Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA recebe visita do Ministro da Defesa
Início do conteúdo da página

O Senhor Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, visitou o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) no dia 16 de agosto. A comitiva desembarcou na Sala de Autoridades do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo por volta de 9h30. O Ministro, acompanhado do Senhor Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, foi recebido pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, com as honras militares de estilo.

 

Em seguida, o Senhor Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, apresentou o briefing institucional do Departamento no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), demonstrando o envolvimento do DCTA nos principais projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira, como na aquisição dos caças Gripen e do KC-390. Além disso, as autoridades puderam ter contato com os principais feitos do Campus ao longo de sua história, como o primeiro carro movido a etanol e o Bandeirante, disponíveis para visitação no memorial.

 

Logo após, os participantes deslocaram-se para o Hangar X-20, onde havia uma exposição do Motor S-50, que é utilizado no Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), uma maquete do 14-X, projeto do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) de aeronave hipersônica, e uma aeronave A-29 instrumentada pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV). Nesse ínterim, o Ministro explicitou o desejo da pasta em promover o desenvolvimento científico e tecnológico na área de defesa e aeroespacial, sendo o DCTA organização de vanguarda para a consecução desses objetivos.

 

 

Dando sequência à visita, o Ministro da Defesa conheceu o Centro de Competência em Manufatura (CCM), laboratório do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) especializado em todas as etapas do ciclo de vida de um produto, realizando pesquisas voltadas para o desenvolvimento da indústria, fomentando a inovação na área de manufatura.

 

Por fim, a comitiva deslocou-se até o showroom das obras da quadra H-8, realizadas pela Comissão de Obras do DCTA (CO-DCTA), para ampliação das capacidades do ITA em alojar novos alunos. Em sua despedida no refeitório, o Ministro da Defesa ressaltou que ficou impressionado com a capacidade técnica do Departamento e entusiasmado com o fato do ITA disponibilizar à sociedade civil uma grande quantidade de engenheiros bem capacitados.

 

Fonte: DCTA, por Sgt Anderson

Fotos: ACS DCTA

 

Fim do conteúdo da página