Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA promove simulação com cães na Escola Mariotto
Início do conteúdo da página

Na última quinta-feira (12/09), militares da Seção de Combate de Cães de Guerra (SCG) do Grupamento de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ) realizaram duas apresentações (Manhã e Tarde) para alunos da Escola Estadual Major Aviador José Mariotto Ferreira.

 


Os militares fizeram apresentações com o cão ION, especializado em detecção de entorpecentes e guarda e proteção, e a cadela IEDA, especializada em detecção de entorpecentes e armas, ambos demonstrando suas habilidades e funções operacionais.

A atividade teve como objetivo mostrar aos alunos o funcionamento do Canil do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e as capacidades operativas dos cães.

 



Além de demonstrações de obediência, foram realizadas várias simulações de faro de entorpecentes na busca pessoal e em mochilas. Também foi realizado o emprego de cães de proteção em uma simulação de abordagem. Ao final, os alunos tiveram a oportunidade de acariciar os cães e conhecer de perto sua rotina de treinamento.

 



“A Seção de Cães de Guerra aproveitou a oportunidade para realização do trabalho de socialização e ambientação com os novos integrantes: 4 filhotes da raça Belga Malinos, de 7 meses de idade, de nome: LANA, LUNA, LESTER e LOTUS. Essa atividade é fundamental para construção de um cão estável e equilibrado, funcionando como diferencial no emprego operacional. Eles são verdadeiros soldados, companheiros, corajosos e não temem o perigo”, afirmou o encarregado da SCG, Sargento Silva.

 



“Vale informar que olfato do cão é muito melhor que o do ser humano, por conta do tamanho da membrana nasal e da quantidade de receptores olfativos. Um cão possui em média 220 milhões de receptores, enquanto que os seres humanos possuem apenas 5 milhões. Devido a esses fatores peculiares, os cães são utilizados na busca de entorpecentes, explosivos, pessoas e etc”, explicou a chefe da SCG, Tenente Cláudia Borges.

 

Publicada em 17/09/2019

Fonte: Por GSD-SJ

Fim do conteúdo da página