Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) tem novo Diretor-Geral
Início do conteúdo da página

 

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quarta-feira (29/01), a cerimônia militar de transmissão do cargo de Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar ao Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara. A solenidade, em São José dos Campos (SP), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Participaram, ainda, da cerimônia o ex-Ministro da Infraestrutura e das Comunicações, Tenente-Coronel reformado da FAB e um dos fundadores da Embraer, Ozires Silva; o Deputado Federal Eduardo Cury; o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo; o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; o Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; [Clique aqui para baixar a imagem original] o ex-Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Xavier Ferolla; o Diretor-Executivo de Projetos e Chefe de Gabinete da Presidência da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Tenente-Brigadeiro do Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica; o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia; Presidentes de Institutos e Fundações Nacionais; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares; representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; e o Graduado Master da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos, Suboficial Antonio Carlos Senhorinha.

 

 

Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica destacou a importância da passagem de Comando do maior complexo nacional do setor aeroespacial, ícone de Ciência e Tecnologia, e que, segundo ele, consolida os laços entre educação, pesquisa, qualidade e progresso. “A transmissão do cargo de Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial incentiva a necessária percepção da relevância dos trabalhos realizados na área do DCTA, valioso patrimônio da inteligência brasileira”, agradecendo o trabalho do Diretor-Geral substituído e desejando prosperidade à gestão do Major-Brigadeiro Potiguara.

 
Agradecimento

O Tenente-Brigadeiro Aguiar agradeceu o empenho dos mais de 5.500 militares e servidores civis das 13 Organizações Militares subordinadas ao DCTA. Segundo ele, o efetivo atua em projetos de vanguarda e de grande valor estratégico para o país. “O DCTA, alinhado com as diretrizes estabelecidas pelo Comandante da Aeronáutica, tem realizado ações que, com certeza, fortalecerão a atividade de ciência, tecnologia e inovação na nossa Instituição e no Brasil”, concluiu, ao fazer um balanço das atividades do Departamento em 2019.

 


Segundo o novo Diretor-Geral, o grande desafio de sua gestão será desenvolver os objetivos traçados pela Força Aérea nos campos da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Pretendemos dinamizar ainda mais o DCTA. Esse é o nosso objetivo: foco e dinâmica para fornecer os entregáveis que a FAB necessita”, acrescentou o Oficial-General.

 
Carreira

O Major-Brigadeiro Potiguara é natural da cidade de Cáceres (MT). Foi declarado Aspirante a Oficial Aviador da FAB em 12 de dezembro de 1984 e promovido ao atual posto em 31 de março de 2016. Possui todos os cursos acadêmicos de carreira e, ainda, MBA em Desenvolvimento Avançado de Executivos, com ênfase em Política e Defesa (UFF); Curso de Padronização de Instrutores de Voo; Curso de Administração de Suprimento e Manutenção; Curso de Planejamento e Controle da Manutenção; Curso de Preparação para Recebimento de Aeronaves; e Curso de Tiro de Combate.

 


Dentre as principais funções exercidas estão: Assessor Aerotático da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira no Paraguai; Adjunto do Gerente do Projeto de Modernização da Aeronave F-5E/F no Subdepartamento de Desenvolvimento e Projetos do Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento; Assessor Militar para Assuntos de Aeronáutica do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Comandante da Base Aérea de São Paulo; Vice-Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica; Chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica; Comandante da Primeira Força Aérea; Subchefe de Operações da Chefia de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério Da Defesa; Diretor-Geral Interino do DCTA; e Vice-Diretor do DCTA.

O Oficial-General possui mais de 4.000 horas de voo, sendo 1.800 na Aviação de Caça, e possui 12 condecorações nacionais e duas internacionais.

Assista ao vídeo sobre a cerimônia realizada no DCTA.

 


Publicada em 03/02/2020

Fonte: CECOMSAER, por Tenente Jonathan Jayme

Revisão: CECOMSAER, por Tenente-Coronel Santana

Fotos: CECOMSAER, por Soldado Wilhan Campos

Vídeo: CECOMSAER, por Soldado Victor Chagas

Fim do conteúdo da página