Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > ITA tem novo Reitor
Início do conteúdo da página

 

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, nesta segunda-feira, 27 de janeiro, a cerimônia de passagem do cargo de Reitor da Universidade. Na ocasião, o Professor Doutor Cláudio Jorge Pinto Alves passou a função ao Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia. A cerimônia contou com a presença do Ministro da Educação, Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub, do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar e de seu Vice-Diretor, o Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara.

Além das autoridades citadas, compareceram à cerimônia o Ex-Ministro da Infraestrutura e criador da EMBRAER Ozires Silva, o Embaixador do Brasil no Azerbaijão Manuel Adalberto Carlos Montenegro Lopes Cruz, o Ex-Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e atual Diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos Marco Antônio Raupp, os Deputados Federais Guilherme Derrite, Kim Kataguiri e Eduardo Cury, o Ex-Ministro do Superior Tribunal Militar Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Xavier Ferolla e personalidades do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Escolhido pelo Comandante da Aeronáutica dentre uma lista tríplice emitida pelo ITA, o Professor Anderson ressalta que o objetivo de sua gestão será “entregar a Reitoria em 2024 com avanços em áreas capazes de posicionar o País na vanguarda internacional de pesquisa, tais como nanotecnologia, inteligência artificial, informática, biotecnologia, manufatura avançada, sistemas espaciais, gestão da inovação, logística, energia e sustentabilidade”.

 



Nos últimos anos, o Comando da Aeronáutica dedicou-se à modernização e expansão do ITA. Sobre as diversas obras em curso no Campus, o novo reitor afirma que “a ideia é elevar paulatinamente a oferta de vagas no vestibular, de acordo com a infraestrutura disponível. Nesse ínterim, pretendemos dobrar o número de vagas até o fim do processo, saltando das atuais 120 para 240 anuais”.

O Professor Anderson Ribeiro Correia é Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1994 - 1998), Mestre em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo ITA (1998 – 2000) e Doutor em Engenharia de Transportes pela University of Calgary (UCALGARY), no Canadá (2001 – 2004), é professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica desde 2005, tendo ocupado diversas funções no instituto, tais como Reitor, Pró-reitor de Pesquisa e Relacionamento Institucional, Chefe de Departamento, Coordenador de Cursos e Coordenador de Projetos. Despediu-se da Presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para assumir a Reitoria do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) até 2024.

 



Em suas palavras, o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Aguiar destacou que “a escolha do Professor Anderson pelo Comando da Aeronáutica para liderar essa destacada instituição, após um rigoroso processo de seleção conduzido por uma comissão de alto nível, é fator de tranquilidade para a Força Aérea Brasileira, tendo em vista sua já comprovada capacidade de gestão em outras relevantes funções”.

 



O Professor Cláudio Jorge, por sua vez, despediu-se da Reitoria do ITA para retornar às salas de aula. “Durante minha gestão, o ITA formou 127 novos engenheiros, além de especialistas, mestres e doutores em diversas áreas. Observamos o 3º maior contingente de candidatos ao vestibular de nossa história, computando cerca de 12 mil inscritos para 120 vagas. Foram firmados novos acordos de parceria internacional com a França, a Alemanha, a China, o México, os Estados Unidos e Portugal. Sem dúvida, foi uma grande honra ter vivenciado tal experiência. Afasto-me do cargo com a consciência de ter dado o melhor de mim, e feliz por deixar a instituição nas mãos de um profissional reconhecidamente competente e experiente, capaz de levar o ITA a voos ainda mais altos”.

 



Para o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica “representa muito para o País. Somos capazes de nos tornar referência na área tecnológica. Temos a EMBRAER aqui ao lado, muito próximo ao ITA e, incrivelmente, nos tornamos destaque mundial nesse segmento. Nós temos capacidades. Se forem dadas as condições necessárias aos brasileiros, poderemos demonstrar que não somos inferiores a ninguém. E o nosso governo tem o compromisso de manter todos os recursos necessários para a expansão do ITA”.

 

Publicada em 28 de janeiro de 2020

Fonte: DCTA, por Sgt Anderson

Fotos: IFI, por Cv Heglas

Fim do conteúdo da página