Página inicial > Notícias > DCTA celebra o Dia do Professor homenageando a Escola Estadual Major Aviador José Mariotto Ferreira

Qual o valor da educação básica em um ambiente de altos estudos em ciência e tecnologia, como é o caso do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)? Os professores da Escola Estadual Major Aviador José Mariotto Ferreira, localizada em seu Campus, estão aptos a responder. A unidade de ensino foi batizada em homenagem ao militar que realizou o primeiro voo da aeronave "Bandeirante", em 1968.

José Mariotto Ferreira nasceu em São Paulo em 3 de dezembro de 1929, ingressando em 1º lugar na Escola de Aeronáutica dos Afonsos aos 20 anos. Formou-se aspirante em 1952, como 3º colocado de sua turma. A partir de 1953, atuou na aviação de caça em Fortaleza - CE e como instrutor de voo na Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro - RJ.

Em 1957, foi designado pelo Ministério da Aeronáutica para realizar o Curso de Piloto de Helicópteros, Busca e Salvamento, na Advanced Flight School, nos Estados Unidos. Retorna ao Brasil em 1958, onde passou a atuar no Serviço de Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira (FAB). Em 1960, serviu no Grupo de Aviação Embarcada em Santa Cruz, no Rio de Janeiro – RJ.

A história de Mariotto em São José dos Campos inicia em 1963, com sua matrícula no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Em 1967, é designado para realizar o curso de piloto de ensaios na - "Ecóle du Personnel Navigant d'Essais" - França, tornando-se o primeiro piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) a alcançar a velocidade de "Mach 2,5" (duas vezes e meia a velocidade do som, aproximadamente 3.066 Km/h).

Ao retornar ao Brasil, deu prosseguimento em seu curso de Engenharia no ITA e, logo depois, foi designado para integrar o Projeto “Bandeirante”. No dia 22 de outubro de 1968, véspera do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, o então Major Aviador José Mariotto Ferreira realiza o primeiro voo panorâmico da aeronave, momento histórico para o DCTA, para a EMBRAER e para o Brasil.

A Escola

A Escola Estadual Major Aviador José Mariotto Ferreira foi instalada no Campus do CTA em 1951 com o nome de 1ª Escola Mista do Centro Técnico Aeroespacial. Inicialmente, funcionou em um barracão na Quadra H 17, atendendo a 22 alunos da 1ª série do Ensino Fundamental. O objetivo era atender a filhos de professores, principalmente estrangeiros, que se instalaram no Campus com a criação do ITA.

Ao longo dos anos, a unidade de ensino presenciou a construção das residências e dos institutos de pesquisa, como o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), o extinto Instituto de Proteção ao Voo (IPV), o então Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica (CPOR-SJ), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER).

No ano do primeiro voo do Bandeirante (1968), a escola contava com 15 classes de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Somente em 1970, quando recebeu autorização para o funcionamento do Ginásio (Ensino Fundamental II), é que a unidade de ensino passou a ter seu nome relacionado ao Major Mariotto, que havia falecido em acidente aéreo próximo à cidade de Jacareí ao realizar um dos últimos ensaios para aprovação da produção em série da aeronave T-23 Uirapuru, em 1968.

Ao longo de sua história, o DCTA e a Escola Estadual Major Aviador José Mariotto Ferreira tem desenvolvido inúmeras parcerias, sempre no intuito de garantir as melhores condições possíveis para os usuários da unidade de ensino, seja na infraestrutura, no apoio ao ensino ou em atividades extracurriculares.

Uma dessas parcerias ocorreu em 2006, quando a comunidade foi surpreendida com a notícia de que a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo pretendia encerrar as atividades da escola pelas más condições de conservação de seus prédios. Após mobilização dos membros da comunidade, a escola foi reformada com recursos privados e através de um convênio firmado entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São José dos Campos.

Durante o período de restauração, parte das turmas foram deslocadas para o Cassino dos Oficiais do Centro Técnico Aeroespacial (COCTA), para o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ), e para a Paróquia Nossa Senhora de Loreto, o que possibilitou que as aulas fossem ministradas sem prejuízo do ano letivo.

Confira os depoimentos da Dirigente Regional de Ensino de São José dos Campos, Senhora Cíntia Melo, e da Diretora da Escola Estadual Major Aviador José Mariotto Ferreira sobre esse histórico de parceria:

Publicada em 15/10/2019

Fonte: DCTA, por Sgt Anderson