Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA participa das comemorações do Dia da Independência
Início do conteúdo da página

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) celebrou o dia da Independência do Brasil neste sábado (07), em São José dos Campos (SP), com um desfile cívico-militar promovido pela Prefeitura da cidade.

A comemoração teve início com o hasteamento do Pavilhão Nacional pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, e das Bandeiras do Mercosul, do Estado de São Paulo e do Município de São José dos Campos. Estiveram presentes o Deputado Federal Eduardo Cury e o Prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth.


A tropa da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) foi composta por aproximadamente 550 militares, comandados pelo Coronel Engenheiro Osvaldo Moraes Braga Filho.

Além da banda de Música do DCTA, que abriu o desfile, a tropa foi composta pelo grupamento do Estado Maior, Guarda-Bandeira e Bandeiras Históricas, Estandartes das Organizações Militares subordinadas ao DCTA, Tropa Armada, Pelotão de cães de guerra, além dos alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do grupamento feminino do DCTA, evidenciando a crescente presença das mulheres nas fileiras da Força Aérea Brasileira (FAB).

 
Este ano, o encerramento do desfile ficou por conta dos alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP), o qual promove o desenvolvimento e a integração social de crianças e adolescentes, por meio de atividades esportivas, cívicas e educativas. O Programa é desenvolvido pelo Ministério da Defesa (MD) e conta com o apoio das Forças Armadas e parceria com os Ministérios da Cidadania e da Educação.
 

Publicada em 9 de setembro de 2019.

Texto: DCTA, por Tenente Larissa Santos

Fotos: Sargento Frutuoso

Fim do conteúdo da página