Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Centro de Lançamento de Alcântara tem novo Diretor
Início do conteúdo da página

Na última sexta-feira (13/03), o Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), presidiu a Cerimônia Militar de transmissão do cargo de diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), do Coronel Aviador Marco Antonio Carnevale Coelho ao Coronel Aviador Marcello Corrêa de Souza.

Participaram, ainda, da solenidade o Vice-Governador do Estado do Maranhão, Carlos Orleans Brandão Júnior, o Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), Major-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Barros Chã, o Chefe do Centro de Operações Espaciais, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, o Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Senhor Carlos Augusto Teixeira de Moura, líderes das 7 agrovilas do entorna do CLA, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Em suas palavras de despedida o Diretor substituto falou sobre seus 1166 dias sob o comando do Centro e frisou as vantagens competitivas que fazem do CLA o local ideal – a partir de sua posição privilegiada - para as operações de lançamento. “Mostramos ao Brasil e ao mundo que as operações espaciais a partir desta posição podem ser lucrativas, pois o CLA está disponível o ano inteiro, tem segurança operacional, seus sistemas são confiáveis e diuturnamente manutenidos”.

O Diretor-Geral do DCTA agradeceu ao Coronel Carnevale pelo seu trabalho à frente do CLA e destacou o cumprimento fiel de seu planejamento e as atividades realizadas ao longo de sua gestão. “O seu apoio e conhecimento técnico, durante as inúmeras visitas de autoridades ao CLA, foram de fundamental importância para a concretização do Acordo de Salvaguarda Tecnológico, bem como os trâmites para a consolidação do Centro Espacial de Alcântara”, ressalta.

O Major-Brigadeiro Potiguara também comentou sobre as expectativas e desafios do novo diretor do CLA diante do lançamento e rastreio do voo do VS50 e a criação do Centro Espacial de Alcântara. “Sua missão à frente do CLA tem o respaldo da sua capacidade de liderança e de gestão, constatadas durante a sua passagem pelo Centro de Operações Espaciais, em Brasília, que respaldou a sua indicação pelo Alto-Comando, para o cargo que ora assume”.

O diretor que assume, Coronel Corrêa é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ) e ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 1990. Realizou todos os cursos de todos os cursos de carreira, dentro os quais se destacam: curso de formação de oficiais aviadores e o curso de aperfeiçoamento de oficiais. Realizou ainda, cursos de tática aérea, básico de guerra eletrônica, preparação de instrutores de voo, básico de enlace de dados táticos e inteligência para operações aéreas.

Dentre as experiências militares destacam-se: instrutor de voo em diversas aeronaves da FAB e como instrutor de voo de a-29 na força aérea chilena; participação e condução de operações e exercícios, incluindo exercícios multinacionais tais como cruzex e salitre, além de chefe do centro de operações de comando operacional.

 

Publicado em: 18/03/2020

Fonte: DCTA, por Tenente Larissa

Fotos: DCTA

Fim do conteúdo da página