Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA promove encontro com oficiais da reserva de São José dos Campos
Início do conteúdo da página

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial promoveu, em 2 de outubro de 2019, um encontro com oficiais da reserva residentes na região do Vale do Paraíba. O objetivo do evento foi participar aos antigos militares do Campus as principais atividades desempenhadas pelo DCTA na atualidade.

 

O encontro teve início no Centro de Competência em Manufatura (CCM), laboratório do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) especializado em todas as etapas do ciclo de vida de um produto, realizando pesquisas voltadas para o desenvolvimento industrial e fomentando a inovação na área de manufatura.

 

 

No CCM, os convidados assistiram a uma apresentação institucional procedida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, que enfatizou a importância do trabalho desempenhado por todos os militares que o precederam para que o DCTA fosse reconhecido como instituição de vanguarda na área de ciência e tecnologia aeroespacial.

 

Ao falar sobre as atividades em curso nos diversos institutos do Campus, ressaltou o processo de aquisição, desenvolvimento, certificação e produção dos caças GRIPEN E/F, adquiridos da empresa sueca SAAB. Nesse sentido, lembrou da recente apresentação do primeiro exemplar da aeronave em Linköping (Suécia), em 10 de setembro de 2019.

 

Outro tema abordado foi o da aeronave multimissão KC-390, maior aeronave já desenvolvida pela EMBRAER. O Diretor-Geral ressaltou as recentes campanhas de ensaio executadas com a participação de militares do DCTA, além da entrega do primeiro avião à Ala 2 (Anápolis – GO), em 4 de setembro.

 


O Diretor-Geral do DCTA falou ainda sobre o projeto do míssil A-Darter, que encerrou seu ciclo de desenvolvimento recentemente, e do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), que tem por objetivo fornecer ao País serviços de observação terrestre, telecomunicações, mapeamento de informações, posicionamento, monitoramento do espaço e um centro de operação de sistemas espaciais.

 

Após a apresentação, os militares dirigiram-se ao refeitório, onde puderam ter contato com os atuais comandantes das organizações militares sediadas no Campus. Em seu discurso durante a apresentação, o Tenente-Brigadeiro Aguiar agradeceu a presença de todos e sua valiosa contribuição para o DCTA ao longo de sua história. “Sinto-me honrado em recebê-los no Campus, levar ao conhecimento dos senhores nossas atividades do momento e revê-los, como irmãos de farda que somos”, ressaltou o Diretor-Geral.

 

O mais antigo convidado presente foi o Major-Brigadeiro do Ar Antônio Hugo Pereira Chaves, falou sobre a iniciativa do DCTA de realizar o evento. “Agradeço ao DCTA, em particular ao Tenente-Brigadeiro Aguiar, pela gentileza de nos receber aqui e nos informar a respeito do que está acontecendo na Força Aérea Brasileira”, ressaltou o Oficial General.

 

 

Publicada em 04/10/2019

Fonte: DCTA, por Sgt Anderson

Fotos: GAP-SJ, por Sgt Herison

Fim do conteúdo da página