Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > ITA realiza desinfecção de suas instalações com o apoio do Comando Conjunto Sudeste
Início do conteúdo da página

No dia 02 de julho, o Comando Conjunto Sudeste (CCSE) coordenará a atuação do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) na desinfecção do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com o objetivo de diminuir as possibilidades de transmissão do novo Coronavírus.

O CCSE foi criado em março deste ano, junto a nove outros Comandos Conjuntos, distribuídos pelo território nacional, com o objetivo de coordenar o emprego das Forças Armadas no estado de São Paulo no combate à pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2.

Desde o início de sua atuação, o Comando Conjunto Sudeste realizou 500 desinfecções em espaços públicos na sua área de abrangência.

O trabalho a ser realizado pelo1º Btl DQBRN, do Exército Brasileiro (EB), sediado no Rio de Janeiro, será realizado por 44 militares especialmente treinados para esta atividade, utilizando equipamentos de proteção especiais.

A atividade faz parte das ações planejadas para o retorno de 128 alunos do primeiro ano às aulas presenciais, em 16 de agosto, traçadas pelo Comitê de Risco e Combate ao Coronavírus, do ITA, criado com a finalidade de assessorar o Conselho da Reitoria (CR) nas ações de prevenção contra a contaminação e disseminação da COVID-19. Serão desinfectadas as áreas de uso comum pelos alunos.

O retorno dos demais alunos ainda não tem data definida e depende do acompanhamento da situação de saúde em função da pandemia e faz parte da concepção de distanciamento social, evitando a aglomeração que seria provocada pelo retorno de todos na mesma data.

Além dessa ação profilática que será realizada pelo EB, a estratégia estabelecida pelo Comitê prevê, dentre outras, apoio aéreo da FAB para transporte de alunos, testagem para COVID, respeito às normas de higienização e distanciamento social, realização de quarentena, aulas teóricas online, aulas práticas em grupos reduzidos, restrição a saídas da área do Instituto e controle de sintomas.

 

Fonte: ITA, por Capitão R/1 Fábio Cox

Fotos: DCTA, por Sargento Petherson e ITA

Fim do conteúdo da página