Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA promove assunção da função de Graduado-Master da GUARNAE-SJ no Dia da Infantaria
Início do conteúdo da página

 

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, na tarde do dia 11 de dezembro, a cerimônia militar alusiva ao Dia da Infantaria da Aeronáutica. Durante a cerimônia, o Suboficial Especialista em Eletricidade e Instrumentos Antônio Carlos Senhorinha assumiu a função de Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos.

Natural de Guaratinguetá – SP, o militar formou-se na Escola de Especialistas de Aeronáutica em 28 de novembro de 1997, sendo designado na Seção de Elétrica da Divisão de Suprimento e Manutenção da aeronave T-25, na Academia da Força Aérea (AFA). Desenvolvido pela Indústria Aeronáutica Neiva, o aeroplano era utilizado na instrução avançada de Cadetes da Força Aérea Brasileira. No período, o militar realizou, também, o Curso de Familiarização da Aeronave T-27, avião turboélice de treinamento e ataque leve, desenvolvido e fabricado no Brasil pela Embraer.

O militar foi transferido para o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) em 2003, a fim de realizar o Curso Técnico de Instrumentação de Ensaios em Voo. Ao terminar sua formação, foi designado para a Seção de Calibração do instituto e, mais tarde, para a Seção de Informática. Em seu período como membro do IPEV, formou-se no Curso de Tecnologia da Informação com Ênfase em Redes pela Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos (FATEC).

Outros cursos realizados pelo militar ao longo de sua carreira foram: Curso Técnico de Mecânica Industrial pelo Colégio Técnico da Universidade do Estado de São Paulo (COTEC-UNESP); Curso de Familiarização da Aeronave AT-26 Xavante; Curso de Familiarização da Aeronave A-29 Super Tucano; Cursos na área de qualidade no Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e na Rede Metrológica do Estado de São Paulo (REMESP); e cursos na área de metrologia no IFI e no Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA).

Sobre sua assunção como primeiro Graduado-Master da GUARNAE-SJ, o Suboficial Antônio declara: “Sinto-me grato, pois a função é nobre e de grande responsabilidade. Tenho a esperança e o desafio de exercer minha função de forma a deixar como legado um ganho físico, profissional e militar a toda a tropa e, de modo especial, aos graduados dessa guarnição”.

 

A cerimônia

A solenidade do Dia da Infantaria da Aeronáutica iniciou com a apresentação da tropa ao Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, pelo Tenente-Coronel de Infantaria Fabrício Renato Penitente, militar do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ).

Logo em seguida, procedeu-se a assunção da função de Graduado-Master, sendo realizada a leitura do ato de designação e da síntese biográfica do Suboficial Antônio. O militar apresentou-se ao Comandante da GUARNAE-SJ - Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara - por haver assumido a função e, após a imposição do alamar, acompanhou-o até a Tribuna de Honra.

 

 


Após a assunção do Graduado-Master, tiveram início as homenagens relativas ao Dia da Infantaria da Aeronáutica. O Chefe da Divisão de Capacitação do DCTA, Coronel de Infantaria Ivandilson Diniz Soares, mais antigo militar infante da localidade, fez a leitura da Ordem do Dia emitida pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Egito do Amaral. “Nobres Infantes, parabenizo-os pelo elã sempre altivo, sem prescindir do profissionalismo e do espírito combatente, conclamando-os a manter o elevado patamar alcançado ao longo dos 78 anos, hoje, comemorados”, ressaltou.

 

Publicada em 17/12/2019

Fonte e Fotos: DCTA, por Sargento Anderson

Fim do conteúdo da página