Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Banda de Música do DCTA realiza Concerto Sinfônico na Avenida Paulista, em São Paulo
Início do conteúdo da página

 

A Banda de Música do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou um Concerto Sinfônico na Avenida Paulista, em São Paulo-SP, na tarde do dia 27 de outubro de 2019. A apresentação ocorreu no tradicional evento “Domingo na Paulista”, no qual a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e o Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo (SESI-SP) promovem uma série de atividades gratuitas ligadas à cultura, à saúde, ao esporte e ao bem-estar.

A apresentação fez parte de uma série de eventos relativos ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, comemorados no dia 23 de outubro. A data faz alusão ao primeiro voo da aeronave 14 BIS, ocorrida no campo de Bagatelle, na cidade de Paris, em 1906. Na ocasião, o “mais pesado que o ar”, pilotado por Alberto Santos Dumont, decolou utilizando seus próprios meios percorrendo 60 metros em 7 segundos, a uma altura de aproximadamente 2 metros, perante mais de mil espectadores.

Cento e treze anos depois, a Força Aérea Brasileira presta homenagem ao Patrono da Aeronáutica – Santos Dumont – com uma série de atividades pelo País, como na exposição organizada no Museu Nacional da República, em Brasília, e no Concerto Sinfônico organizado na Avenida Paulista, tradicional ponto turístico da cidade de São Paulo.

 



A música escolhida para iniciar o concerto foi Adventure Of a Lifetime, de Thomas Bergersen. Assim, começou uma aventura musical que contou com a participação apaixonada do público presente na Avenida Paulista. Após as boas vindas do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, gravada em vídeo, a banda tocou Top Gun Anthem acompanhada de imagens institucionais da Força Aérea Brasileira.

Na sequência, a famosa ária Nessun Dorma, composta por Giacomo Puccini em 1926, foi interpretada pelo tenor Fernando Rodrigues. “Foi uma experiência memorável e grandiosa. Uma oportunidade de oferecer música de qualidade a um público bem diverso”, relatou o artista sobre sua experiência.

 



Dando prosseguimento à apresentação, a lendária canção dos Beatles Hey Jude foi executada sob a regência do Capitão Músico Esmeraldino da Silva Nascimento e solo de saxofone alto do Segundo Sargento Músico Bruno do Nascimento Fernandes. Nesse momento, além do brilhantismo dos músicos, foi a vez da plateia presente delirar ao cantarolar os versos da música.

 


O número seguinte foi a reunião de dois símbolos do nordeste brasileiro: Dominguinhos e Sivuca. A Banda Sinfônica tocou com maestria as canções Lamento Sertanejo e Feira de Mangaio. Na sequência, Con Te Partirò – sucesso na voz de Andrea Bocelli – foi executada em belíssimo dueto por um casal de cantores, o barítono e Capitão Engenheiro Filipe Rodrigues e a soprano Vanessa Brian.

 



Uma das canções mais famosas da década de 1930 foi a magnífica balada Somewhere Over the Rainbow, escrita por Harold Arlen e Edgar Yipsel Harburg para o filme “O Mágico de Oz”. Em destaque, solo do trompetista Chico Oliveira, um dos mais renomados do cenário nacional. O músico fez parte do “Sexteto do Jô” por quase 20 anos.

 



Ponto alto da apresentação foi o tributo a Whitney Houston - interpretado de forma sensacional pela cantora Maysa Ohashi. “Foram grandes músicas, executadas por grandes músicos, em uma grande cidade. Foi muito emocionante e gratificante para mim. Não sairá da minha memória e nem daqueles que estavam por lá, tenho certeza”, relatou a cantora. “De fato, Maysa emocionou a todos pela belíssima interpretação, perfeita em todos os aspectos”, afirma o Suboficial Músico Nehemias dos Santos Souza, um dos regentes da apresentação.

 



Outro momento mágico da apresentação foi a apresentação da ária Rainha da Noite, da ópera A Flauta Mágica. Famosa por sua dificuldade técnica, que apresenta notas extremamente agudas, requer uma soprano com extensão vocal ampla. A interpretação da obra, de autoria de Wolfgang Amadeus Mozart, coube a soprano Simone Luís. “Foi incrivelmente especial a oportunidade de levar a música para tanta gente. Foi uma grande honra ser convidada. Eu fiquei muito feliz”, relatou a cantora.

Outras obras executadas ao longo do concerto foram as instrumentais King Kong Soundtrack Highlights - de James Newton Howard, Glasgow Kiss – de John Petrucci, A Máquina de Escrever – de Leroy Anderson, Gonna Fly Now – tema do filme Rocky (Balboa), e The Avengers – composição de Alan Silvestri para o filme Os Vingadores.

 



Presente na primeira fila durante toda apresentação estava a Senhora Terezinha Maria de Sousa, natural do Rio Grande do Norte. “Eu achei espetacular. De qualquer maneira, isso é bom para a juventude. O que eu mais gostei foi do Hino Nacional Brasileiro. Em segundo lugar, a apresentação das músicas da Elis Regina”, relatou a espectadora. As canções de Elis Regina foram interpretadas pela Primeiro Sargento Adriana Aires Escobar de Sena e o Hino Nacional foi executado em coro junto ao público presente.

Encerrando o espetáculo, a banda executou dois grandes sucessos do célebre paulista Adoniran Barbosa – Tiro ao Álvaro e Trem das Onze. Assim, cantando em alto e bom som a música de encerramento, despediram-se mutuamente a Banda de Música e o público presente na Avenida Paulista. Para o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, “foi uma honra e uma responsabilidade imensa ter a nossa Banda de Música representando a Força Aérea Brasileira em um evento dessa magnitude, em um local tão privilegiado como a Avenida Paulista”, ressaltou o Oficial General.

 


Publicada em 30/10/2019
Fonte: DCTA, por Sgt Anderson
Fotos: DCTA, por Tenente Larissa / CPORAER-SJ, por Soldado Barboza




    



Fim do conteúdo da página