempre o seu melhor”, destacou.

Durante suas palavras de despedida, o Brigadeiro Engenheiro Eliezer, destacou os dois anos em que esteve à frente da SDA comandando o efetivo com sinergia e empatia. “Pude experimentar ricas experiências de gestão, envolvendo a padronização e automação de procedimentos da rotina, bem como o tratamento diferenciado e tempestivo das demandas mais complexas”, enfatizou.

 Ao agradecer sua passagem pelo DCTA, o Brigadeiro Engenheiro Jansen, ressaltou a atividade da CGOV, pois ela esteve presente de forma basilar nas ações do DCTA. “Não foi por acaso que este Departamento foi contemplado pelo Governo Federal, ao final de 2022, com o Selo Nacional de Modernização do Estado, categoria bronze, pela iniciativa de elaboração e implantação do Manual de Governança e Gestão do DCTA, que hoje serve de referência para os demais Órgãos de Direção Setorial no que tange às práticas de Governança e Gestão, em total alinhamento com os preceitos estabelecidos pelo Estado-Maior da Aeronáutica”, completou.

Fonte: DCTA, por Asp Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Cabo J.Alves

Diretora-Presidente do IPT ministrou palestra com enfoque sobre a Engenharia do Futuro

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou na manhã desta segunda-feira (6) mais uma edição da tradicional Aula Magna, que marca oficialmente o início de um novo ano letivo no Instituto. Ministrada no Auditório Professor Francisco Antonio Lacaz Netto, no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), a cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, além de alunos do primeiro ano da graduação e membros do efetivo do ITA.

A presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Professora Doutora Liedi Legi Bariani Bernucci, foi a palestrante convidada. Primeira mulher a ministrar uma Aula Magna na história do ITA, possui graduação em Engenharia Civil pela escola politécnica da Universidade de São Paulo, mestrado em Engenharia Geotécnica, também pela USP, e doutorado em Engenharia de Transportes de forma conjunta pela Universidade de São Paulo e pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça.

Durante sua apresentação, a Doutora Liedi Bernucci falou sobre a importância da Engenharia para o futuro do Brasil e a necessidade deste caminho de ser trilhado o quanto antes, ainda no presente. “A engenharia pode ser protagonista na criação de uma sociedade mais sustentável. Os engenheiros dominam uma plêiade de temas e de conhecimento, e alargarão as fronteiras do conhecimento para termos novas tecnologias, materiais e processos para enfrentar os desafios complexos que a humanidade e o planeta enfrentam, trabalhando para criar um futuro melhor para todos”, apontou a palestrante.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, parabenizou a condução da Aula Magna e, se dirigindo aos novos alunos do ITA, afirmou que a soma de seus talentos é o que os levará a encontrar as melhores soluções para o desenvolvimento do nosso país. “Em São José dos Campos observamos na prática o modelo da tríplice hélice, com a interação da Universidade, do Governo e da Indústria, trabalhando em prol do desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, completou.

O Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, aproveitou para celebrar o início de mais um período de estudos. “Saímos daqui cheios de inspirações com base nos conhecimentos transmitidos pela professora Bernucci, e esperamos que isso reflita nos próximos meses de dedicação e aprendizado”, comemorou o reitor.

Homenagens

Durante a Aula Magna também foram entregues honrarias para formandos de graduação e pós-graduação que se destacaram no ano letivo de 2022. Entre os agraciados está a Engenheira de Computação Ana Paula Lopes Schuch, que obteve melhor desempenho entre todos os estudantes do último ano, recebendo o prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa e o Prêmio Força Aérea Brasileira.

Para a Engenheira, um momento de extrema felicidade e a materialização da dedicação dos últimos anos. “Eu sempre me inspirei em Iteanas que se formaram antes de mim, que foram importantes durante o meu percurso, então creio em um aspecto de incentivo também para outras mulheres”, apontou.

Além dos Prêmios oferecidos pelo Ministério da Defesa e pela Força Aérea Brasileira, as empresas Litoral Engenharia e Desenvolvimento, Business Propulsion LAB, Embraer, Boeing e a Fundação Casimiro Montenegro Filho, apoiaram a cerimônia agraciando formandos de destaque.

Representatividade

O marco positivo de ser a primeira mulher ministrando a Aula Magna do ITA se deu na semana de comemoração do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Em sua fala, Professora Liedi aconselhou aos novos estudantes sobre a importância de estudar a história do Instituto do qual fazem parte, para conhecer o caminho trilhado por quem os antecedeu. “Eu sempre tive uma admiração enorme pelo ITA, mas na minha época mulheres não eram admitidas. Hoje fico muito feliz em ver como elas são tão bem acolhidas e inseridas”, apontou.

No ITA as primeiras alunas chegaram a partir de 1996 e de lá para cá o efetivo feminino tem marcado uma presença cada vez maior. Neste mesmo ano, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), ingressaram as primeiras Cadetes Intendentes, que atingiram o posto de Coronel em 2017.

Na Força Aérea Brasileira (FAB) são mais de 40 anos de presença feminina, tendo hoje cerca de 10 mil militares mulheres exercendo diversas funções em prol da soberania aérea nacional e de toda a nação.

Fonte: ITA, por Asp Leonardo
Foto: DCTA, por Cabo J.Alves

 

No último dia 27 de fevereiro, a “Society of Experimental Test Pilots (SETP)” premiou as novas técnicas de ensaio para “Reabastecimento em Voo de Helicópteros” apresentadas no 14th Annual Southeast Section SETP Symposium pelo Capitão Engenheiro Luís Gustavo Leandro de Paula, do efetivo do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos. O IPEV é o maior responsável pela pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação relacionada com os meios de Força Aérea do Brasil.

A SETP, a American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA) e a Society of Flight Test Engineers (SFTE) realizou o 14th Annual Southeast Section SETP Symposium, com o objetivo de trazer novas informações e inovações no campo dos voos de teste ao redor do mundo.

O maior destaque do simpósio foi a apresentação "New Flight Test Techniques for Helicopter Air to Air Refuelling (HAAR)" ou "Novas técnicas de ensaio para o Reabastecimento em Voo de Helicópteros", apresentada pelo Capitão Engenheiro Luís, que destacou as diferenças e desafios do procedimento de reabastecimento em voo de helicópteros comparado ao realizado por recebedores do tipo asa fixa. Além disso, foram apresentadas as vantagens operacionais desse procedimento.

O Capitão Luís foi agraciado com o prêmio de Melhor Apresentação do Simpósio, que, na oportunidade, foi recebido pelo Vice-presidente da SETP, Andrew McFarland, em nome do autor, pois o evento foi realizado de forma on-line.

O autor é engenheiro formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e realizou sua educação continuada no IPEV (Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo), especializando-se em engenharia de ensaios em voo em aeronaves de asas rotativas. Os Institutos compõem o complexo do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos, maior responsável pela pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação relacionados com os meios de Força Aérea do Brasil. 

Dentre as técnicas desenvolvidas, destacou-se o planejamento de ensaios baseado em margem de potência que possibilitou maximizar, de forma segura, o envelope de voo a ser certificado e o uso de ferramentas estatísticas para determinar a carga de trabalho dos pilotos durante as tarefas de reabastecimento. A premiação consagra, com reconhecimento internacional, as recentes inovações tecnológicas que têm sido desenvolvidas pelos institutos do DCTA, como a instalação de sensores nas pás do helicóptero com transmissão de dados em tempo real. Esse tipo de técnica teve que ser desenvolvida no IPEV para aumentar a segurança de voo e a eficiência dos voos de ensaio (e futuras capacidades operacionais), visando também a economia de meios, visto que foram necessários menos voos para atingir os objetivos da Operação.

Como celeiro da inovação, o IPEV tem continuamente desenvolvido tecnologias no Estado da Arte e essa, especificamente, é passo primordial para viabilizar um feito inédito na aviação: o reabastecimento de helicópteros por aeronaves a jato como o KC-390, garantindo vantagem militar para a Força Aérea Brasileira. 

Centro de Excelência em Tecnologia e inovação

O IPEV tem sido reconhecido internacionalmente pela sua capacidade de inovação. A instituição tem uma longa história de colaboração com órgãos de voo de testes de diversos países, o que tem permitido o intercâmbio de conhecimentos e a realização de atividades bilaterais (cooperação com forças aéreas amigas), bem como a participação de simpósios internacionais, sendo o Instituto amplamente premiado por meio de seus militares, enfatizando a excelência técnica desses para a Força Aérea Brasileira e para o Brasil como um todo. 

Em outras SEIS oportunidades, para destacar apenas algumas, o IPEV foi agraciado com prêmios e reconhecimento internacionais: 

  1. Reconhecimento por ser uma das pouquíssimas escolas de voos de teste no mundo (atualmente apenas existem 7 que cumprem os pré-requisitos da SETP) – https://www.setp.org/about-setp/about-setp/ .
  2. Prêmio de Livro do Mês (maio de 2022) da AIAA ao Major Engenheiro Joaquim Neto Dias, pelo trabalho intitulado “Active Spanwise Lift Control: A Distributed Parameter Approach”, recebido há 10 meses, em maio de 2022 – (https://twitter.com/aiaa/status/1526209615154884610 )
  3. Prêmio de Melhor Artigo da classe Trabalhos Técnicos do 49° Simpósio da SFTE, com o trabalho intitulado “Presentation of the Optical Trajectography System for Flight Test Operations”, realizado em 2018 pelo Dr. Nelson Paiva Oliveira Leite -
  4. Prêmio de melhor artigo científico na Seção de Desenvolvimento e Aplicações de Simulação do 48° Simpósio da SFTE, com o trabalho intitulado “Identification of Aerodynamic Model of a Turboprop Trainer for the IPEV Flight Test Simulator”, realizado em 2017 e recebido pelo Major Engenheiro Bruno Giordano -
  5. Prêmio de melhor trabalho da Conferência de Mecânica de Voo Atmosférico do AIAA (SCITECH 2015), com o trabalho intitulado "High Angle of Attack Model Identification with Compressibility Effects”, realizado em 2015 pelo Primeiro Tenente Joaquim Neto Dias -
  6. Prêmio de melhor artigo científico do 44° Simpósio da SFTE, com o trabalho intitulado "Identification of High Angle of Attack Aerodynamic Model Using Flight Data from Spin Tests”, realizado em 2013 pelo Primeiro Tenente Joaquim Neto Dias -

“Para conhecer mais sobre o IPEV e os projetos acesse www.ipev.cta.br

Fonte: DCTA, por Asp Alessandra Borges e IPEV, por Cap Guilherme Rocha
Imagens: IPEV, por Cap Luís

 

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespial (DCTA), realizou neste dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, um café da manhã especial para cerca 200 mulheres do efetivo militar e civil. A comemoração contou com a presença do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani e de Oficiais-Generais da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ).

Em nome do Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Mauricio Augusto Silveira de Medeiros, o Vice-Diretor leu uma homenagem, na qual destacou a presença da mulher em um ambiente militar.

“É com uma satisfação que vejo mulheres presentes aqui. Em um ambiente de origem estritamente masculino, perceber que vocês conseguiram conquistar seus espaços é extremamente gratificante. Sintam-se, por meio dessa singela homenagem, reconhecidas pelo papel que desempenham na sociedade, na Força Aérea e no DCTA”, disse.

O Major-Brigadeiro, Mauro Bellintani, também destacou a presença feminina na Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) com o fato histórico que pela primeira vez a Aula Magna do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foi ministrada por uma mulher, a Professora Doutora Liedi Legi Bariani Bernucci, e também neste ano tivemos a primeira mulher a assumir a Prefeitura de Aeronáutica de São José dos Campos (PASJ), Tenente-Coronel Luciana França Rosa Freitas.

“Sinto-me honrada em ser a primeira mulher a assumir a Prefeitura de Aeronáutica de São José dos Campos e de ter a oportunidade de contribuir com a nobre missão de administração de Próprios Nacionais Residenciais (PNR), que de forma indireta contribuem com a elevação da moral do efetivo do DCTA”, destacou a Tenente-Coronel Luciana.

Mulheres na Força Aérea Brasileira

Na história da Força Aérea Brasileira a jornada é de pioneirismo e conquistas, pois as primeiras mulheres que ingressaram na FAB, foi em 1982, quando foram criados os quadros femininos de Oficiais e Graduadas.

Hoje, são mais de 10 mil mulheres na FAB, em diversas funções e sendo uma carreira promissora e de reconhecimento para desempenhar as ações de Controlar, Defender e Integrar o território nacional.

Fonte: DCTA, por Asp Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Sgt Lucineia e GAP-SJ, por Daniela

 

 

Foguete sul-coreano tem nova previsão de data para ser lançado a partir do Centro de Lançamento de Alcântara

Lançamento do HANBIT-TLV é o 500º da história do CLA e um marco importante para o Programa Espacial Brasileiro

A Operação Astrolábio, resultado da parceria entre o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a empresa privada sul-coreana INNOSPACE, acaba de ser retomada e uma nova janela de lançamento foi definida para o período de 7 a 21 de março de 2023.  

No dia 21 de dezembro de 2022, o lançamento do foguete HANBIT-TLV precisou ser adiado devido à uma questão de ordem técnica. De acordo com o CEO da INNOSPACE, Kim Soojong, diversas ações foram planejadas e implementadas para que a próxima tentativa possa acontecer de forma eficaz. “Assim como para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), a segurança também é uma prioridade para a INNOSPACE. Estamos confiantes de que teremos um lançamento seguro e bem-sucedido”, comentou Kim Soojong.

Segundo o Coordenador-Geral da Operação, Coronel Aviador Rodrigo José Fontes de Almeida, a missão envolveu muitos desafios e quebras de paradigmas, afinal é a primeira vez que uma empresa privada estrangeira realiza um lançamento a partir da base de Alcântara. “Esse é um momento marcante para o Programa Espacial Brasileiro, pois a Operação Astrolábio vem ratificar o futuro Centro Espacial de Alcântara (CEA) como um espaço-porto para o New Space*, abrindo possibilidades de parcerias futuras e o aprimoramento dos processos e da estrutura do CLA”, explicou.

Com o lançamento do HANBIT-TLV, o CLA chega ao 500º lançamento em 40 anos de história, apoiando inúmeros experimentos tecnológicos complexos e multidisciplinares.

*New Space

New Space é um conceito atual no mercado espacial que prioriza o lançamento de satélites menores e mais leves, planejados para orbitarem por períodos mais curtos, o que diminui o tempo de fabricação e, principalmente, o custo dessas cargas úteis, além de potencializar o desenvolvimento de pesquisas espaciais devido à constante atualização das tecnologias envolvidas e a facilidade crescente na miniaturização e utilização de novos componentes.

Sobre a carga útil

O foguete sul-coreano é equipado com a carga útil denominada Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), desenvolvida pelos militares e profissionais civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O SISNAV é um experimento tecnológico brasileiro essencial para a navegação autônoma de foguetes, que permitirá ao Brasil um grande passo em direção à independência no desenvolvimento de veículos para lançamentos de satélites de todos os tipos. O Projeto SISNAV está inserido dentro do Sistema de Navegação e Controle (SISNAC), previsto para o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) da FAB, focado em órbitas baixas do New Space.

Essa missão propicia o desenvolvimento técnico e operacional das equipes envolvidas no que tange à tecnologia de propulsão híbrida, avaliação do desempenho em voo do SISNAV e sistemas de rastreio, transmissão e recebimento de dados. Dessa forma, o Programa Espacial Brasileiro será fortalecido, mostrando ao mundo a capacidade do Brasil de desenvolver tecnologias aeroespaciais.

Para saber mais sobre o veículo e a importância da Operação, clique aqui.

Fonte: DCTA, por Tenente Carolina Redlich

Fotos: DCTA

O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) realizou no dia 16 de fevereiro, a Aula Magna do XXXIII e XXXIV Curso de Ensaios em Voo, modalidade Asa Fixa e Técnico Instrumentador. O evento foi presidido pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

A palestra da Aula Magna foi ministrada pelo Coronel Aviador Carlos José da Silva Cruz, oficial da Força Aérea Brasileira que permaneceu na ativa de 1984 a 2014. O Coronel possui aproximadamente 3.000:00 horas de voo. Em todo esse tempo de Força Aérea foi Piloto Operacional da Aviação de Caça, participou do Projeto F-5 – QAN (Qualificação de Armamentos Nacionais), do projeto F-5BR (Modernização da aeronave F-5), Certificação do KC-390 – Crosswind Flight Test Campaign dentre muitos outros projetos importantes para a consolidação de sua carreira.  Atualmente, o Coronel Silva Cruz trabalha como Piloto de Ensaios em Voo na ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil.

O Diretor do IPEV, Coronel Aviador Marcelo Bittencourt Vautier Franco, agradeceu o Coronel Aviador Carlos José da Silva Cruz por ter abrilhantado o evento com sua palestra e também frisou a importância do curso para o IPEV.

“O nosso grande objetivo é conseguirmos entregar as competências necessárias para essa equipagem de voo cumprir a missão do IPEV e continuar contribuindo com o Brasil”.

O Curso de Ensaios em Voo tem a finalidade de preparar tripulações compostas por pilotos e engenheiros para executar as atividades relacionadas com voos de desenvolvimento de aeronaves ou sistemas, como também, formar técnicos especializados na atividade de instrumentar engenhos aeroespaciais para coletas de dados, a fim de contribuir para o aumento da capacidade operacional da Força Aérea Brasileira (FAB). O curso de Asa Fixa conta com a participação de quatro pilotos e quatro engenheiros, todos da FAB. E o curso de Técnico Instrumentador é composto por dois sargentos e um servidor civil do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo

O IPEV é responsável por realizar ensaios em voo, formação de pessoal especializado e pesquisa aplicada, a fim de contribuir para o desenvolvimento de soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial.

Fonte: DCTA, por Asp Alessandra Borges e IPEV, por Ten Carolina Duarte

Foto: DCTA, por Cabo J. Alves

 

 

                                                                                                         

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