Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA comemora 51 anos de criação
Início do conteúdo da página

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, no dia 6 de março, a cerimônia alusiva aos 51 anos de sua criação. A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral da instituição, o Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara. Estiveram presentes Oficiais Generais, Comandantes, chefes e Diretores da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), familiares, representantes de empresas, instituições e associações parceiras.  

Criado em 14 de março de 1969, a organização possui a missão de desenvolver soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial, a fim de contribuir para a manutenção da soberania do espaço aéreo e a integração nacional. Para tanto, estão sob sua responsabilidade diversas Organizações Militares (OMs) e Comissões. São elas o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI); o Instituto de Estudos Avançados (IEAV); Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV); o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ); o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA); o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI); a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC); a Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE); o Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP-SJ); a Comissão de Obras do DCTA (CO-DCTA) e a Prefeitura de Aeronáutica de São José dos Campos (PASJ).  

Após o Canto do Hino Nacional Brasileiro, foram entregues os prêmios aos Destaques Profissionais do Ano de 2019. O título de Graduado, Praça e Servidor Padrão possui como objetivo destacar e prestigiar aqueles que mais se destacaram no exercício de suas funções. No processo de escolha, foram considerados os seguintes aspectos: qualidade, produtividade, trabalho em equipe, responsabilidade, relacionamento no ambiente de trabalho, disciplina, apresentação pessoal e liderança. Foram agraciados a Primeiro-Sargento Especialista em Administração Gyselly Medeiros Ferrine (Graduado Padrão), o Cabo Especializado em Guarda e Segurança Guilherme Almeida Ribeiro (Praça Padrão) e o Técnico em Ciência e Tecnologia Amarildo Franco Barbosa (Servidor Padrão).

Dando sequência, foram entregues os títulos de Membros Honorários da Força Aérea Brasileira (FAB), que visa reconhecer valorosos serviços prestados ao Comando da Aeronáutica por pessoas de fora de sua estrutura funcional. Foram agraciados com o título o Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) Antônio Divino Moura, o Presidente da Associação Desportiva Classista dos Servidores Civis e Militares do Centro Técnico Aeroespacial (ADCCTA) Salatiel Alves Ferreira Júnior, o Chefe da Coordenação de Eventos Carlos Roberto Fernandes Esteves, e o Diretor de Relações Comunitárias James Domingos, ambos da Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

O Pesquisador do INPE Antônio Divino Moura é um brasileiro reconhecido internacionalmente como cientista, cujo trabalho focado no ambiente operacional da Força Aérea Brasileira (espaço aéreo, meteorologia e clima) foi constante e de grande valor para o Comando da Aeronáutica e o Brasil. O Presidente da ADCCTA Salatiel Alves Ferreira Júnior destacou-se na condução de eventos em parceria com o DCTA, como na tradicional Festa Junina do Campus, na montagem do evento “Portões Abertos 2019” e no Baile do Aviador e do Servidor Público.

Já o Senhor Carlos Roberto Fernandes Esteves foi indicado devido à sua ação proativa junto a empresas parceiras da Prefeitura Municipal de São José dos Campos na organização dos “Portões Abertos 2019”. O Senhor James Domingos, por sua vez, além de ter sido designado como principal interlocutor junto ao DCTA, não mediu esforços para a obtenção de apoio para a montagem da infraestrutura do evento.

Como de costume em solenidades de aniversário das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica, foram entregues as Medalhas Militares de Tempo de Serviço. Criada em 15 de novembro de 1901, a comenda destina-se a recompensar oficiais e praças da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira após 50, 40, 30, 20 ou 10 anos de bons serviços prestados à instituição. Ao todo, 64 medalhas foram entregues, sendo 13 por 30 anos de serviço, 30 por 20 anos, e 21 por 10 anos.

Em sua Ordem do Dia, o Diretor-Geral do DCTA relembrou a história da criação do DCTA, que partiu do sonho do Marechal do Ar Cassimiro Montenegro Filho de criar uma escola de engenharia de excelência e um avançado centro de operações e pesquisa, ressaltando os feitos do Departamento ao longo dos anos. “O conhecimento gerado no DCTA transbordou o campo aeroespacial e foi aplicado em outros campos do conhecimento, entregando produtos como o motor a gás, o motor a álcool, a urna eletrônica, radares meteorológicos e tantos outros”, afirmou.

 

Publicada em 10 de março de 2020

Fonte: DCTA, por Sgt Anderson

Edição: DCTA, por Ten Larissa

Fotos: DCTA

Fim do conteúdo da página