Página inicial > Notícias > DCTA assina acordo de Cooperação com a Suécia para a pesquisa da interface homem-máquina relacionada a área de fator humano

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, assinou no dia 7 de outubro de 2019, um ajuste de implementação baseado no acordo de cooperação firmado entre os dois países em matéria de defesa. A assinatura ocorreu durante a reunião do Grupo de Alto Nível (HLG) Brasil – Suécia, realizado em Estocolmo, e ocorreu por delegação de competência estabelecida na Portaria Nº 1.696/GC3, de 25 de setembro de 2019.

Esse ajuste tem como objetivo tornar possível o estabelecimento de um projeto conjunto, cujo escopo é desenvolver tecnologias, metodologias e modelagens relacionadas à interface entre piloto e máquina (aeronaves ou plataforma de pilotagem remota), para sistemas militares no ambiente aéreo futuro.

Pelo lado brasileiro, integram o projeto intitulado “Laboratório de Fatores Humanos e Interface Homem-Máquina (HUFLAB HMI)”, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp) e o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e pelo lado Sueco a SAAB, fornecedora de sistemas e líder de serviços de defesa, incluindo caças multifuncionais e outros sistemas e serviços de segurança, a Universidade de Linköping (LIU) e o Instituto de Pesquisas da Suécia (RISE).

Durante o desenvolvimento desse projeto conjunto, as seguintes áreas serão abordadas:

• Ambiente do piloto para o conceito de caça do futuro;
  • Nível adequado de autonomia para auxiliar o piloto; e
  • Modelagem comportamental do piloto referente a sistemas de alerta para investigar efeitos como sobrecarga de informações.

“Essa importante iniciativa de estreitamento de relações  entre o Brasil e a Suécia, a partir do interesse mútuo de pesquisa na área de fatores humanos, culminou no projeto do Laboratório de Fatores Humanos e Interface Homem-Máquina graças aos esforços de cooperação entre as áreas de defesa dos dois países. Por causa desses esforços, estamos confiantes de que continuaremos desenvolvendo, com esse amistoso país, mais frutíferas e importantes parcerias, por meio dos novos projetos propostos e aprovados pelo Grupo de Alto Nível", ressaltou o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Aguiar.

Publicada em 10/10/2019

Fonte e Fotos: DCTA, por Capitão Vladimir