Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA realiza de plantio de mudas de árvores no Campus
Início do conteúdo da página

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou o replantio de cerca de 4.995 mudas de espécies arbóreas nativas no Campus do DCTA. A iniciativa faz parte da compensação ambiental prevista em lei para a construção da Linha de Transmissão em Alta Tensão e Subestação para alimentação de energia do Campus, a partir da concessionária de energia, EDP São Paulo.

O processo de Supressão Arbórea foi previamente discutido e aprovado junto à Prefeitura Municipal de São José dos Campos (SP). Ainda, cabe destacar que o respectivo projeto de engenharia cumpriu todas as fases de aprovação junto aos órgãos responsáveis, mediante adoção de todas as condicionantes técnicas e de segurança estabelecidas em normativos nacionais, bem como diretrizes da EDP São Paulo.

As mudas foram dispostas no Campus do DCTA, numa área equivalente a 36.897 m2, no espaço situado ao lado da Vila Residencial (H-9). As espécies recomendadas para o plantio foram definidas conforme características do solo, relevo e bioma local, totalizando 60 espécies diferentes.

A linha de transmissão e a nova subestação em questão são essenciais para a continuidade do desenvolvimento do Campus do DCTA, cujo crescimento está, historicamente, intimamente ligado ao próprio desenvolvimento da cidade de São José dos Campos e Vale do Paraíba.

O Diretor-Geral do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, ressalta a preocupação do Departamento com o meio ambiente. “Estamos sempre propondo ações de conscientização a respeito da preservação ambiental, para nós trata-se de uma maneira de realizar nosso papel não só como instituição, mas também como cidadãos perante a sociedade”, afirma.

Essas e outras ações, que preconizam questões ambientais, econômicas e sociais, também estão de acordo com o Plano de Logística Sustentável da Força Aérea Brasileira (FAB), lançado no ano passado, cujo objetivo é contribuir para a conscientização do efetivo, além da manutenção e preservação da natureza. 

O Plano apresenta diretrizes estratégicas para o uso racional dos recursos naturais e bens públicos de cada Organização Militar. A expectativa é de que o uso consciente dos recursos disponíveis contribua para a redução do desperdício e promova economia.

Nesse sentido, uma das iniciativas realizadas este ano pelo DCTA por meio da Prefeitura de Aeronáutica de São José dos Campos (PASJ) em parceria com a Urbanizadora Municipal S/A (URBAM), foi a inauguração do primeiro Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de Resíduos Sólidos, construído em sua versão ecológica e com materiais sustentáveis.

O objetivo é viabilizar o descarte centralizado e adequado dos resíduos gerados pelas 782 famílias residentes da Vila Residencial do Campus do DCTA, dentro das normas ambientais existentes, visando facilitar e melhorar as condições de habitabilidade dos permissionários da Vila Militar do DCTA.

 

Plantio de Mudas no DCTA

 

         

 

        .      

Fonte: DCTA, por Tenente Larissa Santos

Fotos: CO-DCTA e DCTA, por Sargento Roberto

Fim do conteúdo da página