Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > ITA aumenta número de vagas de Graduação
Início do conteúdo da página

O Comando da Aeronáutica (COMAER) autoriza aumento de 25% na quantidade de vagas para o Curso de Graduação em Engenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), organização do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), para o ano de 2021.

A Portaria do Comandante da Aeronáutica, publicada hoje no Diário Oficial da União, que define o número de alunos para cada um dos seis cursos de graduação do ITA, contempla o total de 150 vagas para o Concurso de Admissão 2021, a ser realizado este ano, distribuídas em 119 vagas para os que decidirem cursar a graduação como civis e, 31 vagas para aqueles que optarem por realizar o curso seguindo a carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng).

O Governo Federal vem estimulando o aumento na formação de engenheiros no ITA com o objetivo de atender a demanda por mão de obra qualificada no setor produtivo nacional. Com foco nesta orientação, o COMAER vem alinhando esforços no suporte conjunto à expansão do ITA.

A ampliação na capacidade de formação do ITA para o ano de 2021 objetiva atender as necessidades crescentes por profissionais da área de Engenharia Aeroespacial e de Engenharia Eletrônica. Os recém-criados Centro Espacial do ITA (CEI), responsável pela capacitação de recursos humanos, bem como pela pesquisa e desenvolvimento no setor espacial, no âmbito do Ministério da Defesa, e o Centro Espacial de Alcântara (CEA), destinado a operacionalizar a comercialização de lançamento de foguetes, e a nova realidade tecnológica, com a aplicação cada vez maior de componentes eletrônicos nas aeronaves, sistemas e equipamentos, solicita o intenso emprego de profissionais altamente qualificados na área.

“Como referência mundial na área de ciência e tecnologia, é extremamente importante que o ITA tenha esse aumento de engenheiros qualificados para atender as demandas nacionais e para o desenvolvimento de projetos espaciais”, declarou o Diretor-Geral do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara.

Por sua parte, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica vem trabalhando para suprir a infraestrutura física e de pessoal que dê o suporte necessário ao aumento do seu número de alunos, mantendo e, até, elevando o nível de excelência na formação de profissionais de Engenharia.
O Reitor do ITA, Prof. Anderson Ribeiro Correia, destacou que “a ampliação no corpo discente do Instituto demonstra as expectativas positivas sobre nossa instituição e, ao mesmo tempo, a confiança na retomada do crescimento por parte da nossa Nação”.

Neste sentido, o ITA, ao longo dos últimos anos, promoveu a contratação de 60 novos professores, ampliando o corpo docente em mais de 50%, realizou a construção de um novo prédio de cerca de 16 mil m², com salas de aula e laboratórios, onde está presente a Divisão de Ciências Fundamentais. Ainda, conta com dois prédios residenciais em plena construção, projetados para ampliar a capacidade de alojamento para mais 128 alunos, com previsão de entrega para o final de setembro deste ano.

Uma característica interessante no projeto dos prédios residenciais dos alunos é a utilização de tecnologia aplicada à sustentabilidade, a partir de painéis fotovoltaicos, que permitirá o consumo de energia dentro dos conceitos de sustentabilidade.  Há, também, a expectativa de que a ampliação da capacidade de alojamento de estudantes permita franquear apoio aos alunos de pós-graduação, aumentando ainda mais o interesse por essa gama de cursos do ITA.

A execução destas obras foi viabilizada a partir do apoio do Ministério da Educação, que contribuiu com o aporte de aproximadamente 54 milhões de reais para a construção do prédio de Ciências Fundamentais e com 40 milhões para a construção dos blocos de alojamento de alunos e da determinação do DCTA em apoiar e dar as condições necessárias para a concretização deste desafio.
“Agradeço a todos os colaboradores do ITA, ao Comando da Aeronáutica e ao Ministério da Educação, esta relação sinergética entre os diversos agentes do governo é que vem permitindo a realização deste grande desafio”, concluiu o Professor Anderson.

Fonte: ITA por Cap R1 Fábio Cox
Imagens: ITA por 3S SEN Roberto

Fim do conteúdo da página